Começando, Pratique

Yoga: Prática ou Sabedoria?

Muito se fala a respeito do Yoga. Diversas definições foram dadas, mas sempre temos a sensação de que alguma coisa fica faltando; de que ele se recusa a ficar aprisionado num conceito teórico, pois essas quatro letras juntas significam muitas coisas. Porém, o Yoga acaba sendo sempre mais do que as palavras podem dizer.

· 4 minutos de leitura >

Yoga: o que é, afinal? Muito se fala a respeito dele. Diversas definições foram dadas, mas sempre temos a sensação de que algo falta; de que ele se recusa a ficar aprisionado num conceito, pois essas quatro letras juntas significam muitas coisas.

Porém, o Yoga acaba sendo sempre mais do que as palavras podem dizer.

Algumas pessoas definem o Yoga como arte ou ciência. Outras, como exercício ou técnica. Outras, como doutrina ou religião. Há gente que pensa que o Yoga seja um estilo de vida ou uma cultura.

Yoga: para que serve?

Originalmente, o Yoga nasceu como uma visão muito especial sobre o ser humano e seu papel na ordem das coisas, que incluia um caminho prático para o crescimento pessoal.

Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo. Uma das possíveis traduções da palavra Yoga que figuram no dicionário sânscrito é união, mas igualmente significa aplicação.

Ou seja, o Yoga seria o meio e o fim ao mesmo tempo. Jaideva Siṅgh, no comentário do Vijñānabhairava (p. XIII), um antigo texto tántrico, afirma:

“A palavra Yoga é usada tanto no sentido de união (com o Divino) como no de veículo (upāya) para essa união. […] Desafortunadamente, nenhuma palavra foi tão profanada nos tempo modernos como a palavra Yoga.

“Andar sobre o fogo, tomar ácido lisérgico, parar o batimento cardíaco, etc. se consideram Yoga quando, a bem da verdade, não têm nada a ver com ele.

“Mesmo os poderes psíquicos [siddhis] não são Yoga. Yoga é Consciência; transformação da consciência humana em Consciência Divina.”

Yoga o que é?

Assim, podemos considerar que ele seja um meio e um fim ao mesmo tempo. Tudo o que fazemos na vida são meios para obter coisas.

O que fazemos agora é um fim em relação a outra coisa, que por sua vez será um meio para realizar uma terceira, e assim sucessivamente.

Porém, deve haver alguma coisa que seja apenas um fim em si mesmo, um fim último, que não sirva como meio para mais nada.

Cabe lembrar igualmente que não existem fins separados dos seus meios. Para o yogi, a liberdade é esse objetivo supremo.

Perfeição na ação

Em sânscrito, liberdade se diz mokṣa. Concretamente, mokṣa é libertar-se de condicionamentos e crenças, obstáculos para o crescimento, a plenitude e a realização da própria felicidade.

Ensina a Bhagavadgītā: Yogaśkarmaśu kauśalam (“Yoga é perfeição na ação”). Essa é uma visão tão ampla como simples da prática: qualquer ato pode fazer-se como prática yogika, contínua e constante.

Mas aqui temos um paradoxo: o que significa perfeição?

A perfeição na ação não deve tomada no sentido de fazer uma ação “perfeita” na execução dos seus detalhes (por essa conta, um ladrão hábil poderia ser considerado um yogi), mas em fazer fluir as próprias ações em harmonia com o dharma, o bem comum, reconhecendo que nosso privilégio é escolher como, quando e onde agir, mas não tentar controlar ou escolher os resultados das nossas ações.

Noutras palavras, perfeição significa viver consciente. Ao mesmo tempo, deve tomar-se o cuidado de não deixar que a busca dessa perfeição se transforme em uma obsessão.

O grande sábio Patañjali explica o mesmo com outras palavras nos Sūtras, II:26: “Discernimento constante é o meio para destruir a ignorância”. A ignorância sobre nós mesmos é a causa de todas as formas de sofrimento e aflição.

Yoga

Por outro lado, o Yoga não fica no plano das ideias nem se restringe unicamente a uma série de exercícios feitos na sala de prática.

Com isso em mente, podemos dizer que praticar o Yoga é como participar de um jogo: conhecendo as regras, jogamos por amor, relaxados, para conviver, apoiar e crescer junto àqueles que amamos.

Mesmo se você não tivermos nenhuma experiência com os detalhes técnicos dos exercícios do Yoga, lembremos que nossas atividades diárias, como trabalhar, criar os filhos ou estudar, podem ser vistas como prática.

É por isso que o Yoga é um jogo, cuja única regra é permanecer totalmente consciente o tempo todo, de cada ato, a cada momento.

Talvez possamos achar que ele é algo separado de nós mesmos ou do nosso dia-a-dia. Algo que fazemos em algum momento e deixamos de fazer no momento seguinte, como ir às compras ou falar ao telefone.

O Yoga é para ser vivido, de maneira atenta e equânime. Esse viver consciente, essa atentividade constante é a essência da prática e ao mesmo tempo o fruto do amadurecimento emocional, que é um processo gradual.

Por isso, não convém dizer “eu faço Yoga”, pois, em verdade, nós não fazemos Yoga. Ele já está feito! Entramos em união com a nossa própria natureza, com aquilo que sempre fomos, através da atitude da equanimidade.

Isso tem a ver com o viver, com estar plenamente cientes do momento presente, com o ar que entra pelas nossas narinas enquanto lemos isto.

Se não formos usar o Yoga como ferramenta para o crescimento, não faz muito sentido querer estudar sobre ele.

Isso equivaleria a contentar-se com ver uma foto da praia, ao invés de ir pessoalmente dar um mergulho nela.

Yoga o que é?

O Yoga é para todos. É para seres humanos, e não consiste em substituir o sistema de valores ou mitologias do mundo ocidental por outro exótico, não é escapismo ou uma resposta desesperada ao vazio que a sociedade oferece.

A partir da definição que Patañjali dá nos Sūtras, II:2 “Yoga é a supressão da [identificação com] as modificações da psiquê”, vemos que a prática começa numa sede profunda por transcender os condicionamentos.

Vemos a necessidade de desenvolver as potencialidades humanas e realizar aquela que é a mais alta aspiração humana: ousar viver a plenitude e a felicidade.

O método pelo qual pretende-se atingir esse objetivo é a reflexão para a autocompreensão e o encontro do nosso lugar na ordem maior.

Nesse contexto, a prática de āsanas, prāṇāyāmas e meditações busca reavaliar valores e paradigmas, libertar o corpo vital das inevitáveis couraças que fomos criando ao longo do tempo e polir o espelho do coração para que as emoções possam refletir a plenitude.

Múltiplo em suas diferentes correntes e manifestações, o Yoga foi sempre fiel a um modo de ver o homem e de serví-lo: após a disciplina e a paciência exigidas pela prática, sente-se a calidez da sua solicitude carinhosa por todos e respeito por toda a criação.

Seu caminho é radical mas acessível a todos e nos leva ao reconhecimento de que já somos a felicidade que estávamos buscando. Boas práticas

॥ हरिः ॐ ॥

Dicas sobre ensinamento e prática aqui
Mais dicas da Yoga Journal (em inglês) aqui

॥ हरिः ॐ ॥

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

41 respostas para “Yoga: Prática ou Sabedoria?”

  1. Só quem realmente vive o Yoga poderia dar uma “definição “ tão sensível como essa. Gratidão pelas palavras????????

  2. Lindo texto! Sensível… Parabéns e gratidão por compartilhar.

  3. Só posso dizer que este texto não apenas “fala” sobre Yoga.
    Este texto É Yoga. “Apenas” excelente.
    Um dia ainda o terei como acharya, Pedro.
    Assim como um de meus professores foi seu aluno.
    Namaste.

    1. Parabéns, Pedro, pelo excelente e elucidativo texto.Algum centro de Yoga em Belo Horizonte, se possível próximo ao bairro Buritis para me indicar?Namaste!

