Jai Ma Gange!

Purusha é aquele que não pode nascer nem ser destruído, que não é escravizado nem ativo; que não está sedento de liberdade nem liberado. Mandukya Karika.

 

 
ARTIGOS EM DESTAQUE

- Atualmente com 1014 artigos.

Eu conheço atma, experimento atma ou sou atma?

Miguel Homem - 29 de Junho de 2015

Assumindo que é claro que o ātmā não pode ser experimentado num momento específico, algumas pessoas dizem "eu não conheço ātmā, eu ainda não experimentei o ātmā.". Quando digo que ainda não fiz alguma coisa, estamos a falar de alguma coisa que tem de ser feita mais tarde, que pode ser feita mais tarde.
[leia o artigo :: 1 comentário]

Os equívocos do vazio da mente e da mente impura

Miguel Homem - 26 de Junho de 2015

É importante reconhecer que aquilo que sou verdadeiramente não vai chegar numa experiência e ir embora noutra. É que eu não chego, nem vou embora. Eu estava antes de qualquer específica, estive durante e estarei depois, sou sempre o mesmo. Ātmā não chegará numa experiência especial mas será a testemunha de todas as experiências.
[leia o artigo :: 2 comentários]

Liberdade ou Morte

Swami Dayananda Saraswati - 24 de Junho de 2015

Há pessoas no Yoga que pensam que mokṣa seja algum tipo de salvação. Porém, essa palavra não deve ser traduzida assim. Salvação implica condenação. A ideia das religiões abraâmicas é que você nasceu do pecado e tem que ser salvo. Essa é a base para um tipo peculiar de teologia. Salvação é uma meta para essas religiões. Mokṣa é se libertar dos condicionamentos, bandhanivṛtti.
[leia o artigo :: 2 comentários]

Corpo e Desapego

Pedro Kupfer - 19 de Junho de 2015

Desde tempos imemoriais, os sábios que nos legaram o Yoga tiveram uma atitude de compassivo desprendimento em relação ao próprio organismo, e ao mesmo tempo recomendaram uma série de soluções para nos manejar com ele, algumas das quais abordemos neste texto.
[leia o artigo :: 1 comentário]

The Yoga of Love

Pedro Kupfer - 16 de Junho de 2015

When we loose someone, we suffer. When someone we love disappoints us, we suffer. That suffering seems to arise from a wrong understanding of the meaning of love. When we feel lonely, we tend to see the other as an emotional life jacket. So, we project our happiness on that object of love, and renounce any responsibility on the way. Did you think for a moment what does this mean?
[leia o artigo :: 1 comentário]

Os mantras da Saudação ao Sol

Pedro Kupfer - 10 de Junho de 2015

Estes mantras podem ser feitos junto com os doze movimentos do sūrya namaskāram, a saudação ao sol tradicional, associando igualmente esses movimentos com a respiração.
[leia o artigo :: 1 comentário]

< 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

  • 13 a 18 de Junho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Módulo III :: Mandukyopanisat

    Māṇḍukyopaniṣat é um texto fundamental da tradição do Yoga que resume de maneira brilhante todos os grandes temas que cercam seu propósito final: mokṣa, a liberdade. O encontro consta de práticas intensivas de āsana, prāṇāyāma e meditação, alternadas com momentos de estudo, satsaṅga e kīrtan.

[veja todos]