Conheça, Literatura

Visões do Yoga

Antologia de trechos das escrituras do Yoga, selecionados de Pedro Kupfer e com prefácio do Professor Hermógenes.

· 2 minutos de leitura >

Faça o download do livro Visões do Yoga clicando aqui. É grátis!

A espiritualidade védica, oriunda da Índia, concebe todo o existente como uma Unidade em perpétua dança, regida por leis que são expressões do Ser Ilimitado.

O infinitamente grande, o infinitamente pequeno e a dimensão humana dialogam constantemente através dessas leis. As equivalências entre estes três mundos estão presentes em tudo. O propósito do Yoga é perceber a unidade presente em todos e em tudo.

Esta é uma antologia de trechos das escrituras do Yoga, selecionados de Pedro Kupfer e com um prefácio do Professor Hermógenes. Os Śāstras foram vislumbrados, em meditação, por pessoas que se dedicaram ao autoconhecimento usando o Yoga como ferramenta. São fruto da visão eterna dos ṛṣis, sábios, ascetas, e poetas da Índia antiga.

Aqui você encontrará conselhos práticos sobre como viver, como meditar, insights sobre o homem e o mundo, e ainda, muita poesia. Pode-se usar esta pequena obra para conhecer melhor o ensinamento do Yoga, como fonte de pesquisa e estudo, ou pelo simples prazer de ler, em uma leitura linear, diagonal ou aleatória, que sempre será inspiradora e edificante.

॥ हरिः ॐ ॥

Prefácio do livro Visões do Yoga

Em 1999, o Professor Hermógenes honrou o Pedro com um prefácio para esta obra, no qual escreveu:

Nos últimos anos, a pedido de autores, tenho produzido algumas páginas de introdução a livros diversos.

Alguns, sem favor, admiráveis e oportunos para esta hora tão espetacularmente afogada nas sombras e dores da Kali Yuga, a Era dos Conflitos. Visões do Yoga, de Pedro Kupfer, sem dúvida nem favor, se destaca.

Graças a Deus, Pedro está aí para um grandioso trabalho de divulgação da divina ciência do Yoga. Graças a Deus ele é bastante jovem e verdadeiro praticante do Yoga autêntico.

Sinto que seu trabalho já é abençoado pelo Eterno. Não somente neste, mas em outros livros seus, Pedro transmite sua convicção pessoal, própria de quem não aprendeu só de livros, mas da firme e constante prática.

Não sou profeta, mas prevejo os bons serviços que este autor prestará a todos os que aspiram por uma literatura honesta e fidedigna, fundamentada nas sagradas escrituras, os Śāstras, de validade eterna. Impressiona a cultura escriturística deste jovem autor. E isto é coisa rara.

A obra oferece segurança ao estudioso que, persistente na busca da verdade, se arrisca neste ululante e festivo “mercado” de falcatruas de Yoga, muito próprio do consumismo estupefaciente.

Como velho estudioso do Yoga, que sempre se negou a comprar falsificações e nunca se deixou seduzir por preços de liquidação, festejo o auspicioso trabalho do Pedro, quem, embora ainda jovem neste seu atual corpo atlético de escalador e surfista, informa, motiva, esclarece, com lucidez e honestidade, sobre a Sabedoria Eterna, revelando a maturidade de um venerável ancião.

Namaste.

Visões

॥ हरिः ॐ ॥ 

Aqui há mais livros e outros recursos
para praticar e estudar Yoga.

ॐ द्यौः शािन्तरन्तिरक्षं शािन्तः ।
पृिथवी शािन्तरापः शािन्तरोषधयः शािन्तः ॥

वनस्पतयः शािन्तिवर् श्वेदेवाः शािन्तब्रर्ह्म शािन्तः ।
सवर्ं शािन्तः शािन्तरेव शािन्तः सा मा शािन्तरेिध ॥
ॐ शािन्तः शािन्तः शािन्तः ॥

oṁ dyauḥ śāntirantarikṣaṁ śāntiḥ |
pṛthivī śāntirāpaḥ śāntirośadhayaḥ śāntiḥ ||

vanaspatayaḥ śāntirviśvedevāḥ śāntirbrahma śāntiḥ |
sarvaṁ śāntiḥ śāntireva śāntiḥ sā mā śāntiredhi ||
oṁ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ ||

Oṁ. Que a paz irradie no céu e no vasto espaço.
Que a paz reine sobre a terra e sobre as águas.
Que haja paz nas plantas, árvores e arbustos.
Que todas as forças da natureza estejam em paz.

Que haja paz no Ser [em todas as manifestações].
Que sempre exista paz em tudo. Que haja paz na paz.
Que a paz cresça em mim. Oṁ paz, paz, paz.
Yajurveda, XXXVI:17

YouTube video

॥ हरिः ॐ ॥ 

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

subhashita

Subhāshitas, Palavras de Sabedoria

Pedro Kupfer em Conheça, Literatura
  ·   1 minutos de leitura

11 respostas para “Visões do Yoga”

  1. Não há palavras ! Gratidão. Entendo que minha felicidade não venha a depender de fatos externos mas neste caso, tratando-se de Yoga e vedanta, ela vem sim.
    Hari OM

  2. Poesia em forma de Yoga!! Uma bênção ter acesso aos conhecimentos milenares dos vedas de maneira tão natural e singela . Gratidão Pedro Kupfer, por nos proporcionar isto!

  3. Obrigado por compartilhar esse material. Um trabalho muito precioso para todos nós. Usarei em minhas aulas para me inspirar e inspirar aqueles que por aqui passarem! Gratidão!

  4. Pedro e Ângela. Obrigado pela dedicação e trabalho de tradução. Pelo desprendimento em disponibilizar tão bela obra. Espero usá-lo como tema em minhas aulas e que possam nos ajudar em nossas reflexões e meditações. Meu sincero apreço. Saúde e paz para todos. Hari Om

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *