Pratique, Yoga na Vida

Com o coração

Quando usamos a expressão “fazer as coisas com o coração”, de modo geral nos referimos a agir com a motivação certa, desde uma postura de sinceridade e honestidade. Por outro lado, dizer que alguém tem “o coração frio” aponta para uma situação em que a pessoa totalmente centrada no próprio interesse, ou que não tem sensibilidade, ou que age com frieza e egoísmo, sem levar em conta os demais.

· 3 minutos de leitura >

Quando usamos a expressão “fazer as coisas com o coração”, de modo geral nos referimos a agir com a motivação certa, desde uma postura de franqueza e honestidade. Por outro lado, dizer que alguém tem “o coração frio” aponta para uma situação em que a pessoa totalmente centrada no próprio interesse, ou que não tem sensibilidade, ou que age com frieza e egoísmo, sem levar em conta os demais.

Nas escrituras do Yoga a palavra coração sempre aparece vinculada à consciência, ou a uma maneira de se referir a ela a partir do corpo. Por exemplo, o Yogasūtra (III:35), afirma que “[meditando no] coração, o yogi adquire conhecimento da própria Consciência”.

Por outro lado, a Śvetaśvatara Upaniṣad (II:8), um texto muito mais antigo que o próprio Yogasūtra, ensina o seguinte: “Mantendo o corpo firme, como as três partes eretas [tronco, pescoço e cabeça], o sábio dirige os sentidos e a mente ao interior do coração. Brahman é o barco em que ele atravessa o rio do medo”.

Assim, vemos que o coração ocupa um lugar central no processo do autoconhecimento, pois é uma referência, um ponto de conjunção, digamos assim, entre corpo, mente e Consciência. Por exemplo, quando nos referimos a nós mesmos, apontamos naturalmente com as mãos para o coração. Quando precisamos fazer referência às coisas do ego, também apontamos para o coração.

A Kaṭha Upaniṣad (I:2:20), outro texto antiquíssimo de Yoga, declara que o coração é o lar da Consciência: “Menor que o infinitesimal, maior que o grandioso, o Ser reside no coração de todas as criaturas. Aquele que domina [a identificação com] seus próprios desejos liberta-se de todo sofrimento e, com a mente e os sentidos em paz, percebe a grandeza do Ser”. Assim, podemos considerar que o coração seja uma espécie de ponte entre o finito e o infinito, entre o corpomente e o Ser.

Na fisiologia sutil do Haṭha Yoga, fala-se do “nó” (granthi) do chakra cardíaco que limita, através dos karmas, a experiência da consciência ilimitada apenas ao ego, à mente ou ao corpo físico.

Usando diferentes ferramentas, o yogi tenta cortar esse nó e se libertar dele. Porém, essa escravidão é aparente, mesmo quando para a pessoa identificada com seus condicionamentos essa seja a única realidade. Essa situação acontece porque ela está enredada nos próprios karmas e não enxergar além deles.

O desejo de vencer a morte, de compreender o que há antes e depois dessa passagem, é tão antigo quanto universal. Na tradição da Índia, “vencer a morte” significa abrir o coração, como fica claro nesta outra passagem da obra que acabamos de citar: “Desfazendo os nós que estrangulam do coração, o mortal torna-se imortal. Essa é a síntese dos ensinamentos das escrituras” (II:3:15).

Os “nós que estrangulam o coração” são as falsas crenças, os condicionamentos e ideias equivocadas que temos sobre nós mesmos.

Razão e coração.

Percebemos, assim, a bela conexão que os śāstras fazem entre coração e Consciência. Por outro lado, cabe lembrar que não há diferença entre a Consciência e o conhecimento da Consciência. Para saber quem somos, precisamos de conhecimento. E, esse conhecimento, é intelectual.

Não obstante, algumas pessoas atualmente usam a expressão “fazer as coisas com o coração” separando coração e razão como se ambos fossem incompatíveis. Essa visão fragmentária pode causar problemas, uma vez que não existe a tal incompatiblidade entre razão e coração. Pelo contrário, eles estão intrinsecamente ligados.

Conhecimento, de fato, é algo intelectual. Qual é o problema em relação a isso? O fato de usarmos a inteligência que nos foi dada por Īśvara nos torna necessariamente insensíveis, egoístas ou arrogantes? Creio que não.

Não estou dizendo aqui que não devamos praticar nem que devamos olhar “teoricamente” para o Yoga. Se o objeto de estudo do Yoga e o Si Mesmo, o Yoga não pode ser uma teoria, pelo simples fato de que o Ser que você é, não é uma teoria. Isso deve ficar claro.

Chegando neste ponto, lembro de uma frase que ouvi do meu mestre, Swāmi Dayānanda, uns meses atrás: “Tem gente que diz que conhecimento é algo intelectual e que mokṣa deveria ser algo diferente, que não acontece no intelecto. Conhecimento é intelectual. Mastigar é dental. E daí? Onde é que o conhecimento deve ter lugar? Onde é que ele acontece? No fígado? Nos joelhos? Por que esta alergia à palavra intelecto?”

Ninguém pode ter motivação para a liberdade sem fazer vichāra, sem questionar, sem aprender ou estudar. Mirabai, a grande santa do século XVI, é tida por muitos como uma devota que não estudou, uma pessoa que acredita cegamente em Kṛṣṇa.

Porém, olhando para sua poesia, percebemos que o autoconhecimento está inteiro lá: “O conhecimento dado a ela por ele [o guru], secou o oceano do saṁsāra. Mira diz: meu mundo inteiro é Kṛṣṇa. Agora que meu olhar voltou-se para o interior, vejo isso claramente”.

Isso é conhecimento, já que Kṛṣṇa é Consciência. E esse conhecimento é sempre intelectual, com perdão da palavra e sem entrar em conflito com a devoção, já que a segunda é a consequência natural do primeiro. Namaste!

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

Uma resposta para “Com o coração”

  1. Sempre pensamos que ser racional e maduro é pensar com a mente, cabeça, cerebro e ser emocional e imaturo é pensar com o peito, coração, muito bom esse texto, quebra essa dicotomia apresentada em alguns textos populares e trás a consciência e as emoções como ferramenta única para libertação

    Obrigado pelo texto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *