Como fazer o mula bandha

Pedro Kupfer - 22 de Junho de 2006 - 11 Comentários

Às vezes, ouvimos dizer que mūla bandha é a contração dos esfíncteres do ânus e da uretra. Porém, a bem da verdade, este bandha vai além de contrair esses músculos. O nome significa 'fecho da raiz'.

Mūla bandha é a técnica de elevação e ativação do assoalho pélvico. Contrai-se primeiramente a musculatura dos esfíncteres do ânus e da uretra. Depois, eleva-se verticalmente o assoalho pélvico, em direção ao plexo solar. Esta contração pode ser acompanhada pelo recolhimento dos músculos do baixo-ventre, uḍḍiyana bandha. Estimula-se assim o sistema nervoso central e o mūladhāra chakra, chakra básico.

Esta técnica é sumamente importante para manter-se a concentração e o foco na prática. Ensina a Haṭha Yoga Pradīpikā: 'Praticando-se mūla bandha, atinge-se a perfeição total. Não há dúvida sobre isto.'

 

Toda a área do períneo é ativada e
ligeiramente elevada com o mūla bandha

 

 

 

A aśvinī mudrā

Existe uma variação desta técnica, chamada aśvinī mudrā, que consiste em fazer sucessivas contrações da musculatura anal e uretral. Este exercício de contração rítmica fortalece a musculatura da base do tronco e é mais fácil que o mūla bandha, pelo que recomendamos o seu uso para aqueles que não tiverem ainda dominado esse exercício. Avśinī significa 'égua' em sânscrito. Como bons observadores da natureza, os yogis viram que o movimento deste bandha reproduzia aquele que as éguas fazem ao acabar de urinar. O nome provém dessa constatação.

Efeitos do mūla bandha

O mūla bandha aumenta a potência sexual e a irrigação sangüínea na região pélvica, ajuda efetivamente no controle do orgasmo, evita a dispersão da energia sexual, mantém o equilíbrio hormonal e estimula o metabolismo dos órgãos internos. O curso natural descendente do apāna vāyu é invertido, forçando-o a elevar-se em direção ao prāṇa vāyu, na região do tórax.

 

 

 

Respostas:

Lina Afonso

Postado em: 20 de Abril de 2016 às 11h55

Olá Pedro, o Mula Bandha também ajuda a fortalecer os músculos da bexiga? E a combater/diminuir as perdas involuntárias de urina?

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JUNIOR

Postado em: 16 de Fevereiro de 2016 às 17h16

perfeito o texto !

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Marli Dias

Postado em: 22 de Fevereiro de 2014 às 07h42

Obrigada professor pela excelente explicação, não só neste texto, mas em muitos outros. Geralmente, quando devo me aprofundar em alguma técnica por ter algumas dúvidas, recorro às suas explicações. Grata Namaste

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Sãmayha

Postado em: 15 de Janeiro de 2014 às 01h18

E Hari.Om. Como é bom saber que existe pessoas com dharma tão belo de compartilhar esses Conhecimentos e informações para os yoguinis.!.Obrigada yoga é infinito! Dou aulas também e me sinto criança nessa expansão! Gratidão e muita luz ! Namas ~

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Alexandre

Postado em: 17 de Setembro de 2013 às 17h33

Muito legal! Pratico esta BANDHA e as outras duas. No caso da MULA BANDHA os benefícios foram palpáveis no que se refere a potência sexual.

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vanessa

Postado em: 20 de Agosto de 2013 às 18h52

achei muito interresante

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Ivana

Postado em: 09 de Novembro de 2010 às 10h08

Olá, gostaria de saber como faço para aprender a técnica. Existe alguma coisa na Internet q ensine os exercícios? Muito obrigado, aguardo retorno

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Glauce Pereira Soares

Postado em: 11 de Junho de 2009 às 17h17

Achei super pertinente os artigos sobre lesões em aulas de yoga, principalmente porque fui eu mesma vitima de uma devida à minha precipitação, falta de conhecimento interior e de humildade. Reconheço que há um longo caminho para mim, e olhe que isso aconteceu depois de quase três anos de prática, mas não penso em desistir, gostaria de mais artigos sobre sugestões de práticas posturais com mais equilibrio e discernimento, principalmente agora que muitos praticantes estão vindo para o yoga devida à alta exposição na mídia, sem atentar para a grandeza que é a prática, é muito importante conscientizar pessoas como eu.

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