Pratiloma significa oposto. É feito exatamente ao contrário do anuloma, com a inspiração alternada e a expiração por ambas narinas. Exale todo o ar. Faça jalándhara bandha durante o tempo todo. Utilizando o jñána mudrá, feche a narina esquerda e inspire pela direita, que deverá permanecer parcialmente obstruída pelo gesto. O ar deve entrar muito lentamente nos pulmões. Faça kúmbhaka com jalándhara e múla bandha.

Expire pelas duas narinas, devagar e silenciosamente. Sempre em jalándhara bandha, inspire profundamente pela esquerda. Retenha o ar. Exale pelas duas. Aqui você completou um ciclo. Faça de oito a dez, para obter resultados relevantes. É recomendável introduzir a contagem do ritmo, para regular melhor o fluxo do ar. Aqui poderemos usar o ritmo quadrado, o 1:2:2:* ou ainda o 1:4:2:*, para quem já tiver um certo tempo de prática. Se você quiser, poderá ainda fazer a contagem desse ritmo acompanhada por manasika japa, a repetição mental de um mantra. Essa dica vale para todos os exercícios que utilizem a respiração ritmada. É possível combinar este exercício com as técnicas de viloma pránáyáma, introduzindo pequenas pausas ou retenções durante a inalação ou a exalação.

Efeitos: os mesmos que o anuloma pránáyáma.

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