Culpas e mágoas, bye-bye!

satsanga com Swami Dayananda Saraswati - 14 de Agosto de 2013 - 9 Comentários

Omissão é algo que deixou de ser feito. Comissão é algo que foi feito.  Omissões e comissões acontecem ao representarmos papéis na vida.

Omissões e comissões próprias são referentes ao papel do kartaḥ, o fazedor. Omissões e comissões alheias são referentes ao papel do bhoktaḥ, o desfrutador.

A) Omissões e comissões minhas me fazem sentir culpado:

1) Omissão: "por que não fiz isto?"
2) Comissão: "por que fiz isto?"

B) Omissões e comissões dos demais me ferem, me magoam.

3) Omissão: "por que ele não fez isto?"
4) Comissão: "por que ele fez isto?"

A culpa sempre acompanha àquele que se identifica como kartaḥ, agente das ações.

A mágoa sempre acompanha àquele que se identifica como bhoktaḥ, o desfrutador dos resultados das ações.

Você não é nem o kartaḥ nem o bhoktaḥ, nem o agente das ações nem o desfrutador dos seus resultados. Você é a testemunha invariável que observa as ações e seus resultados.

Compreender isso é mokṣa. Assim, você se liberta das culpas e mágoas e vive uma vida dhármica e feliz.

Respostas:

Gabrielle

Postado em: 20 de Setembro de 2013 às 11h10

Filipe O que você disse para a Cristiane é algo muito bonito e a é a verdade, estou passando por um momento na minha vida em que essas palavras me ajudaram muito! Obrigada

Responder esse comentário

Cristiane

Postado em: 14 de Agosto de 2013 às 20h35

Se alguém encontrou a paz de espirito me ensinem...

Responder esse comentário

filipe

Postado em: 16 de Agosto de 2013 às 09h27

Cristiane

A paz de espirito inicialmente provem da confianca em deus e de que tudo acontece para o nosso bem. Exercite sua fe, ela que deve te dar forcas para seguir em frente. Se voce acredita que foi feita imagem e semelhanca de deus e que possui a centelha divina dentrode seu ser, acaba de dar o primeiro e grande passo para conquistar a paz de espirito.

Cultivar o habito da meditacao e do relaxamento, ainda que no nivel iniciante vai te trazer grandes beneficios, acalmando o corpo e a respiracao acalamamos a mente. Exercitar o nao envolvimento com nossos pensamentos tambem nos traz grande quietude mental e com o passar do tempo a quantidade de pensamentos diminui.

Lembre-se que voce tem deus dentro de voce e que so nao o encontra por ignorancia e por percepcoes erradas, que com a oracao e a meditacao se dissolvem totalmente nos deixando em contato com o divino que temos dentro de nos. Saiba que todos nos encontamos nessa busca, estamos todos no mesmo barco. Que a paz de deus esteja com voce!!!

Responder esse comentário

Adriane Kassis

Postado em: 11 de Abril de 2011 às 16h21

Lembrabdo que temos princípios a serem respeitados, ai, eu acredito na fórmula completa. Já me deparei com várias pessoas que se revestem do "sou livre" e por isto se dão o direito de agir e reagir passando por cima de princípios básicos e mesmo assim acreditando piamente que estão no caminho certo. Estão???? pode ser que sim, pode ser que não.... em observação...... Adriane. Namaste!

Responder esse comentário

SIMONE

Postado em: 10 de Abril de 2011 às 21h04

OLÁ... REALMENTE ISSO... ONTEM PELA PRIMEIRA VEZ PARTICIPEI DE UM MOMENTO DE MEDITAÇÃO A CONVITE DE MINHA CUNHADA NA CASA DO PROFESSOR DE YOGA DELA... ADOREI... O PENSAMENTO É ESTE MESMO... LIVRE-SE DAS CULPAS... A GENTE PASSA A VIDA TODA BUSCANDO ALGO QUE NÃO SABE O QUE É E QQ COISA QUE POR UM MOMENTO NO FAZ BEM A GENTE JOGA A RESPONSABILIDADE DE SER O QUE BUSCAMOS E FAZER COM QUE SEJAMOS FELIZES... PQ? DEPOIS A PESSOA OU A "COISA" COLOCADA COMO RESPONSÁVEL PELA SUA FELICIDADE NÃO DÁ CONTA E NEM DEVE DAR POIS É O QUE É E NÃO O QUE A GENTE OU VC IDEALIZA E BUM... O MUNDO ACABOU... E PIOR... ACABA PARA AMBOS E O COITADO "COLOCADO COMO RESPONSÁVEL" TB VÊ SEU MUNDO DESMORONADO... ENFIM, NÃO SEI... SEMPRE ME ACHEI DIFERENTE NESTE MUNDO... HOJE DESCOBRI QUE TENHO CÂNCER DE MAMA HÁ 2 MESES QUASE 3... TENHO ESTADO FORTE E ULTIMAMENTE ME BATEU UM MAL ESTAR... PQ? CLARO QUE NÃO CULPEI DEUS E NEM QUESTIONEI... SEI QUE ELE TEM ALGO MELHOR PRA MIM... MAS O QUE TENHO FEITO DA MINHA VIDA ATÉ HOJE? O QUE FIZ? O QUE PRETENDO FAZER? SÃO QUESTÕES SEM RESPOSTAS... SÓ QUERIA VIVER... VIVER E VIVER... EM PAZ AJUDANDO... TRANSFORMANDO O MUNDO E DEIXANDO O AMOR ME ENVOLVER... A COBRANÇA DIÁRIA ADOECE... TENHO UM MARIDO MARAVILHOSO MAS QUE ME SUFOCA COM O PESO DA RESPONSABILIDADE DE UM SER QUE NÃO SOU... NÃO CONSIGO SER... TVZ NUNCA TENHA SIDO OU TENHA SIDO ALGO PARECIDO... QUEM ERROU?? NINGUÉM... QUEM VAI MUDAR O RUMO ? É NECESSÁRIO MUDAR POIS SEI QUE O AMOR EXISTE... MAS O RESPEITO AO OUTRO NÃO MAIS... ISSO QUE ME ADOECEU? ME ADOECE OU VAI ADOECÊ-LO?? TANTAS QUESTÕES... LUTAS INTERNAS QUE NOS SUFOCAM A ALMA... TODOS NÓS MERECEMOS SER FELIZES... PRÓXIMOS, DISTANTES COMO SABER?? VIDA VIDA LOKA... QUERIA ENTENDER MINHA VIDA E ASSIM PODER ME CURAR DA FERIDA MAIS TRISTE AQUELA INTERNA ... QUE SANGRA A CADA DIA... E NINGUÉM VÊ POIS É SILENCIOSA E CONSOME SOMENTE A ALMA... DEUS É CAPAZ DE CURAR E CREIO NISSO... BUSCO DIARIAMENTE UMA CONVERSA ÍNTIMA COM DEUS... SOMENTE EU E ELE PEDINDO LUZ, MAIS AMOR PELO MEU MARIDO, PELOS MEUS FILHOS, ENTENDIMENTO SOBRE TODAS AS COISAS DESTA VIDA... PRECISO OUVÍ-LO EXERCITANDO MEU SILÊNCIA MUITAS VEZES NÃO COMPREENDIDO... MUITO O QUE FALAR SEM SABER COMO EXPRESSAR... LOUKURAS... APENAS LOUKURAS QUE NOS LEVAM A DIVERSOS LUGARES E CAMINHOS...

Responder esse comentário

Fauhber

Postado em: 16 de Maio de 2011 às 18h47

Olá Simone,

Namorei uma garota chamada Simone, li seu comentário hoje (16 de maio) e achei super corajoso e cheio de vida.

Também sinto a mesma coisa pela minha esposa, não acho q vc seja diferente, apenas muito sensível.

Observe o q tem lá no fundo de sua alma, encare de frente, vc foi criada por Deus e ele é o amor encarnado e vc é amor tb, a gente busca algo q acha q vai chegar, ou alguém, mas nunca haverá esse preenchimento, essa completude, ficamos pensando nos erros?

Do passado nos medos do futuro, besteira e perda de tempo.Só o amor é verdadeiro e completo.

Ame-se, cuide de vc e fique cada vez mais perto da alegria, da coragem e da leveza, é isso seja leve, seja vc, do jeito q vc é.

Como diz a Lady Gaga "BORN THIS WAY". Um abraço. Como no jiu-jitsu às vezes estamos por baixo e às vezes por cima. Vire o jogo.

Responder esse comentário

henrique

Postado em: 10 de Abril de 2011 às 09h00

Sou resultado de minha ações,embora sejam positivas ou negativas!

Responder esse comentário

João

Postado em: 08 de Abril de 2011 às 14h05

Haha Muito obrigado!!

Responder esse comentário

amanda

Postado em: 08 de Abril de 2011 às 10h40

Muito lúcido! Obrigada!

Responder esse comentário

Li e concordo com os termos de uso

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

  • 13 a 18 de Junho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Módulo III :: Mandukyopanisat

    Māṇḍukyopaniṣat é um texto fundamental da tradição do Yoga que resume de maneira brilhante todos os grandes temas que cercam seu propósito final: mokṣa, a liberdade. O encontro consta de práticas intensivas de āsana, prāṇāyāma e meditação, alternadas com momentos de estudo, satsaṅga e kīrtan.

[veja todos]