  4. Pedro, há tempos tenho praticado e tentado viver em yoga e, de tempos em tempos, os vendavais da vida me tolhem, a consciência turva-se e os pensamentos abundam em distração! Mas, lá no fundo do meu coração, sei que o Yoga é maior e é, ao mesmo tempo, toda essa vivência! E sempre, sempre tenho comigo a certeza de que posso recorrer às suas palavras, sempre sábias, bem colocadas, sendo um abrigo aos temporais! Muita gratidão pela sua generosidade em compartilhar conosco seus estudos, seus esforços e toda a paz que você transmite! Tenho fé que um dia poderei agradecer-lhe pessoalmente! Namaste! Geisa

  5. Minha eterna gratidão pelos seus esclarecimentos! Ótimo texto! Um grande abraço.

  6. Querido Pedro, satisfação e alegria em ver sua pagina! Vc é um iluminado, irmão. Seu texto corresponde ao seu grau de conhecimento! Espero encontrá-lo um dia! Grande abraço!

  7. Tinha um entendimento equivocado sobre yoga e seu texto foi bastante esclarecedor. Ainda estou me preparando e buscando conhecimento para viver nessa consciência. Agradeço pelo texto!

  8. Lindo texto, obrigado por compartilhar e que possamos sempre viver em yoga. Namaste.

  9. Precioso. Sempre achei que yoga fosse exercicio e respiração somente.
    Obrigado por compartilhar este saber!

  10. Na tentsativa de ajudar uma grande amiga em depressão, busquei aqui, conhecer um pouco sobre yoga. Seu texto está bem didático. Obrigada!.. Vou mostrar a ela. Consuelo

  11. Joana yoga – Advaita Vedanta
    Encontra-se disponível para leitura em português, no site sriramanamaharshi.org, o livro “O Evangelho de Maharshi”, na seção “Digital Library”.

  12. Obrigada por compartilhar seu conhecimento, Pedro! Adoro seus textos!

  13. É isso, lindo texto, de um profundidade que toca lá dentro, confortando. Esse é o verdadeiro caminho, o autoconhecimento, a pratica diária em todas as suas ações e reflexões. Grata, pelas belas palavras. namaste.

  14. Ha três
    meses atras comecei a fazer IOGA por causa de depressão, confesso que me sinto bem vendo seu comentário, na verdade não sei muito bem o que significa, faço os exercícios , porém teoria não sei quase nada gostaria de mais informação sobre o assunto se possível.

  15. adorei o texto.Nos precisamos ler muito,para poder entender que e yoga `e maravilhoso. muito obrigado.precisamos praticar .

  16. Texto maravilhoso! Inspirador!
    Mta coisa me guia ao yoga nos últimos tempos, mas não sei põe onde começar. Se tenho que abdicar de tudo e me dedicar a isso.
    Essa vida com o nível de consciência padrão não me traz felicidade, somente passageira, mas falta algo sabe? nao me sinto satisfeito mesmo tendo vitorias na vida material, parece que tudo e em vão! Como na música “ouro de tolo” de Raul Seixas: “pq foi tão fácil conseguir e agora me pergunto e dai? Eu tenho uma porção de coisas grandes p conquistar e não posso ficar aí parado.”
    Já tive experiências que me marcaram mto e que me abriram uma nova realidade, dessa busca interior, “do retorno a casa!” Tenho uma conexão mto grande com meu corpo. Mas agora To perdido, porém tentando retornar ao caminho!
    Percebi que realmente tem q ser um trabalho constante de dedicação! Do contrario não surte efeito e tudo pode retornar ao zero!
    Tenho medo de não conseguir apesar de ter sentido a consciência, a paz!
    Peco a Deus forca e foco p manter as prioridades e me libertar da mediocridade do ego!
    Abraço e se tiver alguma dica manda aí.

  17. Li pela primeira vez algo sobre yoga. Gostaria de conhecer melhor e praticar, não sei como parar, pensar e deletar os pensamentos. Estou em perfeita harmonia com a vida e família, entretanto necessito me conhecer melhor pois já ouvi falar muito sobre as técnicas de yoga, entretanto não sei por onde começar.

  18. Li pela primeira vez algo sobre yoga. Gostaria de conhecer melhor e praticar, não sei como parar, pensar e deletar os pensamentos. Estou em perfeita harmonia com a vida e família, entretanto necessito me conhecer melhor pois já ouvi falar muito sobre as técnicas de yoga, entretanto não sei por onde começar.

