Namaste!

Fixando a atenção no interior da cabeça, sentado com os olhos fechados, conquistando a estabilidade da mente, o yogi gradualmente conhece o que há para se conhecer. Vijñanabhairava.

 

 
ARTIGOS EM DESTAQUE

- Atualmente com 1012 artigos.

Prazer ou felicidade?

Pedro Kupfer - 05 de Julho de 2015

Fazer o que amamos ou amar o que fazemos? O Karma Yoga nos ajuda a compreender prós e contras dessas possibilidades. Olhando para estas duas palavras, prazer e felicidade, podemos ter a impressão de que ambas estão conectadas, ou de que a realização da segunda depende de conquistarmos a primeira.
[leia o artigo :: 3 comentários]

O Poder da Tolerância

Pedro Kupfer - 30 de Junho de 2015

Viver neste mundo louco pede jogo de cintura. Mas não qualquer jogo de cintura. Não estamos falando aqui de malandragem ou esperteza. O Yoga nos ensina que a capacidade de sermos flexíveis, de nos adequar alegremente às coisas, é uma atitude positiva que nada tem a ver com resignação ou fatalismo.  
[leia o artigo :: 4 comentários]

Eu conheço atma, experimento atma ou sou atma?

Miguel Homem - 29 de Junho de 2015

Assumindo que é claro que o ātmā não pode ser experimentado num momento específico, algumas pessoas dizem "eu não conheço ātmā, eu ainda não experimentei o ātmā.". Quando digo que ainda não fiz alguma coisa, estamos a falar de alguma coisa que tem de ser feita mais tarde, que pode ser feita mais tarde.
[leia o artigo :: 1 comentário]

Os equívocos do vazio da mente e da mente impura

Miguel Homem - 26 de Junho de 2015

É importante reconhecer que aquilo que sou verdadeiramente não vai chegar numa experiência e ir embora noutra. É que eu não chego, nem vou embora. Eu estava antes de qualquer específica, estive durante e estarei depois, sou sempre o mesmo. Ātmā não chegará numa experiência especial mas será a testemunha de todas as experiências.
[leia o artigo :: 2 comentários]

Liberdade ou Morte

Swami Dayananda Saraswati - 24 de Junho de 2015

Há pessoas no Yoga que pensam que mokṣa seja algum tipo de salvação. Porém, essa palavra não deve ser traduzida assim. Salvação implica condenação. A ideia das religiões abraâmicas é que você nasceu do pecado e tem que ser salvo. Essa é a base para um tipo peculiar de teologia. Salvação é uma meta para essas religiões. Mokṣa é se libertar dos condicionamentos, bandhanivṛtti.
[leia o artigo :: 2 comentários]

Corpo e Desapego

Pedro Kupfer - 19 de Junho de 2015

Desde tempos imemoriais, os sábios que nos legaram o Yoga tiveram uma atitude de compassivo desprendimento em relação ao próprio organismo, e ao mesmo tempo recomendaram uma série de soluções para nos manejar com ele, algumas das quais abordemos neste texto.
[leia o artigo :: 1 comentário]

< 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 10 a 28 de Fevereiro de 2018

    Ângela Sundari e Pedro Kupfer

    Yoga e Vedanta na Índia

    Esta viagem foge ao propósito da maioria das que se fazem à Índia, terra do Yoga. Não está centrada em visitar lugares históricos ou turísticos, nem em fazer compras, mas no próprio processo de crescimento pessoal do viajante. O foco está no Yoga e na descoberta de si mesmo. Essa é a razão pela qual temos apenas dois destinos: Tiruvannamalai e Rishikesh.

     

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

[veja todos]