Conheça, Vedānta

O décimo homem

Havia uma vez um guru chamado Paramānanda. Ele tinha dez estudantes que eram chamados conjuntamente Paramānandaśiṣyaḥ, estudantes de Paramānanda. Um dia, aconteceu uma festividade numa aldeia próxima à floresta onde ficava o Āśram e os jovens resolveram comparecer. O professor não ia poder acompanhá-los e então pediu para o maior deles se ocupar de cuidar dos outros nove no caminho até a aldeia.

· 1 minutos de leitura >

Havia uma vez um guru chamado Paramānanda. Ele tinha dez estudantes que eram chamados conjuntamente Paramānandaśiṣyaḥ, estudantes de Paramānanda. Um dia, aconteceu uma festividade numa aldeia próxima à floresta onde ficava o Āśram e os jovens resolveram comparecer. O professor não ia poder acompanhá-los e então pediu para o maior deles se ocupar de cuidar dos outros nove no caminho até a aldeia.

“Vou levar eles e trazê-los de volta em segurança, mestre”, disse o jovem. Cantando bhajans alegremente, foram à festividade a pé. No caminho tiveram que atravessar um rio que não era muito caudaloso mas mesmo assim precisava-se saber nadar para atravessá-lo.

Quando chegaram ao outro lado, o maior resolveu contâ-los para verificar que todos estivessem lá. Ele contou nove. Contou novamente e se deu conta de que faltava um. Ficou muito preocupado pois era o responsável por todos perante o mestre.

O jovem ficou sem saber o que fazer: não queria continuar sem o décimo estudante, e muito menos voltar ao Āśram. Desesperado, sentou embaixo de uma árvore para se lamuriar. Tempos depois aconteceu de um sādhu atravessar o seu caminho e, vendo-o desesperado, lhe perguntar o que aconteceu. Ele conta que certamente um dos estudantes se afogou ao atravessar o rio.

O sādhu dá uma risada que o menino não compreende. Ele pensa que o sábio está rindo da desgraça deles. Pergunta: “vocês eram dez? E você diz que agora são nove? Pois eu estou vendo os dez.” O estudante lhe pergunta: “mas onde está o décimo estudante? Você está vendo ele agora?”

“Esteja pronto para encontrar o décimo homem”, diz o sādhu. Depois pediu que todos os estudantes ficassem em fila e para o maior deles contar novamente. Ele faz o que lhe foi pedido mas só conta nove ainda. Triste, pergunta: “onde está o décimo?” O sādhu replica: “ele está à minha frente agora mesmo. Você é o décimo. Esqueceu de contar a si mesmo.”

Que “eu sou” é algo que o menino sabe. Porém, ele não sabe que ele é o décimo estudante. Ele sabe que é mas não sabe quem é e desconhece seu lugar na ordem do grupo. O décimo homem precisa ser descoberto, da mesma maneira que Īśvara precisa ser percebido na criação.

Assim como o décimo estudante sempre esteve aí, Īśvara também sempre esteve aí para ser visto, em todos os nomes e formas. Só precisamos nos dar conta da presença invariável de Īśvara em tudo e em todos. Essa é a história do décimo homem.

+ posts

Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.

Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.

Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.

No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo do All India Movement (AIM) for Seva.

Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.

Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Seva estima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.

subhashita

Subhāshitas, Palavras de Sabedoria

Pedro Kupfer em Conheça, Literatura
  ·   1 minutos de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *