Conheça, Sociedade

Razões para praticar Haṭha na era dos Yogas de marca ®

O Hatha Yoga permite muita flexibilidade e liberdade em termos de investigação pessoal. Isso talvez não atraia pessoas em busca de uma doutrina salvadora, mas pode ser útil para quem não tem receio de assumir a responsabilidade pelo seu próprio crescimento pessoal. Também são dignas de menção, como motivações para esta prática, a adaptabilidade e a abordagem não-dogmática, bem como a instrumentalidade e a capacidade de responder às necessidades de cada pessoa de maneira personalizada e eficiente.

· 3 minutos de leitura >

1. O que é um Yoga de marca registrada?

Um Yoga “de marca registrada” é, ou pretende ser, a propriedade intelectual de um individuo ou instituição que alega ter exclusividade de uso sobre uma técnica, um sequenciamento de posturas, um grupo de práticas meditativas, ou mantras.

O problema ético que essas pretensões postulam é bastante grave, uma vez que podem criar-se impedimentos e proibições à prática, como já aconteceu na tentativa (felizmente falida) do fake guru abusador Bikram Choudhury de se apossar de uma sequência de āsanas.

Uns anos atrás conheci no Brasil o “proprietário” do nome prāṇa, que ameaçava com um processo judicial quem quisesse usar essa palavra sânscrita como nome para uma escola ou estúdio de Yoga. Ora, o cidadão não criou a palavra, nem deveria ter direito de impedir os demais de usá-la.

Esse tipo de atitude é frontalmente contra o que se pretende com a prática de Yoga: compreender que o mais importante é o desapego, e aplicar essa atitude na vida cotidiana para viver mais leve. A incongruência entre o discurso e as ações é gritante. Além desse tipo de atitude ser profundamente imatura.

Felizmente essa tendência encontra por seu lado muitas pessoas indignadas e instituições dispostas a cortar esse tipo de abuso, como podemos ver neste artigo: Inspire, Expire. Mas nem pense em roubar nossa tradição.

marca

2. Como você conheceu a prática de Haha Yoga?

Através da indicação de um amigo que a recomendou, no centro Satyananda Niketan, de Montevidéu, no outono de 1982. O Yoga que pratiquei na época, é conhecido hoje como Satyananda Yoga, pois foi ensinado por Swāmi Satyananda, de Almora, Índia.

Porém, na época, quando perguntei ao meu professor, Janardhana Zoppolo, que tipo de Yoga nós praticávamos, ele apenas respondeu: “Yoga. Só Yoga”. Desde 2006, no entanto, o nome Satyananda Yoga é uma marca registrada.

3. Você já praticou outras modalidades de Yoga?

Já fiz práticas de Kuṇḍalinī Yoga, Kriyā Yoga, Mantra Yoga, Bhakti Yoga, Iyengar Yoga e Aṣṭāṅga Vinyāsa Yoga, mas não considero nenhuma dessas “modalidades” como sendo diferentes do Haṭha Yoga, embora a linguagem e as abordagens difiram.

Creio que nos dias de hoje há uma grande confusão em relação ao tema dos nomes e modalidades. A recente aparição das marcas registradas no mundo do Yoga só acrescenta mais confusão ainda.

4. O que lhe atrai nesta prática?

O Haṭha Yoga permite muita flexibilidade e liberdade em termos de investigação pessoal. Isso talvez não atraia pessoas em busca de uma doutrina salvadora, mas pode ser útil para quem não tem receio de assumir a responsabilidade pelo seu próprio crescimento pessoal.

Também são dignas de menção, como motivações para esta prática, a adaptabilidade e a abordagem não-dogmática, bem como a instrumentalidade e a capacidade de responder às necessidades de cada pessoa de maneira personalizada e eficiente.

5. Como você acha que essa prática pode ajudar as pessoas hoje em dia?

Dando às suas vidas significado, foco e profundidade. Respondendo às questões mais importantes que um ser humano possa se postular. Num plano mais prosaico, e muito embora esses não sejam mesmo os objetivos do Haṭha, os efeitos colaterais das práticas podem trazer às pessoas bem-estar, saúde, calma e tolerância.

6. Há um público especial para o qual o Haṭha Yoga seja mais indicado?

Qualquer pessoa que tenha curiosidade pelo autoconhecimento, independentemente do estado físico ou a idade, pode praticar Haṭha Yoga, pois sempre haverá amplas chances de adaptar a prática às características e possibilidades de cada um.

7. O que você considera uma prática de Haṭha Yoga completa?

Penso que uma prática completa seja aquela na qual estejam presentes pelo menos a maioria dos elementos essenciais do Haṭha tradicional: um mantra invocatório, um tema para refletir, e técnicas como ṣaṭkarma, āsana, mudrā, prāāyāma e relaxamento.

Nessas técnicas aplicam-se ainda recursos como os bandhas, as ativações de certos plexos e músculos, bem como os dṛṣṭis, as fixações do olhar em determinados pontos. Toda sessão de Yoga deve (ou deveria) concluir-se com uma meditação e um mantra de encerramento.

As práticas, em todos os casos pedem igualmente uma complementação didática fora da sala, na forma de leituras, estudos e sessões de perguntas e respostas com os professores para dirimir as inevitáveis dúvidas.

8. Qual é o conceito fundamental que embasa o Haṭha Yoga, qual o seu objetivo e como as técnicas são aplicadas para alcançar esse objetivo?

Há muitas formas diferentes de olhar para a prática do Haṭha, pois este é um nome genérico usado por pessoas diferentes com finalidades distintas.

Desde a compreensão que tenho desta prática, baseado no que aprendi com meus mestres e professores, vejo-a como um nididhyāsanam, uma reflexão sobre o Ser ilimitado.

Como toda forma de Yoga, o Haṭha tem como objetivo mokṣa, a liberdade. Assim sendo, a técnica é secundária e se presta ao número e grau de adaptações que for o caso aplicar. O que importa não é seguir receitar ou se deter em pormenores técnicos relativos ao corpo ou à respiração, mas a atitude com a qual se pratica.

॥ हरिः ॐ ॥

Leia este interessante artigo de Dani McGuire (em inglês):
E se Krishnamacharya tivesse registrado sua marca de Yoga?

+ yamas e niyamas aqui

॥ हरिः ॐ ॥

+ posts
subhashita

Subhāshitas, Palavras de Sabedoria

Pedro Kupfer em Conheça, Literatura
  ·   1 minutos de leitura

4 respostas para “Razões para praticar Haṭha na era dos Yogas de marca ®”

  1. Gostei da parte em que voce fala sobre adaptar a prática. Sem dúvida, o Yoga em todo seu potencial foi feito para ser individualizado atendendo as necessidades, as características e os objetivos de cada praticante Cada corpo é um corpo e cada um de nós está passando por um diferente momento na vida. É o praticante que deve moldar sua prática e não o inverso. abs Pedrão Hari om tat sat

  2. Tb tenho interesse em praticar e aprender Yoga, poderia indicar em SP capital. Estou na zona leste de São Paulo. Muito obrigada

  3. Olá Pedro,
    muito prazer, meu nome é Eliana. Achei bastante esclarecedora a entrevista e gostaria de saber se você poderia indicar uma escola, levando em consideração que não tenho nenhum conhecimento e nenhuma prática de Yoga, porém intuitivamente sei que isto será importante para mim, física e espiritualmente. Moro em São Paulo. Há alguma escola por aqui ou sómente em outro país. Aguardo com muito interesse sua resposta.
    Um grande abraço e muitas bençãos de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *