A verdade sobre a puja

Pedro Kupfer - 25 de Novembro de 2001 - Nenhum comentário

Você sabe o que significa é pūjā? Alguns praticantes acreditam que pūjā seja uma espécie de transferência de energia, uma saudação esquisita onde quem 'dá' o pújá perde alguma coisa, e quem o 'recebe', ganha energia e longevidade, força e mais alguma coisa nebulosa, arrancada à força do doador.

A palavra sânscrita pūjā significa literalmente adoração. Na Índia, a palavra pūjā é usada para descrever as diferentes formas de adoração aos deuses, seja no templo, seja em casa.

Uma pūjā é um ato de reverência do devoto em relação a uma determinada representação de Deus, indicado pela presença de um símbolo (uma escultura, uma imagem, uma fogueira sagrada, etc.).

Entre os procedimentos do pújá estão a invocação inicial ao Ishta devattā, a deidade eleita, chamada áváhana, o convite para sentar, a lavagem dos pés e atos de adoração mediante o oferecimento de flores, incenso, luz e alimento.

pūjā é precedida pelo sankalpa, a resolução interior de levá-lo a cabo. Na continuação se faz o múla mantra, o mantra invocatório, e se dá o nome da deidade à qual o ritual é dirigido. Depois se oferecem os elementos rituais e se fazem os mantras propiciatórios. O ritual conclui com o visarjana, o convite para que a deidade se recolha.

Conforme o tipo de pūjā, se usam tradicionalmente grupos de vinte e um, dezesseis, dez ou cinco elementos rituais, chamados upachára. Dentre eles, os cinco elementos que constituem a matéria (pañchatattva), aparecem simbolizados por oferendas de flores (pushpa), incenso (dhúpa), luz (dípa), alimentos (naivedya) e sândalo (chandana), significando éter, ar, fogo, água e terra respectivamente.

Esses procedimentos formais prescritos para o pújá buscam venerar uma das representações de Deus, na forma de um hóspede que se recebe dentro de casa. Estes atos são feitos em estado de meditação e vão acompanhados pela recitação de certos mantras e textos escriturais que variam conforme a tradição do pūjāri (aquele que faz pūjā).

O ritual do pújá conclui com a distribuição de prasáda, alimento que foi oferecido à deidade. A aceitação do prasáda é um ato de reconhecimento da deidade como a fonte de toda a felicidade, a realização espiritual, a paz e a prosperidade de que desfrutamos.

Outros sinônimos de pūjā são vandanā, saparyyā, namasya, arhanā e bhajan. A pūjā do Bhakti Yoga se faz diariamente, dirigido à deidade de culto pessoal, Ishta devattá: Vishnu se a pessoa for vaishnava, Shiva ou Ganesha se for shaiva, Deví no caso de um shakta, etc. É um tipo de prática chamada kāmya, que se faz para realizar algum objetivo.

Li e concordo com os termos de uso

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 07 a 22 de Fevereiro de 2015

    Staff yoga.pro.br

    Sul da Índia: Yoga e Cultura com Pedro Kupfer e Ângela Sundari

    Com uma fascinante história de mais de 3000 anos, o sul da Índia sempre foi uma encruzilhada dos caminhos que conectam Oriente e Ocidente. Visitaremos os estados de Tamil Nadu e Kerala, que estão entre os lugares mais cativantes da Índia, tanto em termos culturais como na exuberância da natureza.

  • 02 a 29 de Agosto de 2014

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga em Portugal, Módulo II

    É com imenso prazer que anunciamos a próxima edição da Formação em Yoga em Portugal, curso livre ministrado por Pedro Kupfer, no próximo mês de agosto de 2014. O curso acontecerá na Ericeira, no novo Espaço Yogabindu.

[veja todos]