Começando, Pratique

Yoga não é só técnica: Yoga é cultura

Muitos autores afirmam que o Yoga é um conjunto de técnicas práticas. No entanto, a definição do Yoga como pura e simples prática é incompleta, pelo fato de que ele vai muito além de seus aspectos técnicos.

· 3 minutos de leitura >
cultura

Yoga é cultura

Alguns autores e professores afirmam que o Yoga é um conjunto de técnicas práticas. No entanto, a definição do Yoga como pura e simples prática é incompleta, pelo fato de que ele vai muito além de seus aspectos técnicos.

Vejamos a definição de prática segundo o Dicionário Houaiss: prática é o “ato ou efeito de fazer algo, ação, execução, realização. Execução de alguma coisa que se planejou. Execução rotineira de alguma atividade. Maneira usual de fazer ou agir”. Porém, sabemos que o Yoga é muito mais que isso.

A definição de Yoga tampouco se encaixa bem com o conceito de ciência que, segundo o mesmo dicionário, é um ‘processo racional usado pelo homem para se relacionar com a natureza e assim obter resultados que lhe sejam úteis’.

Yoga tampouco é apenas uma arte, embora seja por momentos apresentado como uma arte para saber viver, e exista gente que prefira vê-lo como tal.

inside

Pela compreensão que temos sobre o tem, o termo Yoga encaixa-se melhor com a palavra cultura. O que é cultura? Na definição do Dictionary of Cultural Literacy, cultura é “A soma de atitudes, costumes e crenças que distingue um grupo de pessoas dos demais, transmitida através de uma linguagem, objetos materiais, rituais, instituições e expressões artísticas, de uma geração à seguinte”.

As atitudes e costumes dessa cultura que é o Yoga configuram seu decálogo ético, ensinado pelo sábio Pátañjali no séc. IV a.C. São verdades universais atemporais que nos ajudam a viver uma vida harmoniosa com a sociedade e com nós mesmos.

As crenças do Yoga fazem parte do elo que este mantém com a civilização vêdica, em cujo seio nasceu, e que até hoje o vincula inalienavelmente com o hinduísmo.

Essas crenças se manifestam nas práticas de pūjā, a adoração ritual, nos mantras e na presença constante dos deuses e heróis da mitologia hindu em seus textos sagrados.

Faz parte ainda dessa cultura a visão do universo como uma unidade, e a espécie humana como uma grande família. Cumprimentar-se de uma forma determinada, vestir-se de uma forma determinada, alimentar-se de uma forma determinada, são alguns dos elementos da cultura yogika.

O Yoga possui sua linguagem própria, a sagrada e bela língua sânscrita, com a qual define conceitos e idéias transmentais que não podem encerrar-se em palavras em nenhuma outra língua vernácula.

Tem igualmente seus objetos materiais, usados para facilitar certas práticas, rituais que remetem ao hinduísmo, escrituras sagradas e formas de arte próprias, que fazem parte da herança que recebemos da geração anterior à nossa, a qual recebeu essa cultura da anterior numa corrente contínua que remonta até a mais profunda noite das idades.

Ao mesmo tempo, a cultura do Yoga é uma ferramenta de transformação humana capaz de eliminar os condicionamentos gerados por formas de comportamento estandardizadas.

Porém, nenhum desses aspectos do Yoga se encaixa na definição da palavra prática que vimos acima. Portanto, despido desses elementos, o Yoga deixaria de ser o que é, transformando-se unicamente num instrumento para o bem-estar, a manutenção da saúde e o autoconhecimento.

Mas porque o conceito de cultura yogue é tão importante no momento que estamos vivendo? Essa discussão sobre a definição do Yoga nasce da constatação de que, no futuro, o Yoga irá mudar inevitavelmente.

cultura

Porém, a forma em que ele irá mudar será determinada pela evolução interna da essência dessa cultura, assim como pela sua interação com o meio onde ela existe.

Desde dentro do Yoga, seus praticantes verão essa cultura transformar-se, mudando para melhor ou para pior, dependendo da visão de cada um. No entanto, o Yoga continuará existindo e evoluindo e, desde que a essência se mantenha, essa profunda filosofia continuará transformando a vida de muitos.

No entanto, o grande desafio para nós está no sentido de encontrar formas de contribuir para a cultura do Yoga, de forma a enriquecê-la e preservá-la, evitando que se percam seus aspectos mais sutis e difíceis de captar. Se não fizermos isso, que Yoga vamos deixar para nossos netos?

O grande estudioso Surendranath Dasgupta escreveu em seu livro Yoga as Philosophy and Religion:

“É errôneo pensar – como muitas pessoas fazem – que o único interesse do Yoga seja seu lado prático. Suas doutrinas filosóficas, psicológicas, cosmológicas, éticas e religiosas, assim como suas doutrinas em relação à matéria e à mudança, são extremamente interessantes e têm, definitivamente, assegurado um lugar na história do progresso do pensamento humano”.

“Dessa forma, para uma compreensão correta dos assuntos essenciais dos mais elevados pensamentos da Índia, assim como para uma compreensão correta do lado prático do Yoga, esses conhecimentos são indispensáveis”.

॥ हरिः ॐ ॥

+ sobre Yoga aqui,
aqui e aqui

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

3 respostas para “Yoga não é só técnica: Yoga é cultura”

  1. Olá, Gostaria de um artigo sobre OM,

    abraços.
    Jolari.

    Use o mecanismo de busca deste site. Tem varios artigos sobre o tema.
    Namaste!

    Pedro.

  2. Pedro, acaba de adquirir uma nova fã de seus textos e praticante de yoga. Iniciei a faculdade de yoga há duas semanas e estou adorando a cultura, a filosofia, a prática.. tudo, simplesmente um equilíbrio. Peço permissão para colocar em meu blog alguns trechos de seus materiais, abraços Jolari.

    Fique à vontade, Joelma. Namaste!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *