Kapálabháti

Pedro Kupfer - 31 de Julho de 2000 - Nenhum comentário

O nome desse respiratório significa crânio brilhante, imagem que define claramente a sensação que se tem ao fazê-lo. No kapálabháti enviamos uma carga extra de oxigênio ao cérebro, que se dilata imperceptivelmente. Daí a sensação de brilho. Esse exercício é em verdade um kriyá, atividade de purificação das mucosas, pelo fato de que ele proporciona uma limpeza total das vias respiratórias.

Elimine todo o ar dos pulmões. Inspire lenta e profundamente e, sem reter o ar, expire vigorosamente pelas narinas, fazendo bastante ruído e contraindo com força o abdômen. Volte a inspirar de forma completa, com suavidade, e solte o ar outra vez com vigor, porém sem contrair a musculatura facial nem movimentar os ombros. Faça isso pelo menos dez vezes.

O intervalo entre duas expirações é muito maior que no bhastriká, a respiração do sopro rápido. A posição na qual você senta deve ser perfeitamente firme, para evitar oscilações devidas à força da exalação. É aconselhável utilizar um lenço debaixo das narinas, pelo menos durante os primeiros ciclos, para reter nele o excesso de mucosidade que será eliminado durante o exercício.

Efeitos: o kapálabháti limpa instantaneamente as vias respiratórias. Fortalece o sistema nervoso e tonifica o organismo, regulando o seu metabolismo. Proporciona excelente oxigenação cerebral, limpando e purificando os pulmões e revigorando os órgãos internos e a musculatura abdominal. Produz um certo estado de euforia, aumenta a confiança em si próprio e a capacidade de controlar a mente. Desperta a faculdade da percepção sutil.

Extraído do livro Guia de Meditação.

Li e concordo com os termos de uso

SEÇÃO DO MÊS

  • Pranayama
    Pratique respiratórios do Yoga para expandir a vitalidade e melhorar a relação com a sua mente!

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 02 a 29 de Julho de 2012

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga

    Temos o prazer de anunciar para os próximos meses de julho e setembro, os Módulos II e I da Formação em Yoga, que acontecerá na praia de Mariscal, no belo litoral de Santa Catarina.

  • 23 de Novembro a 23 de Novembro de 2012

    Staff yoga.pro.br

    Agenda de Cursos de Pedro Kupfer

    Fique por dentro da agenda de cursos e eventos com o Pedro. Programe-se e participe!

[veja todos]