Pratique, Yoga na Vida

Dificuldades são Bênçãos

Não há maturidade sem obstáculos. A virtude deles é que nos preparam, forjando o carácter e fortalecendo o foco, ao mesmo tempo em que aprendemos a manter a calma e o contentamente na frente dos desafios que a vida nos coloca. Se conseguirmos olhar de maneira equânime para as situações em que as dificuldades surgem, não apenas iremos amadurecer emocionalmente: também estaremos tornando o mundo à nossa volta um lugar melhor.

· 51 segundos de leitura >
Dificuldades: abençoadas sejam

Não há maturidade sem obstáculos. A virtude deles é que nos preparam, forjando o carácter e fortalecendo o foco, ao mesmo tempo em que aprendemos a manter a calma e o contentamente na frente dos desafios que a vida nos coloca.

Se conseguirmos olhar de maneira equânime para as inevitáveis situações do cotidiano em que as dificuldades surgem, não apenas iremos amadurecer emocionalmente: também estaremos tornando o mundo à nossa volta um lugar melhor.

Dificuldades

O mundo e as pessoas não existem para satisfazer nossos desejos. A nossa felicidade não depende da remoção dos obstáculos que aparecem ao longo da vida.

Dificuldades, aliás, sempre haverá. É impossível viver sem elas. O problema não é o problema que você está enfrentando neste momento, ou o que surgirá amanhã. O problema é como você olha para os problemas.

O Yoga nos mostra que não há necessidade de resolver todos os temas que temos pendentes para depois sermos felizes. É possível viver feliz e pleno agora, ainda que tenhamos coisas pendentes para resolver no plano prático.

Compreendendo isso, poderemos olhar para os obstáculos como oportunidades para crescer e completar o nosso processo de maturidade emocional. Que possamos nos abrir para a possibilidade. Boas práticas.

॥ हरिः ॐ ॥

Eis aqui um interessante artigo (em inglês) sobre
o papel do sofrimento no ensinamento da Índia
Pratique Yoga na Vida

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

6 respostas para “Dificuldades são Bênçãos”

  1. Ótima reflexão. Comungo da mesma opinião e tenho trabalhado constantemente para alcançar tal estágio de maturidade e desenvolvimento espiritual. Este deve ser um trabalho constante e texto como este ajuda bastante a nos mantermos firmes nesse propósito. Muito obrigada Pedro Kupfer. Namastê!

  2. Muito lindo! Ainda estou no exercício da equanimidade, ainda me parece difícil mas yoga me ajuda mais e mais a cada dia! Namastê! 🙂

  3. Fantástico! Cheguei agora a este site e são tão sábias as palavras que aqui encontro.
    Namaste! ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *