Conheça, Tantra

Andando no Fio da Navalha: o Caminho do Hatha Yoga

O objetivo último do Hatha Yoga é a realização de Deus, a iluminação, aqui e agora, num corpo divinizado ou imortal. Muitas vezes essa realidade é expressa com o símbolo do estado de equilíbrio ou harmonia (samarasa) no corpo, no qual a energia vital, costumeiramente difusa, estabiliza-se por fim no canal central.

· 1 minutos de leitura >
āsanas

Uma citação do Kularṇāva Tantra (9.41) afirma o objetivo último do Haṭha Yoga, que é a realização de Deus, a iluminação, aqui e agora, num corpo divinizado ou imortal.

Muitas vezes essa realidade é expressa com o símbolo do estado de equilíbrio ou harmonia (samarāsa) no corpo, no qual a energia vital, costumeiramente difusa, estabiliza-se por fim no canal central.

Essa ideia está presente no próprio termo Haṭha Yoga, que se explica esotericamente como a união (Yoga) do ‘sol’ e da ‘lua’, a conjunção dos dois grandes princípios ou aspectos dinâmicos do corpo-mente.

A força vital (prāṇa) polariza-se ao longo do eixo da coluna. Afirma-se que o pólo dinâmico (representado por Śakti) fica na base da coluna e o pólo estático (representado por Śiva), no topo da cabeça.

O Caminho do Hatha

A obra do haṭhayogin consiste em unir Śakti e Śiva. Para que aconteça esse casamento, porém, é preciso antes estabilizar a corrente alternada de força vital que anima o corpo.

Esse fluxo dinâmico (comumente chamado de hamsa) tem um pólo positivo e um negativo; sobe e desce pelo lado esquerdo e o lado direito do corpo 21.600 vezes por dia (1).

A corrente positiva tem o efeito de esquentar, e a negativa, o de esfriar. No nível material, elas correspondem respectivamente aos sistemas nervosos simpático e parassimpático.

Segundo o modelo tântrico do corpo humano, o canal axial (chamado suṣumṇā) é circundado pelas nāḍīs idā e piṅgalā, de forma helicóide. Piṅgalā é o conduto ou o fluxo da força solar, à direita.

A sílaba ha na palavra haṭha também representa a força solar do corpo e a sílaba ṭha representa a força lunar. A palavra Yoga significa a conjunção das duas, que é o estado extático de identidade entre o sujeito e o objeto.

caminho do hatha

O objetivo primeiro do Haṭha Yoga é o de interceptar as correntes da esquerda e da direita e concentrar a energia bipolar no canal central, que começa no cakra da base ou mūlādhāracakra, onde se diz que a kuṇḍalinī permanece adormecida.

Esse esforço perseverante de redirecionar a força vital tem efeito sobre a kuṇḍalinī, que fica então mobilizada.

Essa ação pode ser comparada à de um malho que golpeia repetidamente a bigorna; por isso, o sentido comum e exotérico da palavra haṭha é ‘força’.

O caminho do Hatha Yoga é uma jornada de força na qual a força vital intrínseca ao corpo é usada para a transcendência do ego.


(1) Segundo a Gheraṇḍa Saṁhitā (5.80), o haṁsā – também chamado de Gāyatrī mantra espontâneo – opera nas narinas, no coração e no mūlādhāra cakra, na base da coluna.

॥ हरिः ॐ ॥

Extraído do livro A Tradição do Yoga (traduzido por Marcelo Brandão Cipolla), Editora Pensamento, São Paulo, e digitado por Cristiano Bezerra. Copyright (c) 2001 Georg Feuerstein, Yoga Research and Education Center.

Faça o download gratuito deste livro, em sua edição inglesa, aqui
Leia a Gheraṇḍa Saṁhitā completa, em português, aqui
Saiba mais sobre o caminho do Hatha Yoga aqui

॥ हरिः ॐ ॥

+ posts
subhashita

Subhāshitas, Palavras de Sabedoria

Pedro Kupfer em Conheça, Literatura
  ·   1 minutos de leitura

2 respostas para “Andando no Fio da Navalha: o Caminho do Hatha Yoga”

  1. Oi Pedro!Estava fazendo umas pesquisas por aqui , e encontrei esse errinho :
    “O idá é o conduto ou o fluxo da força solar, à direita. ”
    bjo

    1. Ida – Narina Esquerda, testículo direito, também chamada Candra Nadi (Nadi da Lua). Representa a Lua, Tha, frio e corresponde ao Parasimpático.Pingala – Narina Direita, testículo esquerdo, também chamada Suria Nadi (Nadi do Sol). Representa o Sol, Ha, calor e corresponde ao Simpático.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *