Pergunta:

Sua presença é inequivocamente divina. Não importa o que passa pela minha mente, pois assim que senhor vem, o fluxo de pensamentos fica mais lento e a mente se prepara para um grande realinhamento. O senhor traz uma alegria contagiante, reminiscência de momentos seguros de alegria que senti na minha infância.

Isso limpa automaticamente o que estava lá na mente e abre o meu coração para o crescimento. Por favor, compartilhe a sua visão de como podemos tirar o máximo proveito do tempo que nos resta por aqui para trazer ao mundo um efeito combinado semelhante ao efeito da sua presença divina em nós.


Resposta:

A secreção da insulina, que mantém o nível de açúcar no corpo, é produzida e regulada pelo pâncreas. Na primeira forma de diabetes, o pâncreas não produz a insulina corretamente e então a pessoa precisa tomar a insulina a partir de uma fonte exterior. No segundo tipo de diabetes, não há nada errado com o pâncreas, a insulina é produzida, mas as células não são capazes de usá-la.

Este é o local onde os medicamentos do Āyurveda podem ajudar. Assim, você não precisa tomar insulina, mas você tenta processar a insulina. A insulina está lá, mas a assimilação não ocorre. Este segundo tipo de diabetes é similar ao da posição de um estudante de Vedānta. O Vedānta está lá, mas a assimilação não tem lugar.

O que é necessário para assimilar o Vedānta?

Isso é algo que eu tenho muita experiência para compreeder. Como um buscador, eu tinha experiência e como professor eu tenho experiência, o que é mais gratificante. O que é que inibe a assimilação do Vedānta? Meus alunos me deram uma luz sobre como fazê isso funcionar.

Eu trabalho com alunos; eu os observo, eu os ajudo, eu os ouço, não importa quais erros cometam, eu me mantenho sem julgamento. Eu sei que o Vedānta funciona. Ele funciona numa forma dupla: eu só posso deixar entrar o tanto quanto o que eu posso deixar sair e o amor por Ātma deve estar lá.

Nas Upaniṣads você tem histórias, akhyayīkas, onde o pai fala para o filho ou o marido fala para sua esposa, etc. Na Bṛhadāraṇyaka Upaniṣad (4.5.6), o professor, Yājñavālkya, diz ātmanastu kāmaya sarvaṁ priyam bhāvati à sua esposa, Maitreyī, a quem ele ama. Ele fala de forma responsável e dá o melhor para a amada. O que ele ensina à Maitreyī é hitam (o que é bom para ela), mesmo que ele esteja saindo.

Este kāmaḥ é uma palavra muito bonita. Kāmaḥ pode ser o objeto de desejo ou você pode tomá-lo como um desejo. O objeto é desejado por causa de algum fascínio. É o significado de palavras como "priya”, “iṣṭa” , “rāga“. Seus significados comuns são "algo que é agradável". Ātma é o mais adorável; portanto, Atma é Ānanda Svārūpa  a natureza essencial da Felicidade ou Plenitude. Ānanda Svārūpa é Ātma, portanto, Ātma é o mais adorável. Diz-se que em ambos os sentidos.

Isto é demonstrado na sampradāya, a tradição. Está tudo bem, mas o meu argumento é este: o que quer que me evoque prazer, eu adoro. Com o argumento da sampradāya, pode-se levantar objeções como algumas pessoas que estão dispostas de desistir de suas vidas por uma outra. Então, eles dizem que desistir de algo para o bem do outro é o que agrada a pessoa. Assim, eles andam ao redor para voltar ao Atma, sendo o mais adorável.

O Vedanta não funciona a menos que você se ame. E a menos que você remova o kanaya, as inibições inconscientes que negam o amor próprio e que leva você a se detestar, você não pode se amar. Portanto, você começa a se cuidar.

O cuidar-se começa com o que álguém considera como o seu Ser é. Uma mulher me pediu produtos para a pele contendo ingredientes naturais. Para ela, o cuidar-se começa com cuidados com a pele. Então, você vai para o centro de saúde, em seguida ao yoga, depois cuida da saúde mental e então a terapia, etc.

Portanto, Ātma va are dṛṣṭavya srotavyaḥ mantavyaḥ nididhyāsitavyaḥ maitreyī. O Ser, minha querida Maitreyī, deve realmente ser conhecido – palavras sobre ele devem ser ouvidas e questioadas, e a contemplação sobre ele deve ser feita. Eu lido com o mais amado, o eu, Ātma!

Primeiro cuide-se e então você entenderá a si mesmo. O autocuidado é igual ao amor próprio. Amor próprio é tão bom quanto o amor que você tem pelos outros. Fugir do mundo não vai adiantar. Quanto mais você foge do mundo, mais você foge de si mesmo. Swāmi Chinmayanandajī uma vez me disse: "Quanto mais você quer fugir, mais você precisa ficar aqui."

Ele disse este pensamento porque era bom para mim, não porque ele queria que eu fizesse algum esforço. Ele não colocou o seu interesse próprio no aconselhamento aos outros. Nunca. Levou anos para eu entender isso e eu me esforçava e me esforçava. Eu nunca parei.

Agora, nada mais funciona no meu corpo. Meu olho esquerdo não funciona. Minha garganta se foi. Eu não posso levantar nada. Nada funciona, mas nada pára. Eu deixo os médicos desesperados! Eles deveriam se admirar, mas ao em vez de se admirarem, se desesperavam. Agora, cada dia é uma graça. Enquanto minha cabeça funcionar, eu posso continuar a trabalhar.

Nestes poucos meses você tem que aprender a trabalhar na sociedade. Perceba como você se exaure, até que você dê tudo. Quanto mais você dá, mais você ama. Quanto mais você se ama, mais você entende o que está acontecendo. Esta é a ingestão de remédios para energizar o sistema. Então, a sua clareza aumenta.

O trabalho envolve ambos compartilhando este conhecimento e fazendo coisas que abrirão o coração. Seva e precaução envolve tudo o que você pode fazer para o seu próprio povo. Aqueles que são de outros países deveriam voltar e compartilhar estas atitudes, se não estas formas. Atitudes podem ser compartilhadas; formas não precisam ser. Aqui há uma atitude em relação ao dinheiro, dinheiro é Lakṣmīdevī. Você pode compartilhar essa atitude. Faça-os reconhecer que Ishvara é tudo.

Há uma história que, depois de completar o Brahmasūtra, o sábio Vyāsa sentiu-se triste. Narada veio e lhe disse para escrever o Bhagavatam. Vyasa se sentiu triste após escrever os Brahmasūtra, mas depois de escrever o Bhagavatam ele estava bem! Isto não é verdade. O Bhagavatam foi escrito por um comentarista, não por Vyāsa, mas isso é o que eles dizem.

Da mesma forma, primeiro eu ensinei Vedānta e então eu comecei o AIM for Seva! Portanto, temos um movimento voluntário. É uma grande avenida para se trabalhar. No processo, nós crescemos e compreendemos e beneficiamos as pessoas. E tudo tem a ver com o amor pelo Atma.

Um yogi, pelo Aṣṭāṅga Yoga, obtém ānanda anubhāva e alcança lāyā, a absorção. Um músico pode também alcançar tal estado e pode transferi-lo para os ouvintes que conhecem a música. Portanto, a música é superior ao Yoga.

Assim, um músico pode levar mil pessoas para atingir um estado de laya. Da mesma forma, seva tem a capacidade de trazer laya. Se você pode fazer uma pessoa se sentir feliz, você pode fazer a pessoa crescer espiritualmente. Você tem que fazer a pessoa se sentir cuidada, não com medo. Aquele que faz seva é feliz.

Você pode aprender neste período, vendo como a infra-estrutura está configurada, como iniciar o trabalho de seva. Você pode fazer seva em seu próprio país, mas temos um movimento já em curso no qual você pode aprender e usar a estrutura. Śāstra é importante. É uma benção.

Oṁ Tat Sat!

    COMENTÁRIOS

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  1. MARIA MARIANA

    OLÁ! PEDRO QUE VONTADE DE TE CONHECER!!! ESTOU ESTUDANDO YOGA E USO MUITO O YOGA .PRO. E ESSE TEXTO SE PARECE COMIGO,NÃO CONSIGO ENTENDER COM CLAREZA O QUE É "VEDANTA" E PARA CADA PROFESSOR QUE EU PERGUNTO VÊM UMA EXPLICAÇÃO DE FORMULAÇÃO DIFERENTE... FICO TENTANDO ACHAR ALGO QUE ME BASTE NÃO NÃO ACHO! E SOU APAIXONADA POR VEDANTA ...AOS ASSUNTOS ABORDADOS(AMOR A MIM AMOR AO PRÓXIMO ) MAS NÃO CONSIGO ENTENDER SEU REAL SIGNIFICADO(ENDENTE?). SE EXISTIR UMA DEFINIÇÃO CLARA PARA "VEDANTA" ,QUAL SERIA? NAMASTE !


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  2. Fabio

    Muito útil. Eu não teria feito essa pergunta, no entanto a resposta foi para mim. Meu corpo está morrendo. E, embora eu não sinta ansiedade a esse respeito, é bom saber que as minhas intuições sobre o que fazer com o tempo que me resta estavam corretas.

    Ramana Maharshi disse uma vez (várias, aliás) que "o que damos aos outros, damos a nós mesmos". Todos entendemos isso. Mas é muito bom Entender isso! Muito obrigado pela oportunidade de aprender com vocês, amigos! Que a bênção e a paz de Deus estejam sobre todos nós!

    Salam!


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