Este exercício vai nos servir para desenvolvermos o tempo de retenção com os pulmões vazios, chamado shúnyaka (vazio) ou báhya kúmbhaka (retenção interna).

A maioria das pessoas tem dificuldades nesta fase da respiração, razão pela qual é aconselhável não forçá-la. No caso da técnica que vamos descrever a seguir, o shúnyaka deverá ser desenvolvido sem esforço.

O ritmo que utilizaremos será 1:0:2:4. Sentado na posição de sua preferência, elimine todo o ar dos pulmões. Inspire agora pela narina esquerda, mantendo a direita obstruída, usando o vishnu mudrá. A inspiração deverá ser profunda e completa, fazendo a contagem de, por exemplo, quatro mátras.

Não faça retenções com os pulmões cheios. Expire pela narina direita em oito mátras. Quando os pulmões estiverem vazios recolha o abdômen, contraia os esfíncteres e contraia a garganta, inclinando a cabeça para a frente mas sem pressionar o queixo contra o peito, fazendo assim o bandha traya. Conte dezesseis mátras, mantendo o shúnyaka, sem inspirar.

Inspire agora pela narina direita elevando a cabeça, em quatro mátras. Não retenha o ar e logo em seguida expire em oito tempos pela narina esquerda. Retenha novamente a respiração com os pulmões vazios, durante dezesseis tempos, repetindo o bandha traya.

Um ciclo completo é assim: inspiração pela narina esquerda, expiração pela direita, retenção; inspiração pela direita, exalação pela esquerda, retenção. Faça dez ciclos completos.

Efeitos: aquieta as ondas mentais, possui efeito catabolizante sobre o consumo de energia orgânica. Reduz a irrigação sangüínea na área do cérebro, diminuindo conseqüentemente a quantidade de oxigênio. O objetivo dessa redução é facilitar o controle das instabilidades da consciência (vritti). Produz intenso calor, fortalece o sistema nervoso e desenvolve as faculdades mentais. Esta prática é desaconselhada para pessoas com problemas cardíacos ou de hipertensão e também para quem está começando, pois, feita de maneira incorreta, pode comprometer o sistema nervoso.

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