\\\

Qual é a conexão entre o amor e Brahman?

Brahman é o Ser ilimitado, que é ānanda, plenitude. Amor é uma expressão desse ānanda, da sua própria felicidade, da sua própria plenitude. Quando você age de maneira amorosa, as suas ações retornam para você na forma de amor.

Assim você aprende a amar. Você não vai ser amado pedindo para as pessoas que lhe amem, mas agindo amorosamente. O amor como substantivo pode ser complementado pelo amor como adjetivo: agir de maneira amorosa.

Quando você se preocupa pelo meio-ambiente, por exemplo, por menor que seja a ação que você faz, ela tem um eco, tem um resultado.

Quando eu era criança e morava num vilarejo do interior de Tamil Nadu, eu costumava andar pelas plantações, à pedido da minha mãe, que dizia que as plantas tinham que me ver, tinham que me sentir.

Ela dizia que eu tinha que cuidar, tinha que me preocupar com o bem-estar das plantas daquele lugar, que era nosso.

Essa tarefa que ela me encomendava é uma expressão de amor, ela me ensinou a amar as plantas dessa maneira. Ela tinha razão: era muito sensível, simples e tinha valores. Isso foi importante para minha formação.

Assim, quanto mas amorosamente você agir, quanto mais cuidadoso, compassivo e atento você for, mais confiante e menos inseguro você fica. Dessa maneira, terá mais Īśvara em sua vida, pois você inclui o Todo, mesmo que seja num nível pequeno.

Precisamos dessa "pessoa expandida" para podermos crescer. Essa é a conexão entre o amor e Brahman. 

Leia também

  • Das escolhas

    Os cães podem ser grandes professores de Yoga. Aprendemos muito só de olhar para eles. Estão sempre alerta, sempre atentos a tudo, sempre presentes, sempre no aqui e no agora! Suas mentes não guardam lembranças nem tão pouco fazem projetos para o futuro nem para quando a aposentadoria chegar.


    Tereza Freire
  • De atitudes e mudanças

    Compreendendo que os desejos não têm a capacidade de me tornar feliz, simplesmente abro mão do apego que nutri por eles e estes perdem a força que tinham sobre mim. Quando sei quem sou, quando me vejo como a pessoa simples e tranquila que sou, e reconheço que nada pode ser acrescido ou tirado de mim, o apego e o sofrimento se enfraquecem e cessam. Isso é mokṣa, a libertação, objetivo final de todo Yoga.  


    Pedro Kupfer
    COMENTÁRIOS

    Comentar artigo

  1. Angela Sa

    Muito bom se imaginar e se sentir como uma " pessoa expandida"... O coração amplia suas fronteiras... Tks Swamiji... Ao Senhor todo o meu Amor & Gratidão...
    Responder


  2. Ana Paula

    Lindo texto.

    Perfeito para uma boa reflexão.

    Namaste!


    Responder


  3. Dienifer

    Lindo texto...a Yoga mudou a minha vida!


    Responder


  4. Amanda Andresa

    Adoro yoga! Meu tio me ensinou  desde pequena e isso me ajuda quando estou estressada, nervosa ou quando acho que a vida não tem sentido. Depois me sinto mais leve, outra pessoa, bem tranquila. Yoga faz muitoo bem para a vida.


    Responder


  5. Regina Vidal

    Maravilhoso. Como é bom nos preenchermos com ensinamentos essenciais. Eles nos ajudam a caminhar. Pedro, eu gostaria de fazer uma pergunta: existe uma Escola de Yoga no Brasil? Um lugar onde eu possa praticar os ássanas, pranayama, meditação, estudar, oferecer seva, enfim, onde eu possa me dedicar, durante um tempo, em tempo integral, ao desenvolvimento destas práticas? Agradeço a sua indicação. Namaskar, Regina Vidal Rio de Janeiro - RJ
    Responder


  6. Isabella

    Linda a mensagem!! Inspiradora


    Responder


  7. Gabi tombini

    Muito sincero e de coração .! Namaste
    Responder


  8. Lucy Ana Di Priolo

    Lindo!! Me tocou profundamente!! É só assim que eu sei viver!! Amando!!!


    Responder


  9. Zulena

    ....Como são doces...claras e simples a palavras do Swamiji ...mesmo reeditadas...:-)... é tanta gratidão quando esse ensinamento chega a mim ...seja do jeito que for ...por palavras escritas ou faladas através de seus dicípulos ....Que bom que esse site existe ...o Swamiji existe ...a Glóriaji ... e o Pedroji tbm...rs...Grata Namastê!!!!!
    Responder


  10. Adrian Vilas Bôas

    Simplesmente essencial e inspirador!


    Responder


  11. Anderson Almeida

    Caro amigo, obrigado pela sua mensagem, espero que todos tenham conhecimento de que o amor é a unica forma para o crescimento espiritual!


    Responder


  12. Bruno Jones

    Pedrón, De fato este satsang do Swamiji foi o mais especial entre todos estes que tivemos a sorte de assistir em todas as viagens! Que de fato possamos assimilar e viver este ensinamento! Abração!
    Responder


  13. Silvana Rodrigues

    Obrigado, Pedro.

    Textos com estes fazem bem ao coração e nos mostra com ensinamentos tão simples,puro e profundo influenciam a vida de todos em nossa volta.

    Obrigado e até breve.


    Responder


  14. Paty

    Simples assim :) As palavras do Swamiji fazem muito sentido para mim! Total gratidão por este homem que também abriu os meus olhos! Pedro querido, obrigada por partilhar, por ensinar e por nos manter conectados com a essência! Tudo de bOMMM
    Responder


  15. Claudia Klages

    Obrigado Pedro por fazer chegar até nós, palavras tão inspiradoras como estas. Pessoalmente este texto expandiu meu coração. Poderia prolongar e reflectir todo o sentido que este texto faz para mim, principalmente nos tempos que correm...mas fico apenas com estas palavras: Sat-Chit- Ananda. Besito
    Responder


  16. joao

    Estes últimos textos postados aqui são realmente muito bons... simples, porém profundos nos ensinamentos! Muito obrigado!
    Responder


  17. Thais Joi

    Lindo e simples, gratidão pelo texto!


    Responder