  19. Excelente, texto. Semple tive curiosidade sobre o YOGA, mas em virtude de uma vida extremamente corrida, semple fui deixando o tempo passar. Hoje aos 36, pai de duas filhas, estou me inteirando, leio um pouco sobre o assunto, e cada dia descubro que vai além da que eu imagino. Att.

  20. Olá! moro em Maputo-moçambique na África e li seus artigos e fiquei muito encantada com suas palavras. Pratico yoga durante a semana com exercícios físicos, mas também com respiração e concentração no estar viva. Mas, os seus artigos são maravilhosos, pretendo continuar lendo e a cada dia melhorando minha consciência, meu espírito!

  21. GOSTEI MUITO DO TEXTO E ACREDITO TAMBEM QUE NÃO ADIANTA ESTUDAR YOGA TEM QUE PRATICA LA……E UM MODO DE OBTER RESULTADO DA YOGA É ANIQUILANDO O EGO PRIMO………..DEMOREI VINTE E DOIS ANOS PARA ENTENDER A YOGA……YOGA É PRATICA…SOU FELIZ COM ELA.GRAÇAS A TODOS.

  22. Gostei muito do texto. Muito bom.
    Entendo que é uma rendição perante a vida, perante a natureza. De nos entregarmos e abrirmos mão de vontades e desejos para podermos então nos libertarmos para uma vida plena!
    Abç

  23. Eu adorei o texto, fui críada dentro do Cristianismo, mas sou aberta as coisas que abram meus olhos, coração e espiríto para o bem, amor e iluminação. Esse texto chamou minha atenção e cutucou minha curiosidade referente ao assunto. Quero aprender, conhecer melhor sobre o assunto, estarei sempre por aqui.

  24. Pois é, este realmente é meu nome de batismo. Mas para mim o que tem sido mais engraçado é o fato de eu ter nascido em berço cristão com um nome Índiano.
    No entando já faz muito tempo que eu não venho praticando o Cristianismo, no sentido de ir a Igreja essas coisas… Porém recentemente eu sinto como se Deus estivesse me chamando, me pedindo para voltar a acreditar.
    E fora lendo um livro que eu vim a descobrir a prática da Yoga e o que me deixou mais feliz é saber que é uma prática sem dogmas, sem religião.
    Mas eu não sei como começar e sei que não tem como começar sozinho. Yoga para mim é diferente do Cristianismo ao qual eu cresci com ele, Yoga para mim é algo novo e eu não sei por onde começar.
    Eu não quero apenas fazer exercício eu quero o espiritual tb, eu quero a busca da iluminação. Mas não existe um guru na minha cidade e eu estou a espera de que Deus possa me mandar um enquanto eu busco… me sinto bem perdida.
    Obrigada pelo texto realmente inspirador.

    1. gostaria muito de desenvolver o assunto com vc MAHANA; e só para adiantar é salutar assumir no coraçao do ser humano que O AMOR é vida, é alegria e resgata nossa conciencia, nos dando um discernimento elucidado dos misterios divinos e humanos do nosso È (SER) !!! DEUS te ABENÇOE…

    2. gostaria muito de desenvolver o assunto com vc MAHANA; e só para adiantar é salutar assumir no coraçao do ser humano que O AMOR é vida, é alegria e resgata nossa conciencia, nos dando um discernimento elucidado dos misterios divinos e humanos do nosso È (SER) !!! DEUS te ABENÇOE…

  25. O que mais me chamou atenção neste seu texto, é que o objetivo do Yoga nos colocar alertas; e como esse estado de alerta muda a nossa percepção do passar do tempo. Fazemos tudo no nosso dia a dia tão automaticamente que nem nos lembramos do fato de estarmos vivos. Isso me assusta…

    Um dos aspectos que vejo na prática do yoga, são alguns preconceitos… o fato de o praticante ser um hippie porque pratica yoga; ou o fato de ter mais consciêcia torná-lo um “maluco”…. hehehe

    Sou iniciante, e adorei o blog, vou continuar me informando!

