Desde os tempos mais remotos, o verdadeiro Yoga tem se mantido como um conhecimento reservado, secreto, acessível apenas àqueles que estavam preparados para compreender esta forma até hoje revolucionária de ver o ser humano. A prática desta técnica milenar promove a unificação do Ser, o autoconhecimento e a realização humana em todos os níveis da existência. A nossa cultura ocidental, alicerçada sobre valores como progresso e tecnologia, ainda está muito longe de vislumbrar o verdadeiro poder latente no homem. Shrí Aurobindo disse com razão que os psicólogos ocidentais procuram enxergar a alma humana como quem tenta observar um elefante através de uma lupa.

Se observarmos o Yoga com alguma idéia preconcebida, tanto em contra quanto a favor, não poderemos elucidar a sua essência. Para que a investigação seja útil, exige absoluta isenção e objetividade. Um método de autoconhecimento, especialmente ao ser muito antigo, constitui parte essencial da História do pensamento humano. Desta forma interessa ao pesquisador, antropólogo ou historiador das religiões, independentemente do seu significado.

O Yoga está indissoluvelmente ligado ao homem no sub-continente indiano desde o alvorecer da civilização vêdica, uma das mais antigas do mundo, havendo exercido e exercendo até o presente momento uma significativa influência sobre milhões de pessoas. Porque um dicionário de Yoga? Sentimos a necessidade de esclarecer o verdadeiro imbroglio que é a transliteração do sânscrito para o português. Sem sermos sanscritistas, estudamos a fundo nas fontes mais autorizadas do fértil e variado universo desta fascinante língua.

A palavra é sempre expressão do mundo de quem a usa: o grande obstáculo, em se falando de conhecimento originário de outras culturas, é traduzir expressões alheias à nossa realidade. O principal objetivo desta obra é desvendar o significado profundo das expressões utilizadas pelo Yoga, muitas das quais não possuem uma tradução direta nas línguas ocidentais. Incluímos igualmente referências ao hinduísmo e à mitologia que consideramos pertinentes.

O leitor poderá eventualmente encontrar verbetes neste trabalho que não tenham aparentemente nada a ver com Yoga, como aqueles que falam de arqueologia ou lingüística. Porém, somos filhos do nosso tempo. E em nosso tempo, a História da Índia foi mal contada. Talvez daqui a duzentos ou trezentos anos esses pontos de vista já tenham sido assimilados pela opinião pública, mas hoje é necessário ressaltá-lo para conseguirmos ver o Yoga em sua verdadeira perspectiva histórica.

É sempre dificultoso para o estudante ou mesmo para o professor de Yoga memorizar as miríades de consoantes e a pronúncia correta dos vocábulos. Este manual de consulta, que tem a pretensão de ser não apenas uma extensa lista de conceitos mas um trabalho orientador, visa a auxiliar o estudioso e o leitor diletante, não somente de Yoga, mas também de indologia e filosofia hindu.

Nesse sentido, a proposta deste modesto trabalho é preencher um vazio nas prateleiras das nossas bibliotecas, dada a dificuldade de serem encontrados livros honestos sobre o tema na nossa língua. Se você, amigo leitor, conseguir vislumbrar através deste livro a riqueza da herança que a Índia imortal nos deixou, e ainda ficar fascinado pela capacidade real de transformação que o Yoga possui sobre o ser humano, nosso objetivo terá sido plenamente alcançado.

    COMENTÁRIOS

    Comentar artigo

  1. Malav Valadares

    Pedro queria muito o dicionário de Yoga,, não consigo em livrarias, pode me ajudar?
    Responder


  2. Bet

    Pedro eh um achado precioso este site, moro no Japao e faço yoga com um professor super bacana, mas pela limitação do idioma, nem sempre consigo absorver os ensinamentos. Por isso gostaria de saber qual a maneira mais fácil de comprar seus livros por aqui, namaste e obrigada por tudo.

    ==================

    Olá Bet,

    Veja este site onde os títulos estão disponíveis: http://surya.onlinewebshop.net/

    Abraços e boas práticas!

    Pedro.


    Responder


  3. MONICA SOUZA

    Gostaria de receber o nome do livro dicionario de yoga já possuo um livro seu indicado por minha professora de yoga Marcia Velloso e quero ainda mais obrigada por seus artigos.

    Quando encontramos um caminho que nos faz bem ficamos ávidos em querer continuar nesse aprendizado constante.

    Abraços

    Monica Souza.

    ================

    Oi Mônica,

    por favor, veja este link para conhecer mais sobre esses títulos: http://lojavirtual.cadernosdeyoga.com.br/catalog/category/view/s/pedro-kupfer/id/15/

    Obrigado.

    Namaste!

    Pedro Kupfer.


    Responder


  4. Denise C. Silva

    Gostaria de saber sobre livros, cursos, eventos, etc. Obrigada!



    Responder


  5. Wallace l. de Sousa

    ADOREI, MAS GOSTARIA DE RECEBER PELO MEU E-MAIL, AS SELEÇÕES DOS LIVROS DO PEDRO KUPFER. ANTECIPADAMENTE, AGRADEÇO.

    Namaste!


    Responder