Autor: Pedro Kupfer

Yoga é desprendimento

Pedro Kupfer - 10 de Janeiro de 2015

A habilidade de interromper a identificação com os pensamentos é necessária para o samādhi, a profunda meditação. O samādhi, por sua vez, não é um fim em si mesmo mas uma preparação prévia, chamada purificação psíquica, para a libertação. 


[leia o artigo :: 5 comentários]

Yoga agora!

Pedro Kupfer - 04 de Janeiro de 2015

A palavra que abre o Yogasūtra, atha, significa “agora”. Pode parecer estranho começar um texto deste porte por um advérbio tão lacônico, mas o que se percebe claramente aqui é que o Yogasūtra não é um livro para iniciantes. Alguma coisa foi ensinada previamente, e “agora”, começa o ensinamento do Yoga.

 


[leia o artigo :: nenhum comentário]

Yoga é voltar para casa

Pedro Kupfer - 19 de Dezembro de 2014

O sábio Patañjali nos ensina que o natural (svarūpa) do ser humano é o próprio Yoga. A palavra svarūpa, que significa “sua própria forma”, define o reconhecimento de si mesmo como alguém livre de limitações. Lembremos que Yoga não é um estado de consciência mas uma atitude.


[leia o artigo :: 2 comentários]

Desiderata

Pedro Kupfer - 15 de Dezembro de 2014

Que sejamos paz. Que vivamos felizes. Que fiquemos sábios. Que tenhamos saúde. Que não nos falte arte. Que não nos falte música. Que descubramos os mistérios da vida. Que a bondade dos santos nos livre da injustiça.


[leia o artigo :: 9 comentários]

Comer, rezar, amar, errar

Pedro Kupfer - 03 de Dezembro de 2014

A autora até que tenta dizer algo que faça sentido mas é evidente a sua falta de familiaridade com o tema, e acaba fazendo um pastiche de elementos contraditórios. Pelas suas palavras, temos a impressão de que o turīya é algo a ser alcançado, mas extremamente distante das experiências que temos e vivemos ao longo do nosso cotidiano, e que não é algo que possamos experienciar nesta vida de maneira fácil.


[leia o artigo :: 2 comentários]

Kapalabhati: a limpeza das vias respiratórias

Pedro Kupfer - 01 de Dezembro de 2014

O nome desse exercício significa crânio brilhante. No kapālabhāti enviamos uma carga extra de oxigênio ao cérebro, que se dilata imperceptivelmente. Daí deriva uma sensação de "brilho". Esse processo é um ṣaṭkarma, uma purificação, pois proporciona uma limpeza total das vias respiratórias.


[leia o artigo :: 6 comentários]

A Aculturação do Yoga

Pedro Kupfer - 16 de Novembro de 2014

Nos tempos de globalização que correm, temos o privilégio de poder conhecer culturas e modos de viver diferentes do nosso, que nos enriquecem, motivam e ensinam. E a visão e o estilo de vida do Yoga são muito inspiradores e transformadores para qualquer cidadão da aldeia global. Porém...


[leia o artigo :: 1 comentário]

O Yoga e a Morte

Pedro Kupfer - 30 de Outubro de 2014

A morte inspira medo. Em nosso cotidiano, via de regra, procuramos varrer convenientemente esse tema para baixo do tapete, ocupados como estamos na busca do conforto, a prosperidade e a satisfação. Porém, em alguns momentos, ele surge intempestivamente, nos invade e passa como um rolo compressor por cima da nossa frágil estabilidade emocional.É dito que se não estivermos prontos para viver, tampouco estaremos preparados para morrer.


[leia o artigo :: 6 comentários]

< 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 10 a 28 de Fevereiro de 2018

    Ângela Sundari e Pedro Kupfer

    Yoga e Vedanta na Índia

    Esta viagem foge ao propósito da maioria das que se fazem à Índia, terra do Yoga. Não está centrada em visitar lugares históricos ou turísticos, nem em fazer compras, mas no próprio processo de crescimento pessoal do viajante. O foco está no Yoga e na descoberta de si mesmo. Essa é a razão pela qual temos apenas dois destinos: Tiruvannamalai e Rishikesh.

     

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

[veja todos]