Eventos

13 a 18 de Junho de 2017

Formação em Yoga :: Módulo III :: Mandukyopanisat

 

O tema deste ano no já tradicional Módulo III da nossa Formação em Yoga é a Māṇḍukyopaniṣat. Este texto é um dos dez pilares da Tradição Védica. Ele sintetiza, de maneira brilhante, todos os grandes temas que cercam o propósito final de todas as formas de Yoga: mokṣa, a liberdade.

Também é uma das obras mais lindas e transformadoras, pois apresenta o Grande Ensinamento Ayamātmā Brahma Mahāvākya Vicāra, a Inquirição Sobre o 
Mahāvākya “Ātma é Brahman”
, Este Indivíduo é o Ilimitado.

Neste curso de seis dias iremos estudar integralmente esse texto, fundamental dentro da tradição do autoconhecimento, pontuando os momentos de estudo e reflexão com práticas, satsaṅga e kīrtan.

A visão, as reflexões e as dicas práticas do Māṇḍukyopaniṣat são inestimáveis para todos aqueles que buscarem o aprimoramento das atitudes no cotidiano. Isso se estende desde a aplicação do conhecimento na vida até a capacidade do professor de Yoga dar maior profundidade e significado às suas aulas.

Sobre o curso.

O encontro consta de práticas de duas horas e meia que incluem āsanaprāṇāyāma    e meditação, alternadas com momentos de estudo, satsaṅgs para dirimir dúvidas, kīrtans e treinos. A carga horária total deste curso de especialização é de 40 horas-aula.

Os participantes irão receber uma apostila em formato PDF contendo o texto original em sânscrito, a transliteração, a tradução e o comentário de Swāmi Dayānanda, traduzidos para o português pelo Pedro. Este encontro faz parte do programa de educação continuada que complementa os cursos de formação por ele ministrados.

O intensivo tem como propósito dar continuidade aos estudos, práticas e treinos para todos aqueles que desejem continuar se aprimorando. Este encontro é recomendado tanto para aqueles que, já sendo professores, desejem se aprofundar na compreensão de si próprios através do estudo dos textos sagrados, quanto para praticantes engajados com o propósito verdadeiro do Yoga.

Entretanto, o curso não é recomendado para aqueles que desejem começar a dar aulas de Yoga, pois não capacita a pessoa para essa finalidade. Como dito acima, ele é uma especialização para aqueles que já são professores em busca de aprofundamento, ou para quem deseja autoconhecimento.

O encontro irá acontecer no Samudrā Yoga Villas, que fica na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. Os participantes poderão ficar hospedados no próprio local. Você não precisa estar em alguma forma física determinada para participar desse encontro. Praticantes de todas as tradições são muito bem-vindos!

Sobre o Espaço Samudrā

Samudrā significa Oceano. O Espaço está localizado em Itamambuca, uma das praias mais lindas do Brasil, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. O espaço nasceu à beira de um rio, no pé da Mata Atlântica. Nesse belo local rege a energia da Natureza, ainda livre. É em meio à essa energia que realizamos nossas práticas, treinos e estudos. O local foi construídos e é gerido por Juliana Spelta e André Oliveira. A pousada oferece alimentação lacto vegetariana e hospedagem para os participantes do curso. O endereço do Espaço: 
Rua 37, nº 193.
Praia de Itamambuca.
Ubatuba, SP.
Telefone: (012) 99762-3737
Skype: Samudrayv.

 

Data: 13 a 18 de Junho de 2017 (terça-feira a domingo)

O encontro começa às 16 horas do primeiro dia e conclui-se às 13 horas do último dia. É importante que você, como participante, se programe para participar tanto da reunião inicial como da reunião que encerra este encontro.

Horários
07:00 - 09:30: prática
09:45 - 10:45: desjejum
11:00 - 13:00: estudo
14:00 - 15:00: almoço
17:00 - 19:00: estudo
19:00 - 20:00: jantar
20:00 - 21:00: 
satsaṅga *
* os 
satsaṅgas acontecerão em dias eventuais

Como faço a minha inscrição?

Para obter os valores, opções de hospedagem e formas de pagamento, entre por favor em contato com Ângela Sundari no email formacao@yoga.pro.br. Por favor, aguarde nossa confirmação antes de efetivar sua inscrição, pois estes encontros têm as vagas preenchidas com muita rapidez, sendo preciso se programar com bastante antecedência. Obrigado pela compreensão!

As inscrições encerram no dia 30 de Maio. Recebemos reservas de inscrição por email, mas estas serão efetivadas mediante pagamento. A devolução do valor da inscrição somente será feita para aqueles que desistirem até o dia 25 de Maio. Após essa data, não haverá devolução de pagamentos feitos. Não serão aceitos pagamentos no local. Obrigado pela compreensão. As vagas são limitadas. Por favor, programe-se antecipadamente.

Envie-nos por favor seus dados pessoais.
nome completo:
email:
telefone:
data de nascimento:
profissão:
contato na rede social:

Por favor, envie-nos estes dados por email para formacao@yoga.pro.br. Aguarde nossa resposta antes de efetivar sua inscrição. Obrigado!

Quem ministra o curso?

Pedro Kupfer nasceu em Montevidéu, Uruguai. Hoje com 51 anos de idade, descobriu o Yoga aos 16 e desde aquele momento nunca parou de praticar. Considera o Yoga mais uma forma de vida do que uma atividade que simplesmente se faz dentro de uma sala.

Estabelece o primeiro contato com a filosofia através de um workshop intensivo em 1983 com a professora indiana Swamini Yogashakti, discípula de Swami Satyananda. Continua praticando com os professores do Satyananda Niketan, em Montevidéu, até se mudar para o Brasil em 1986.

No final de 1986 e até março de 1987 viaja para a Índia, residindo em Rishikesh, no Rām Āśram e praticando no Śivānanda Āśram com o professor Rudra Dev, discípulo de BKS Iyengar. Faz viagens para ministrar cursos e participar de congressos de Yoga em países como Portugal, Uruguai, Argentina, Chile, Índia, Senegal, Espanha e França.

Organiza, entre 1990 e 1996, o Festival de Yoga, em Saquarema, com professores e participantes convidados de Portugal, Argentina, Uruguai e Brasil. Em 1998 volta para a Índia, onde faz práticas intensivas na Bihar Yoga Bharati, em Munger, Bihar.

Reside no mesmo ano no Omānand Yogāśram, em Indore, ocasião em que recebe iniciação no ritual do fogo. Desde 2000 organiza anualmente o Yoga Sangam, Conferência Internacional de Yoga que reúne praticantes e professores de várias nacionalidades.

Atualmente mora na Vila da Ericeira, em Portugal, onde ministra cursos no Espaço Yogabindu. Há mais de 30 anos volta regularmente à Índia para se aperfeiçoar na prática do Yoga e no estudo do Vedānta no Dayānanda Ashram, de Rishikesh
.

 

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 10 a 28 de Fevereiro de 2018

    Ângela Sundari e Pedro Kupfer

    Yoga e Vedanta na Índia

    Esta viagem foge ao propósito da maioria das que se fazem à Índia, terra do Yoga. Não está centrada em visitar lugares históricos ou turísticos, nem em fazer compras, mas no próprio processo de crescimento pessoal do viajante. O foco está no Yoga e na descoberta de si mesmo. Essa é a razão pela qual temos apenas dois destinos: Tiruvannamalai e Rishikesh.

     

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

[veja todos]