Namaskaar!

O Universo inteiro é uma família. Rig Veda.

 
ARTIGOS EM DESTAQUE

- Atualmente com 1012 artigos.

Yoga é desprendimento

Pedro Kupfer - 10 de Janeiro de 2015

A habilidade de interromper a identificação com os pensamentos é necessária para o samādhi, a profunda meditação. O samādhi, por sua vez, não é um fim em si mesmo mas uma preparação prévia, chamada purificação psíquica, para a libertação. 
[leia o artigo :: 5 comentários]

Yoga agora!

Pedro Kupfer - 04 de Janeiro de 2015

A palavra que abre o Yogasūtra, atha, significa “agora”. Pode parecer estranho começar um texto deste porte por um advérbio tão lacônico, mas o que se percebe claramente aqui é que o Yogasūtra não é um livro para iniciantes. Alguma coisa foi ensinada previamente, e “agora”, começa o ensinamento do Yoga.  
[leia o artigo :: nenhum comentário]

Yoga é voltar para casa

Pedro Kupfer - 19 de Dezembro de 2014

O sábio Patañjali nos ensina que o natural (svarūpa) do ser humano é o próprio Yoga. A palavra svarūpa, que significa “sua própria forma”, define o reconhecimento de si mesmo como alguém livre de limitações. Lembremos que Yoga não é um estado de consciência mas uma atitude.
[leia o artigo :: 2 comentários]

Surya Upanishad

tradução por Pedro Kupfer - 17 de Dezembro de 2014

Oṁ. Contemplemos o esplendor do divino Sol vivificante, presente na terra, na atmosfera e no céu. Que ele ilumine nossa visão. Do Sol, de fato, nascem todas as criaturas: as que se movem e as que permanecem fixas. De Surya, de fato, nascem as criaturas, o yajña (ritual do fogo), o parjanya (as chuvas), o alimento e o alento vital. De Āditya nascem Vāyu, Bhūmi, as águas, o fogo, os céus, as direções, os Devas e os Vedas; o Sol arde nesta esfera.
[leia o artigo :: 3 comentários]

Desiderata

Pedro Kupfer - 15 de Dezembro de 2014

ram_hanuman_abraco

Que sejamos paz. Que vivamos felizes. Que fiquemos sábios. Que tenhamos saúde. Que não nos falte arte. Que não nos falte música. Que descubramos os mistérios da vida. Que a bondade dos santos nos livre da injustiça.
[leia o artigo :: 9 comentários]

Comer, rezar, amar, errar

Pedro Kupfer - 03 de Dezembro de 2014

A autora até que tenta dizer algo que faça sentido mas é evidente a sua falta de familiaridade com o tema, e acaba fazendo um pastiche de elementos contraditórios. Pelas suas palavras, temos a impressão de que o turīya é algo a ser alcançado, mas extremamente distante das experiências que temos e vivemos ao longo do nosso cotidiano, e que não é algo que possamos experienciar nesta vida de maneira fácil.
[leia o artigo :: 2 comentários]

< 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 10 a 28 de Fevereiro de 2018

    Ângela Sundari e Pedro Kupfer

    Yoga e Vedanta na Índia

    Esta viagem foge ao propósito da maioria das que se fazem à Índia, terra do Yoga. Não está centrada em visitar lugares históricos ou turísticos, nem em fazer compras, mas no próprio processo de crescimento pessoal do viajante. O foco está no Yoga e na descoberta de si mesmo. Essa é a razão pela qual temos apenas dois destinos: Tiruvannamalai e Rishikesh.

     

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

[veja todos]