    Obrigada pelos textos…

    Alice – Porto Alegre – RS

  26. Gostaria de expressar minha imensa gratidão por estar viva e poder ter acesso a esse aprendizado.
    Ha tres anos venho tentando incorporar o Yoga na minha vida e tentando entender o porque
    de uma certa “resistência”, que me impede de sentir a plenitude da pratica.
    Se libertar dos nossos condicionamentos exige essa consciência diaria, exercício que nao se alcança sem um trabalho árduo. Onde o conhecimento se torna imprescindível. Palavras como estas podem ressoar tao fundo que seus significados auxiliam o caminhante a encontrar a verdadeira essência.
    Muito obrigada por me proporcionar esta reflexao.

  27. Sou iniciante na prática de yoga, gostaria que me indicassem os pranaianas e os asanas recomendados para pessoas com glaucoma. Pois em algumas posiçoes sinto que a pressão intraocular se eleva . A professora sempre orienta que quem tem problemas cardiácos, pressão alta, glaucoma… Evitar alguns asanas e pranaianas, porém gostaria de obter mais informação sobre esse assunto.
    Atenciosamente.
    Celma.
    Namastê.

  28. Não vemos as coisas como elas são, senão como somos nós mesmos.

    No momento em que deixamos de ser \\\’nós mesmos\\\’ (o ego), a natureza da realidade se desvela como ela é. ”
    A verdade cintida nessa frase é de extremo valor!
    Gostei muito!

  29. Que texto inspirador!!!! Cheio de tantas verdades… Obrigada por dar-me a oportunidade de lê-las!

  30. Como vi em alguns comentários, também moro na Zona Leste da cidade, infelizmente uma região carente de atividades como o Yoga. Gostaria de uma indicação de local na zona leste para a prática do Yoga.

  31. Incrível né Pedro?! Eu aqui me emocionando com uma reflexão tão básica como essa. Já tinha lido e até exaltado tu escrever isso: Ú-NI-CA regra é permanecer totalmente consciente o tempo todo, de cada ato, a cada momento. Mas aqui me tocou um pouco mais, talvez porque lembrei que apesar de ter exaltado isso quando li a primeira vez e ter até tatuado no meu pé para cada passo meu lembrar de aplicar os ensinos do Yoga a cada momento, por um segundo percebi que meus condicionamentos ainda me afastam desse praticar real. Obrigado por lembrar novamente! Espero ter aplicado um pouco mais esse ensinamento da próxima vez que eu ler isso aqui.

    Me tocou tb: ?Yoga é perfeição em todas as ações?, algo que reforça o que disse anteriormente, mas dessa vez sem precisar apontar o dedo, lembra de forma elegante que sou imperfeito e tenho alguns lixos descobertos outros para descobrir e desintegrar e assim serei enquanto não estiver em Yoga. E qdo chegar acredito que a imperfeição ainda existirá, mas não através dos atos do Ser.

    Que essas palavras possam regar mais uma vez esse chamado inicial do Yoga de se manter atento e consciente a todo momento. Todo momento. Que o Yoga se faça!Que o Yoga se responda! Que o Yoga traga a Paz a mim e a todos os seres! Harih om!

  32. O conhecimento do Yoga que tenho refere- se à meditação.
    Gostaria de saber onde posso praticar sendo que moro perto da penha?
    Grato.

    1. Realmente é uma dificuldade encontrar lugares para praticar Yoga, aqui na zona leste, mas nos CLUBES ESCOLA, da prefeitura tem pessoas que dão aulas de Yoga e Tai-Chi-Chuan, embora diferente da Yoga é também muito interessante sua prática, os clubes escola estão espalhados por todos os bairros da cidade, é só entrar no portal da prefeitura (esportes – clube escola) que tem o endereço de todos, com certeza você encontrará um perto de você, e é de graça.

  33. O site é muito interessante. O meu comentário pode se transformar em pergunta, pois sempre fico adiando a minha iniciação ao Yoga, talvez por não ter uma indicação certa de onde praticar, observando-se o conteúdo de todos os artigos lidos. Certamente que não adianta praticar só por praticar. Há de se atentar para a interiorização e conscientização dos benefícios que são oferecidos. Gostaria, a propósito, de receber uma dica de onde iniciar a prática na Zona Leste de São Paulo, bairro da Moóca, como também se existem locais com gratuidade. Aguardo resposta. Ary Campello.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *