Artigos do autor

  • Ética para Professores de Yoga

    Enquanto um estilo de vida integrado, o Yoga inclui padrões morais (tradicionalmente chamados "virtudes") que qualquer ser humano razoável acharia, em princípio, aceitáveis.


    Georg Feuerstein


  • O Yoga Integral de Sri Aurobindo, uma síntese moderna

    Todas as escolas de Yoga descritas no início do capítulo 2 de A Tradição do Yoga (Rája, Hatha, Jñána, Bhakti, Karma, Mantra e Laya Yoga) são criações da Índia pré-moderna. Com o Yoga Integral, de Sri Aurobindo, entramos na modernidade.


    Georg Feuerstein


  • TANTRA: SEXUALIDADE E ESPIRITUALIDADE

    Segundo a filosofia hindu, o homem avançou de uma Era Dourada para períodos de progressivo declínio espiritual. Os ensinamentos tântricos seriam uma espécie de Evangelho para os que vivem na atual Era das Trevas e buscam a Iluminação


    Georg Feuerstein


  • O Yoga e a religião hindu

    O Yoga não é uma religião no sentido convencional, mas uma espiritualidade, um esoterismo e um misticismo. Não obstante, quando examinamos com atenção o Hinduísmo, o Budismo, o Jainismo e o Sikhismo, vemos que o Yoga, via de regra, não se vincula apenas às cosmologias, mas também às crenças e práticas religiosas dessas tradições.


    Georg Feuerstein


  • Os ásanas do Hatha Yoga

    A Gheranda Samhitá afirma que existem tantos ásanas quantas são as espécies de animais. Segundo Gheranda, Shiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins. Já segundo o Hatha Yoga Pradípiká, Shiva ensinou somente 84 posturas. Dessas, as seguintes 32 são descritas na Gheranda Samhitá.


    Georg Feuerstein


  • Bhuta Shuddhi, a purificação dos elementos

    O processo de ascensão da kundalini é compreendido como uma purificação progressiva dos elementos (bhuta) que compõem o corpo ? a terra, a água, o fogo, o ar e o éter. Essa purificação é chamada de bhuta shuddhi


    Georg Feuerstein


  • Patañjali, filósofo e yogi

    O Yoga de Pátañjali representa o clímax de um longo desenvolvimento da tecnologia yogi. De todas as escolas que existiram nos primeiros séculos da Era Cristã, a escola de Pátañjali foi a que acabou sendo reconhecida como o sistema oficial (darshana) da tradição yogi.


    Georg Feuerstein


  • ANDANDO NO FIO DA NAVALHA: O CAMINHO DO HATHA YOGA

    O objetivo último do Hatha Yoga é a realização de Deus, a iluminação, aqui e agora, num corpo divinizado ou imortal. Muitas vezes essa realidade é expressa com o símbolo do estado de equilíbrio ou harmonia (samarasa) no corpo, no qual a energia vital, costumeiramente difusa, estabiliza-se por fim no canal central.


    Georg Feuerstein


  • A ILUMINAÇÃO DO CORPO: AS ORIGENS DO HATHA YOGA

    Foram os adeptos do Tantrismo que apresentaram pela primeira vez essa visão dinâmica do universo, e foram eles também que inauguraram uma nova atitude em relação ao corpo humano e à existência corpórea em geral.


    Georg Feuerstein


image description