Nádí shodhana significa purificação das nádís. Este respiratório é importantíssimo no Yoga, pois promove o bhúta shuddhi, a limpeza do corpo sutil, requisito preliminar e indispensável para as práticas mais avançadas. Sentado em uma posição firme e agradável, com as costas eretas e as mãos em jñána ou vishnu mudrá, esvazie por completo os pulmões. Obstrua a narina direita e inale pela esquerda. Retenha o ar nos pulmões.

Feche a narina esquerda e exale pela direita. Aqui você completou um ciclo. Inspire por essa mesma narina e retenha o ar. Com eles cheios, troque de narina, expirando pela esquerda. Faça 20 ciclos, lembrando sempre que só deve trocar a narina em atividade com os pulmões cheios e nunca quando eles estiverem vazios.

Quando estiver desenvolvendo facilmente a mecânica do nádí shodhana acrescente o ritmo, começando com a proporção 1:1:1:0. Depois, se estiver se sentindo bem dentro dele, poderá passar para os ritmos 1:2:2:0 e 1:2:2:* e posteriormente, os de proporção 1:4:2:0 e 1:4:2:*, que são os mais potentes.

O nádí shodhana kúmbhaka deve ser silencioso e agradável. Se em algum momento você sentir que está perdendo o fôlego ou que está ficando ofegante, deverá reduzir proporcionalmente a duração de cada fase até achar o tempo ideal para a sua capacidade pulmonar individual.

Efeitos: este pránáyáma é ótimo para revigorar o sistema nervoso, melhorando o rendimento da pessoa no plano intelectual, mantendo a saúde do corpo de modo geral e preparando-o para o processo de despertar da kundaliní através do seu efeito sobre as nádís. Os sinais visíveis desta purificação do corpo sutil são perfeito estado físico, pele suave e brilhante e muita energia.

    COMENTÁRIOS

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  1. Carlos

    Pedro,

    Tenho duas perguntas:

    - Li em algum lugar que o homem deve fazer a prática inspirando de uma narina (que não sei qual é) e a mulher inspirar pela narina contrária. Isso é relevante ou a prática sendo iniciada pela narina direita pode ser feita, independente do gênero?

    - A respiração inicia e termina pela mesma narina? Agradeceria se pudesses me ajudar a responder estas perguntas. Obrigado e parabéns pelo site.

    Carlos.

     

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    1 -- As duas formas de fazer a respiração alternada sao boas tanto para homens quanto para mulheres. Começando pelo lado esquerdo há um efeito de mais relaxamento e calma. Começando pelo direito, obtém-se mais foco e energia.

    2 -- Sim.

    Abraço. 

    Pedro Kupfer. 

     

     

     

     

     


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  2. Vanessa

    Olá,

    Não entendi o 0 e o * na explicação dos ritmos respiratórios, conheço a respiração 1:4:2, mas não conheço 1:4:2:0 e 1:4:2*.

    Grande abraço.

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    0 = sem retenção.

    * = retenção livre.

    Boas práticas! 


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