Jñána mudrá significa \'o gesto que outorga o conhecimento\'. Os dedos indicador e polegar se unem pelas pontas, formando um círculo, e os outros permanecem juntos e descontraidamente estendidos. Este mudrá também recebe o nome de shráddha prána kriyá, significando shráddha atenção, verdade, lealdade. Prána kriyá refere-se à dinamização da energia vital.

Este mudrá é amplamente utilizado para a prática de pránáyáma e meditação. Fecha um circuito eletromagnético no corpo sutil do praticante, impedindo que a energia se disperse durante a prática de Yoga. Estimula a respiração e a irrigação sangüínea no cérebro, aumenta as capacidades intelectuais e a memória e facilita a concentração no ájña chakra, centro do conhecimento intuicional.

Se você for usar este gesto para respiratórios ou concentração, lembre que a posição sentada deve ser estável porém cômoda, mantendo a coluna vertebral naturalmente ereta, os ombros, braços e pernas relaxados e a fisionomia descontraída. No contexto da dança, simboliza sinais favoráveis, cerimônias auspiciosas, determinação, decisão, ensinamentos, guirlandas de flores, meditação, o yantra Om. Na iconografia hindu simboliza sabedoria.

    COMENTÁRIOS

    Comentar artigo