Algumas pessoas têm me procurado através deste site solicitando informações sobre “aulas de Tantra”. Como não sei exatamente o que elas entendem por Tantra, fico me perguntando como poderia ajudá-las a encontrar o que buscam, ou a evitar as armadilhas em que se arriscam a cair.

Para começar, vamos dizer o que o Tantra não é. Tantra não é um guru mequetrefe prometendo orgasmos múltiplos e iluminação e cobrando mundos e fundos por isso. Tantra não é uma prostituta com nome de deusa oferecendo seus serviços na internet. Tantra não é um grupo de alienados carentes se excitando e alisando em nome da hiperconsciência. Tantra não é sacanagem, nem infidelidade institucionalizada. Tantra não tem nada a ver com "soltar a franga". Tantra não é tara.

Aquilo que os aspirantes a clone de Osho chamam de Tantra, não é o Tantra (por favor, veja o esclarecimento no fim deste texto, antes de se ofender e interromper a leitura. Obrigado!). Os cursos de Tantra associados à sensualidade, técnicas sexuais e promessas de iluminação através da excitação sexual têm como objetivo sustentar a forma de vida de certos autodenominados “mestres”, que buscam satisfazer seus próprios desvios sexuais e desejos de manipular pessoas, ganhando um dinheirinho de quebra.

Então, o que significa essa palavrinha de seis letras? Tantra é o nome de um vasto leque de ensinamentos práticos que têm como objetivo, dentro de espiritualidade hindu, de expandir a consciência e libertar a energia primal Humana, chamada kundalini. O princípio comum a todos os caminhos práticos de Tantra é que as experiências do mundo material podem usar-se como alavanca para conquistar a iluminação, já que este é a manifestação de uma outra realidade, sutil e superior, que está conectada com a nossa própria natureza.

Nesse contexto, a visão do Tantra associada ao êxtase sexual é pateticamente superficial e parcial, se comparada com a verdadeira tradição. O Tantra não é hedonista nem orgiástico. O objetivo do Tantra é o despertar da força potencial no homem.

Um colega, professor de Yoga, comentou recentemente que apenas 10% dos textos tântricos tratariam sobre sexo. Pessoalmente, acho esse número demasiado elevado. Dos muitos shastras que consegui garimpar na Índia, em sânscrito e em inglês, não têm sequer um que trate em detalhe da sexualidade. Algumas técnicas sexuais, como a reabsorção seminal após a ejaculação (vajroli), se descrevem, por exemplo, na Hatha Yoga Pradípika.

A única obra hindu que conheço que trata explicitamente sobre sexualidade, e como aumentar a performance na cama, é o Kama Sutra, que não é um shastra tântrico e que, por sinal, fala muito mais sobre ética do que você poderia pensar sem ter a obra em mãos (1).

Embora existam diversas vertentes dessa tradição, todas têm o mesmo objetivo e usam as mesmas ferramentas para atingi-lo: mantras (sons de poder), yantras e mandalas (diagramas sagrados sobre os quais se exerce a concentração), chakras (centros da força vital), práticas de iniciação e purificação e um sistema ético que une e protege o grupo de praticantes. Essa lista de práticas é incompleta, pois os métodos dessa tradição incluem um espectro muito amplo de crenças e técnicas.

Tantra significa literalmente tecido, urdidura; pode ser traduzido como “espargir o conhecimento” ou “a maneira certa de se fazer qualquer coisa”, tratado, autoridade, estender, multiplicar, continuar.

Também designa o encordoamento do sitar ou outro instrumento musical. É o nome de um movimento filosófico que compartilha suas principais premissas com a filosofia do Yoga, herança e patrimônio da cultura dos rios Indus e Sarasvati. O culto da Grande Mãe está presente na Índia desde o neolítico (8000 a.C.), mas os mesmos símbolos que o tantrismo utiliza hoje remontam ao paleolítico (20000 a.C.) e estiveram sempre presentes ao longo do continente eurasiano.

O Tantra assimilou e organizou os rituais da Magna Mater, transformando-os num método de emancipação que busca na psique humana a manifestação da própria força da Shakti. Esse movimento teve uma forte influência sobre a religião, a ética, a arte e a literatura indianas, havendo ressurgido com inusitada força entre 400 e 600 d.C., quando chegou a transformar-se numa moda que acabou por influenciar nos modos de pensar e agir da sociedade indiana medieval. Aqui ela se afirma, populariza e estende ainda mais, dando origem a um grande número de correntes e manifestações filosóficas, religiosas, mágicas e artísticas, algumas antagônicas.

"Não se trata de uma religião nova, senão de uma nova caracterização de fatos que pertencem ao hinduísmo comum, mas que, às vezes, só se apresentam precisamente em suas formas tântricas. Percebe-se o selo do tantrismo na mitologia e na cosmogonia, mas, principalmente, no ritual. O gérmen se remonta com freqüência aos Vedas, especialmente ao Atharva Veda, que pode considerar-se um hinário pré-tântrico." Jean Renou, El Hinduismo, p. 89.

O Tantra não pertence à tradição ortodoxa hindu, já que não existe um darshana com esse nome. Sua visão do mundo é herança e síntese da Índia aborígene e da Índia vêdica, muito mais antigas do que imaginaram os estudiosos ocidentais do século XIX. É uma forma de ver a vida e cada um de seus aspectos.

Há diferentes linhas do tantrismo: o Dakshinachara, linha da “mão direita”, ou de tantrismo branco, se justapõe, através dos “rituais de compensação”, ao Vámachara, corrente da “mão esquerda”, do tantrismo negro, corrente na qual se destaca a escola Kaula, fundada por Matsyedranatha por volta de 900 d.C.

O tantrismo negro se caracteriza pelos rituais de transgressão, como o pañchamakara (os cinco m), no qual o praticante utiliza a ingestão de bebidas embriagantes, carnes e o coito ritual como meios de chegar à sacralidade. Podemos identificar alguns desses rasgos no Rig Veda, nas libações ceremoniais do soma e nos rituais sexuais. No ritual de compensação do Dakshinachara, o vinho é substituído por água, a carne por coco seco, o coito pelo culto da Shakti, etc.

O Yogini Tantra (V:14) diz:

"Madya, o vinho, é o conhecimento intoxicante do Parabrahman adquirido através do Yoga, que isola o praticante do mundo exterior. Mamsa não é a carne, mas o gesto em que o sadhaka consagra todos seus atos à Shaktí. Matsya, o peixe, é o conhecimento sáttvico pelo qual o adorador sente compaixão pelo prazer e a dor de todos os seres. Mudra, o cereal tostado, simboliza a renúncia a todas as formas do mal, que conduzem a novos condicionamentos. Maithuna é a união da kundalini shakti com Shiva no corpo do adorador."

Um dos artigos de fé do povo vêdico era, portanto, que a união sexual conduzia à bem-aventurança do além e devia cumprir-se com verdadeiro espírito religioso para assegurar o bem-estar espiritual, censurando-se severamente a lascívia." S. B. Lal Mukherjí, ensaio em Shakti y Shakta, de Sir John Woodroffe, p. 83.

A visão cosmogônica do Tantra, com suas perguntas essenciais, evidencia uma atitude especulativa sobre a antropogênese que a vincula ao Samkhya. A cosmogonia se caracteriza pela união dos opostos: isto é, se trata de uma coincidentia oppositorum, conjunção dos opostos que se complementam. Essa idéia não é original do Tantra: existiu em outras cosmovisões ao longo da história da Humanidade; mas o tantrismo recupera para si esse princípio, muito mais antigo que ele próprio.

Esses dois princípios em coincidentia oppositorum são Shiva e Shakti. Os rishis, sábios ascetas do alvorecer do pensamento hindu, chamaram Brahman ou Shiva o princípio primordial. Tudo existe em função dele, tudo é reflexo e evidência da sua realidade. Não há noção de criação do mundo nem há Deus: no plano macrocósmico, Shiva é, parafraseando Aristóteles, o motor imóvel do mundo. É o Princípio Imutável e Eterno, nem ativo nem criador. Ele não faz nada: apenas é. Sua manifestação é Shakti, palavra que significa energia e, por extensão, esposa. Shakti é a Prakriti, a Natureza, a energia criativa, causa d a manifestação do Universo.

Shiva é inabalável: a ele pertencem o Ser e a Consciência; à Shakti correspondem o movimento, a mutabilidade e a geração. Esses dois princípios se representam na iconografia do tantrismo unidos no viparíta maithuna: Shiva aparece deitado ou sentado, imóvel, enquanto Shakti está sempre sobre ele, ativa no ato da manifestação.

Esse modo de pensamento não é religioso, dogmático ou doutrinário, mas estritamente especulativo. Dessa maneira, o Tantra, assim como o Samkhya, se aparta de outras visões que incluem os conceitos de criação, divindade, origem do mundo, et coetera.

Contudo, o Tantra possui uma certa semelhança com algumas formas de panteísmo: O que está aqui, está em toda parte; o que não está aqui, não está em parte alguma (2). Daí provém o culto à Natureza e à feminilidade. Para o Tantra, o mundo tangível é bem real: ilusório é pensar que o Ser (Shiva) intervenha ativamente no Universo manifestado.

Agora, vamos falar um pouco sobre a parte do Tantra que se ocupa do sexo ritual. A incompreensão do Tantra e o simbolismo que o transmite colaborou para considerá-lo repulsivo, vergonhoso e digno de escárnio. A preocupação daquele que condena o Tantra é fruto da sua própria obsessão com a questão sexual, que o leva a querer coartar a liberdade dos demais. Nesse sentido, o tantrismo é totalmente natural, e a sua abordagem do sexo não é patológica, mas absolutamente sadia, de uma espontaneidade difícil de aceitar para os padrões da “decência” cristã.

Maithuna, o ritual sexual, não tem nada a ver com pornografia ou licenciosidade, muito pelo contrário, é um instrumento que revela a dimensão divinal da natureza humana. Entretanto, nos últimos tempos, têm surgido mestres inescrupulosos que vendem sexo como se fosse superconsciência, o que acaba por divulgar e tornar conhecidas no Ocidente unicamente as formas mais vulgares e degradadas do Tantra.

"O maithuna é a técnica tântrica que mais fascina os ocidentais, que com demasiada freqüência confundem-na com uma indulgência para com os apetites sexuais, em vez de vê-la como meio para dominá-los." Daniel Goleman, A Mente Meditativa, p. 98.

Enquanto alguns buscam a elevação através da repressão ou da eliminação do desejo sexual e suas raízes (samskaras), para o tantrismo a sua utilização é condição básica. O homem deve evoluir executando as mesmas ações que causam a sua perdição. Assim, afirma o Kularnava Tantra:

Quando caímos no chão, é com o auxílio do chão que nos levantamos.

"Pelo próprio fato de não se tratar de um ato profano, mas de um rito, no qual os participantes não são mais seres humanos senão que estão “desprendidos”, como deuses, a união sexual não participa mais do nível kármico. Os textos tântricos repetem com freqüência o adágio: “pelos mesmos atos que fazem com que muitos homens se queimem no inferno durante milhões de anos, o yogin obtém a salvação eterna”. (...) O jogo erótico se realiza num plano transfisiológico, porque nunca tem fim. Durante o maithuna, o yogin e sua náyiká (4) incorporam uma “condição divina”, no sentido de que não somente experimentam a beatitude, senão que podem contemplar diretamente a realidade última." Mircéa Éliade, El Yoga. Inmortalidad y Libertad, pp. 194, 197.

 


 

Um esclarecimento a eventuais leitores desatentos: quando escrevo "aspirantes a clone de Osho", não estou, de maneira alguma, querendo ofender Osho ou seus discípulos. Um clone é uma cópia. No dicionário encontramos a seguinte definição de clone. É "o que aparenta ser a cópia de uma forma original". Um clone, portanto, é um imitador que não chega aos pés do original; uma cópia malfeita, chinfrin, um imitador barato, um auto-didata aspirante a mestre de "sexo tântrico". Conheço algumas pessoas desse naipe que, por exemplo, promovem cursos de "nudismo consciente" e outras palhaçadas. Minhas desculpas se o tom de algumas seções deste texto ofende pessoas que consideram que o Tantra seja mesmo uma terapia sexual. Na dúvida, perguntem ao Dalai Lama, um tântrico da melhor estirpe. Namastê!

    COMENTÁRIOS

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  1. Ana

    GratidOM!


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  2. MARCOS GOMES

    Muito bom..
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  3. GERALDO BATISTA JUNIOR

    Me indica uma bibliografia séria sobre Tantra, por favor.
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  4. Mardilê Lourenço

    Parabéns pelo belo texto,muito esclarecedor e evolutivo,mostrando com clareza o teu grande conhecimento sobre o Tantra que, infelizmente nos dias atuais é muito deturpado, nem se detendo num ensinamento de algo profundo,estando nos contextos da literatura védica . Há inúmeros cursinhos ensinando sobre o Tantra, e muita gente indo atrás, visando a questão sexual, na expectativa de aprender a usá-lo como meio de melhorar suas relações sexuais, até achando que vai "atingir o nirvana a dois"!!! a Enfim,grata por seu esclarecimento,muita paz!
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  5. Tatiana

    Amei seu texto, falou tudo claramente, tudo que penso e sinto. Gostaria de te conhecer! On Hara.
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  6. Sofia

    Caramba... é interessante ler este texto cerca de 16 anos depois de ter sido escrito. O que eu me ri! Não podia ser melhor :) É que eu ia lendo e iam aparecendo rostos de pessoas conhecidas na minha mente :D Ainda há uns tempos andava eu literalmente a esquivar-me a "gurus" do sexo tântrico, no auge da crise da andropausa, que achavam que eu já tinha maturidade para aprender umas coisas para evoluir, como se me estivessem a fazer um grande favor... Teve a sua piada, porque eu já tinha colegas nos festivais a avisar-me por onde devia circular para não ser caçada. Esses momentos aparentemente críticos acabaram por se tornar em momentos divertidos e de muitas risadas. Eu sou uma dessas dissidentes de uma tal dessas redes conhecidas em que essa ideia da prática do maithuna para a evolução é altamente cultivada. Podiam não cultivar nenhum dos yamas ou nyamas, podiam enriquecer à custa de extorquir instrutores e alunos, podiam difamar-se uns aos outros pelas costas, mas o maithuna é que não podia faltar! Eu já achava isso ridículo antes mesmo de terminar a formação e desliguei-me assim que terminei, por esses e por outros motivos. De qualquer forma ler este texto foi um bom momento, deu para rever vários cenários, obrigada. Na verdade eu vinha procurar algum artigo que servisse de inspiração para escrever qualquer coisinha sobre ahimsa e ups... acabei aqui... :D Vocês fazem um excelente trabalho, parabéns!

    Isis

    Sofia se puder me responder,queria saber mais sobre sua formação.Estou preocupada com relacao a essas praticas!

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  7. Lucimar nunes

    Saudacões, Pratico o tantra branco, a alguns anos é maravilhoso, antes de querer praticar o tantra, temos que aprender a ir eliminando nosso EGO ( defeitos psicológicos, ira, inveja, gula, preguiça, ciume,luxuria, orgulho ) isso é primordial para o despertar da consciência, porque poder, força na mão do ego, se torna destrutivo. O Tantra branco se pratica com a transmutação das nossas energias sexuais e sem o derrame de sêmen, depois que se aprende a praticar, sentimos uma grande felicidade, um deleite que se intensifica cada dia, sente-se com muita energia, rejuvenesce, o casal torna-se mais unido e feliz, quando se esta morrendo em si, ( cada um centrado no defeito que se manifesta na mente no coração e sexo, observando a sutileza do nossos defeitos e lutando pra eliminar de nos toda a imundicie que carregamos dentro, começa-se a viver o matrimonio perfeito, que se refere o VM Samael e Rabolu, tem obras, esclarecendo, como se elimina numa forma muito pratica no livro A àguia rebelde, e psicologia revolucionaria, se desejar tem videos aulas gratuitas, podem conferir e contatar para duvidas, http://www.gnoserevalorizada.net.br/programacao-de-atividades. Quando consultar livros prefira os mais antigos, e siga sempre o coração. Paz e amor
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  8. Marilda Teles

    Pedro, gosto muito do que você escreve e vou continuar lendo seus escritos. No entanto, lamento demais encontrar entre suas palavras o uso do termo "tupiniquim" de modo equivocado (mesmo sabendo que foi escrito no ano 2000). O povo tupiniquim desse país é um povo guerreiro que sofreu perdas irreparáveis pela truculência dos invasores coloniais e continuaram a perder com as atualizações das crueldades praticadas pelo gananciosos contra os povos originários, povos estes que possuem conhecimentos complexos cujas experiências milenares são desperdiçadas pela prepotência dos que se julgam possuidores de um único saber ou filosofia válidos. Por respeito ao povo Tupiniquim e aos demais povos originários, é de fundamental importância que cuidemos para não reproduzir práticas de inferiorização dos humanos que vivem culturas diferenciadas das nossas. Informemo-nos mais sobre nossas origens e aprendamos com nossa história! No mais, gratidão por compartilhar conosco importantes informações como as que tem publicado. Namastê!
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  9. Spirit Scientist

    Excelente! Como estudioso da espiritualidade, visualizo da mesma maneira. Apoiaram uma simples "terapia sexual" em uma linda filosofia evolutiva, sagrada e libertária que é o Tantra, para justificar a psicopatia sexual de alguns auto-denominados "pseudo-gurus".

    E digo mais, enxergando de um ponto de vista espitualista-kardequiano, as energias que rodeiam este neo-tantrismo, são as mesmas entidades terrenas que rodeiam a umbanda de esquerda, por exemplo.

    Portanto, as sensações vão alem da fisiologia do orgasmo. Ha também as conexões com estas entidades que, vampirizando energeticamente, ajudam a "prender" os incautos iniciados fortalecendo o ego através de sensações espirituais e "errôneas intuicoes" acerca do cenário que estão inseridos, corroborando a falsa sacralidade deste movimento, alimentando seus egos.

    E como a maioria dos iniciados procuram tais terapias pelas suas disfunções sexuais, que nada mais são do que cargas karmicas, acabam se acomodando neste "falso sagrado" sem perceber que continuam se prendendo a este karma, e agora ainda mais.

    Como o ser humano tende a viver nos extremos, em seu processo evolutivo, que é a busca de um equilíbrio na união com o Cosmos em um caminho "do meio"\\\', o caminho da "porta estreita", como se diz no Taoismo, na sociedade atual, que sempre reprimiu o sexo, após a década de 70 com o fortalecimento da fase mais capitalista e materialista de sua existência, levou o ser humano para o outro extremo, passando da repressão para a liberdade sem restrições. Em todas as manifestações sociais, inclusive o sexo.

    Não que não sejamos livres para escolher nossos próprios caminhos, uma vez que o diabo é invenção das religiões deturpadas e que adotam a visão de um Deus punitivo. O livre arbítrio é uma das principais leis do Universo e somos livres para escolher as experiências que nos livrem ou nos prendam a roda de Samsara, ao mundo dual do processo reencarnatorio.

    Pois só assim, livremente encontramos a nossa verdadeira essência cósmica, não de maneira imposta, mas florescendo de dentro para fora. Porém a liberdade que experimentamos na dualidade dos sistemas encarnatorios, ligadas diretamente aos prazeres sensoriais mais densos, os chakras inferiores, são totalmente antagônicas à liberdade de ascensão ao Cosmos.

    Uma vez que a dualidade é uma exclusividade destes mundos de 3a e 4a dimensões, e transcendê-la é o verdadeiro caminho para a iluminação. E não se consegue isso num curso de fds com um simples super-orgasmo. "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" (corintos 6,12).

    Qualquer aprofundamento nas filosofias evolutivas, você entende facilmente que existe uma forma Sagrada de se encarar a sexualidade. Nem reprimindo, nem se entregando completamente. Mas compreendendo o processo.

    O Tantra Real fala isso através do ensinamento do Sexo Tântrico, que como já bem disse nosso querido Pedro, correspondem a uma pequena parcela das escrituras, e só é possível quando há a conexão das almas, dentro de uma energia salutar e sagrada. Essa união é cósmica, e não acontece em qualquer esquina a cada final de semana.

    Como citei, vemos a união sagrada no Taoismo e qualquer doutrina que celebra o "Matrimônio Perfeito", como é chamado na gnose. Na real interpretação de "Virgem Maria", para a encarnação de um ser ascensionado, em missão de Luz, como Jesus Cristo. E na essência de praticamente todas, ou quase todas, doutrinas filosóficas centenárias, quando se deixa as manipulações "políticas" de lado.

    O sagrado está alem da mente. Além das teorias das inscrições, facilmente manipuladas pelos egocêntricos. Está nas intenções transformadas em ações. Intenções da nossa essência cosmica e não da nossa essência animal-dual. Acender incensos, velas, entoar mantras e criar um ambiente visualmente aconchegante, não torna qualquer rito sagrado.

    Muito menos quando as intenções desses pseudo-gurus estão claramente atreladas ao ego. Quer entender o Tantra? Estude, estude e estude. E não só o Tantra. E pratique mergulhando numa jornada para dentro de si mesmo. A verdadeira metamorfose está no centro de ti.

    Namaste!


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  10. Rahaspati.

    Essa definição de tantra negro associada ao vama tantra, será que procede? duvido ... creio que essa definição foi defendida por Blavatsky e outros ocultistas ocidentais que associaram o vama ao conceito de magia negra, bruxaria, ocidental. Más quando vamos ler tantras como o Kulanarva ou Mahanirvana tantra não veremos nenhuma associação ao uso dos makaras ( substancias proibidas como vinho e carne , sexo ) a qualquer abhichara ( magias de destruição ) que seria a definição mais parecida com magia negra. E sim, uma defesa correta e fundamentada do uso desses elementos no culto a Shakti. Namaste.

    Jorge Ramos

    Concordo com Rahaspati, não creio que a definição dada seja pertinente ao Kaula, linhagem Tantra Negro. Aliás, não creio nessa divisão pudica! Isso não combina com a essência do Tantra..

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  11. Sandro de Paiva Neto

    Ótima matéria, fica claro que se queremos ascensionar nossa espiritualidade é necessário trabalharmos todos os aspectos que nos faz seres humanos; nossa parte intelectual, emocional, motora e sexual. Não podemos excluir nada, todos os aspectos necessitam transcender para uma espiritualidade maior. Aqueles que negam a sexualidade em sua maioria por medo ou desencanto, ficam castrados literalmente ao acesso de um conhecimento superior, a uma integração dos opostos, aquela parte que nos falta. Casado há 10 anos, a sexualidade transcendental ( Sexo com a transmutação do sêmen ou sahaja maithuna) foi uma benção em meu casamento. Sair do genital e elevar esta energia para os centros superiores de consciência é um grande desafio no avanço espiritual
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  12. Milet Anil

    Eu tive a oportunidade de conhecer um desses pseudopraticantes de yoga, que forneciam orgasmos múltiplos. Hj pratico somente o hinduísmo não yoga, pois meu caso evoluiu pra psicose. esses mestres vagabundos são a vergonha da yoga, é melhor ser hindu, com certeza, a prática associada a religiao é muito importante. Thanks.;


    Responder


  13. Sandra Cristina Motobu

    Olá,

    Eu conheci um amigo, que com muita diculdade respondeu minha pergunta. Eu achava meio que misterioso qndo se referia a prática de sua "religião". Foi aos poucos revelando-me os mistérios que ela sentia certo receio de vir a sofrer algum tipo de preconceito. Sou uma mulher curiosa pelos mistérios do universo, minha mente é simplesmente neutra. Tudo neste planeta, para mim não passa de um laboratório.

    A liberdade é algo como o próprio ar que respiro. Não vejo a liberdade como libertinagem, mas sim em libertar-se das pragmáticas da sociedade, e das religiões... Muitas vezes me recolhi de um modo geral, por conta da perda de energia com tanta hipocresia neste sistema que parece sermos condenados. Eu busco intensamente a liberdade espiritual, e a iluminação de dentro para fora. Eu gostaria de mais informação sobre Tantrismo. Pois há algo em mim que pede para eu conhecer. Eu agradeço pela oportunidade de expressão.

    Obrigada.


    Responder


  14. oziris

    Realmente esse foi o texto que me exclareceu o que é tantra gratidao
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  15. juca

    Eis a declaração de uma mestra indiana realizada sobre o chacra muladhara, para refletirem:

    "Este é o centro que governa o aspecto sexual dos seres humanos.

    "Como o Muladhara está localizado abaixo da Kundalini, e ela não passa por este centro, de NENHUMA MANEIRA pode ser despertada através do sexo.

    "Este é o pior pecado que podes cometer contra a Kundalini, que é tua amorosa Mãe Sagrada.

    "Os que pensam que podem alcançar a liberação desta forma só se estão rendendo à escravidão dos sentidos, e estão dentro do jogo das forças satânicas que se movem sob a aparência de tantrismo, tratando de utilizar o sexo para excitar a Kundalini."

    Vejo os "advogados" do maithuna extremamente relacionados à gurulatria, seja como guru ou seguidor. Coincidência apenas?


    Responder


  16. juca

    Excelente texto, mas é errôneo dizer que o Tantra objetiva a libertação da kundalini. Por tantra designamos um conjunto de práticas esotéricas, provavelmente de origem dravídica, e que também são praticadas fora do hinduísmo. O budismo vajrayana se utiliza largamente de práticas tântricas, sem se utilizar das práticas relacionadas à kundalini, o que inclusive seria um contrasenso à cosmovisão budista.
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  17. Marcio

    Perfeito! Namaste.


    Responder


  18. Carlos Alberto

    O modo como foi explanado este comentário digo: (verdadeira aula), foi magnifico ainda não tinha visto uma declaração tão bem explicada que qualquer leigo no assunto bateria palmas pelas forma como foi colocada esta explicação. Tantra é isto: Sabedoria Meus parabéns.
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  19. mauro ceza quintaes

    quero conhecer tudo sobre o tantra
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  20. EddAraujoYogi

    Namastê Pedro sou teu fâ distante e te admiro por seus sincero ensinamento yogicos e dedicado que a sua pratica e estudo. esse esclarecimentos acima sobre o Tranta e Sexo tira e responde muitas duvida a respeito. valeu amigo, posso compartilhar essa sua materia nas redes social? Um grande abraço, obrigado Shanti.

    ==================

    Pode compartilhar sim, Edd.

    Os textos são para isso!

    Obrigado e namaste!

    Pedro.


    Responder


  21. Daniel

    Oi Pedro, Meu comentário é meio fora do assunto. Sem querer parecer chato, mas já sabendo que possivelmente não conseguirei, gostaria de fazer uma pergunta: você parou para se perguntar porque o termo "tupiniquim" é utilizado como termo pejorativo? Pois é. Eu preferiria não ver esse tipo de herança da triste história e mentalidade brasileiras sendo alienadamente reproduzido em textos como os seus. Um abraço, Daniel.

    vera

    Também me incomodou essa definição equivocada dos "tupiniquins". Mas pode ser uma oportunidade de rever mais um (pre) conceito.Bjs

    Responder


  22. Ricardo Mendonça

    Pedro, tenho ido os últimos anos a Índia e Nepal para minhas práticas budist, Bodhgaya em especial. Tb já estive em muitos outros locais, Ashrams, etc. Meu guru, Lama Gandgen Rimpoche, nos oferece desde que o conheço, há uns 10 anos, a "autocura tântrica", baseada nos príncípios tibetanos da "iluminação rápida" (menos encarnações). É uma prática aprovada pelo Dalai Lama e fundamentada em mantras, mudras e yantras. Não temos absolutamente nada de conotação sexual em nossa prática e, o sentido do tantra, é verdadeiramente aqui vivido e praticado. Namastê!! Main ap sé milkar kushui hui (em hindi) Eu estou feliz por te encontrar! Grande abraço, Ricardo - RJ
    Responder


  23. maria leticia de melo

    Texto claro e bem elucidativo.

    Gostei muito. Como sempre.

    Parabéns, Pedro Kupfer.


    Responder


  24. Marcus Teles

    Acredito que o sexo é muito importante para o desenvolvimento do ser humano. Porém não acredito que seja um fator que desencadeie a iluminação. Acredito que o prazer é algo que deve ser buscado, mas não podemos deixar que ele nos domine a ponto de perdermos as nossas referências. O sexo é uma fonte riquíssima de autoconhecimento e a busca de um parceiro ideal ou do orgasmo ideal é o que faz a diferença entre os que se sentem vivos e os que se sentem mortos.


    Responder


  25. Cilene Camargos

    Muito bom o texto, e eu, como admiradora do Osho, concordo plenamente com o ponto de vista de que " seguidores" ou pseudo seguidores se usam do nome dele e de grandes equívocos para vender um produto que sempre vende e que sempre foi e continua sendo muito explorado (e também controlado) de maneira leviana: sexo.

    Cheguei a ouvir o que fazem com as pessoas, tanto de conhecidos, como de leituras de sites de pessoas vaidosas e inescrupulosas, que vendem sexo como tantra.

    Como admiradora das filosofias Indianas, em particular o Tantra/Yoga, não poderia deixar de comentar este texto, uma vez que, tendo já ido para India em duas ocasiões, inclusive no Osho Resort, vi o nome Tantra ser usado pra qualquer pratica que tenha toques físicos ou envolvam sexualidade (nao fiz nada no local relacionado ou que tivesse nome de "Tantra", pois, como estudiosa e praticante de yoga, sei o que é Tantra. Apenas fui conhecer o local de um mestre que admiro muito)-

    Osho. Nada do que li em livros de Osho, que aliás foi um dos primeiros mestres que li sobre o tema, que ele escreve de maneira linda e espiritualizada. Soube que, aqui em Brasilia, cidade onde moro, há pessoas que atendem como terapeutas tântricos e que tem alguma garota (seria uma ajudante) que se deixa manipular por homens... se isso é tantra, que é justamente o culto do feminino, da Shakti, prostituição seria o que? Que bom que você se pronunciou de maneira prática, inteligente e esclarecedora!!!


    Responder


  26. Iuri Nobre

    Parabéns pelo texto que é muito esclarecedor. Inclusive, até o recomendei postando o link no Facebook para que outros tenham a oportunidade de ter suas dúvidas sanadas, uma vez que os mesmos sempre me questionavam a respeito do tema. O site é formidável! Grande abraço.


    Responder


  27. Raquel

    Conheço os livros de Samael Aun Weor e também livros que tratam de assuntos similares na Rosacruz Áurea. Existem duas abordagens sobre esse tema. A primeira relaciona Maithuna com energia sexual física e o outro que relaciona maithuna como o casamento entre alma e espírito. Ou seja, energia sexual sublimada. Quando a energia sexual não é utilizada entre homem e mulher, ela pode ser sublimada através de atividades criativas, como pintura, música, etc. Mas, tudo tem um limite. O sexo físico é uma necessidade básica do corpo humano e deve ser visto desta forma. Deve-se observar somente que não é saudável procurar por sexo somente quando se está a perigo, porque isto pode estimular a prostituição. Por isto recomenda-se o matrimônio entre homem e mulher.
    Responder


  28. Shakti Ananda

    Sat Nam.

     

    Gostaria de fazer uma pergunta... Uma vez li em um livro de Samael Aun Weor "The Perfect Matrimony"(mestre da Gnosis), que dizia que o Vajroli que você descreveu (sugar o semen devolta após a ejaculação) é uma prática do Tantra Negro, que desperta a Kundalini para baixo.

     

    E tanto esse mestre Samuel como na linha do Taoísmo chinês (referências a livros de Mantak Chia), dizem que o segredo da transmutação da energia sexual para energia espiritual e elevar a Kundalini está na Não ejaculação. (fora as outras práticas para se preparar para o Maihtuna). Queria saber se você pode me dizer mais sobre isso, ou se tem outras referências que explicam isso.

    Obrigada.

    ========

    Oi Shakti, olha, nem uma coisa nem a outra. No maithuna, o que vale é evitar o orgasmo, não a ejaculação. Não conheco o trabalho das pessoas que você cita, mas elas parecem associar orgasmo e ejaculação, pelo que você escreve aqui. Esses dois processos precisam ser separados. Namaste!



    Murilo

    Acho que voce confundiu as coisas quando diz "evitar o orgasmo, não a ejaculação", pois o semen é nosso fluido vital e ao se joga-lo fora, está-se perdendo tambem nossa vitalidade. A lógica do negocio é ter prazer sem ejacular e isso pode durar horas, horas sentindo prazer sem perder a energia, e quando termina é pelo cansaço normal do corpo e não por perder a energia. E tambem não há aquele desanimo e falta de força terrivel que sente-se por dias por ter ejaculado, há sim uma alegria e um desejo constante de uniao com a esposa.Assim se conserva a vitalidade por toda a vida e não há problemas de saude, não há dores nem remedios, nem muito menos desencantos amorosos ou gravidez indesejada. � o método mais natural que conheço.Então o correto seria dizer "o que vale a pena é evitar a ejaculação e ter prazer constante!"

    Responder


  29. Magick

    Adorei o texto, principalmente por conter as referências, o de onde estão e de onde tirou certas informações e nisso também mostrando fontes de como encontrar mais informação, que de acordo com a leitura que fiz, considero como sérias.
    Responder


  30. Sivapriya

    Parabéns pela iniciativa de esclarecer o que é o Tantra! Para quem deseja praticar, indico: http://jnanagnikulabrasil.org/
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  31. Mariana

    Muito bom! E me agregou valor para evolução espiritual... espero ter essa experiência com alguém elevado um dia!
    Responder


  32. Jacinta

    Olá descobri este artigo hoje.Ja conhecia um pouco sobre.Tenho livros antigos que fala sobre yoga em geral...realmente sei que não tem nada a ver o que pessoas com ma intenção pensam. Gostaria de me contatar com vcs.Pode ser por email?Obrigada!

    valdeny da silva

    qual livros vc tem ok

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  33. dani gerber

    nossa cara esse texto e um tapa na cara dessas pessoas q te ligam procurando massagem com a desculpa do tantra, nossa ja fiquei ate doente poram causa disso, de tanta raiva quepassava. vou divulgar seu texto, com sua licenca. o brasileiro precisa aprender a deixar de ser falso moralista e aprender a lidar com a questao da sexualidade. muito grata mesmo pela bencao desse texto!
    Responder


  34. Ricardo Hamanaka

    Muito bom seu artigo, como existem pessoas que se aproveitam do tema para se promoverem, acabam confundindo e depreciando um assunto tão interessante. Grato por teus esclarecimentos
    Responder


  35. Jeronimo Mazurkevicz

    SRI PEDRO KUPFER, sou autodidata em yoga e samkya, vedanta e upanishads; muito esclarecedor teu artigo, no ocidente o considero guru; me expresso como ojas,fogo,animo, para que continues escrever. OM....
    Responder


  36. ADILSON SANTOS

    Já que se falou sobre clones , apenas relembro que o Espiritismo é um clone patético e infantil do Hinduismo , além de ser a 19a. cópia de papel carbono da doutrina Cátara , considerada herege pela " Sacrosanta Igreja Catolica ".

    O mais interessante é que já ouvi inadvertidamente um prócere espírita utilizar-se de termos sânscritos como Karma e Dharma, dizendo que foram inventados (sic) por Allan Kardec e que os hinduístas teriam copiado ele. É a primeira vez na história da Galáxia que o que veio antes copiou o que veio depois!

    De qualquer forma, agradeço este post, pois sou Agente de Viagens especizado em viagens á India e Nepal e frequentemente preciso esclarecer sobre o Tema, para Moçoilos e Moçoilas que querem por que querem ir para Khajuraho ( Madya Pradesh ) para verem de perto os " Templos Tântricos " . Agente de Turismo precisa urgentemente de um salário insalubridade !


    Responder


  37. Assis Aymone

    Meus parabéns, muito bom, bem eleborado e estruturado.

    Tens a lucidez e a coragem de dar o enfoque correto ao tema. Há muito que venho buscando um caminho para um versão mais pontual sobre a temática... normalmente (sem normose) escorregamos aqui ou acolá para um dos lados ou extremidade, nos permitimos certas variações ou desvios... Goleman é muito bom! Se me permitires vou incorporar tua visão a minha cosmovisão de mundo.

    Abração e Fé-licidades!

    Om Shanti!


    Responder


  38. Andreia

    Obrigada por ser um educador nesta área. Eu tenho um blog que fala sobre beleza (não só a física) Será um prazer receber a sua visita. Abraço. http://estatutodabeleza.com.br/
    Responder


  39. Morais

    Pedro, achai esse seu texcto muito bom, que a energia suprema deste universo te ilumina cada vês mais. Sou filho de protestante. bacharel em ciencias sociais e jurídicas. vivo já na casa dos 60 ano de idade. entendo que o sexo é uma energia divina que manifesta no ser a bem dele mesmo e da natureza como um todo. Embora com um relativa vivencia e estudo não consigo entender o terror que se alardeia sobre o sexo. Se abordo o tema a um Pastor. padre, espirita e outros, ele fala horrores contra o sexo e deixa claro que isso é pecado, se abordo um conhecedor erudito as resposta e afimativas não são muito diferentes, se abordo o tema a uma senhora ainda que professoa ela desconversa e se sente constrangida, outros leva o assunto para o lado do fantasia devassidão, ou então, humor e rizo!. Diferentemente tmabém não são as literaturas sobre o tema, quer seja sacra, profana e ou jurídica, restringem a conceitos vados censura e admoestações. Esse seu texto deu uma otima clareada nesse tema do sexo especiamente sobre o "Tantra". isso me deixa agradecido e principalmente a faculdade que me deus em poder manifesta meus agradecimentos. Escreva mais sobre esse tema, e me coloque cinte dos mesmos. obrigado Morais

    Erika

    Só uma ressalva: O Espiritismo não condena absolutamente nada, muito menos o sexo. Nada para a doutrina espírita é 'pecado'. Somo todos seres espirituais em evolução, e todos chegaremos a Iluminação Espiritual um dia!

    Responder


  40. BRUNO MAIELLO

    Sensacional!


    Responder


  41. Giovanna

    Belíssimo e altamente esclarecedor este texto Pedro. Penso que, assim como eu, vários outros tântricos verdadeiros sentem-se gratificados por sua s palavras, e por mostrar o verdadeiro e único Tantra a quem queira ver. Namaskar Giovanna
    Responder


  42. Afonso alves

    Bem legais esses esclarecimentos. A mídia transforma a história e as palavras, o que podemos fazer é esclarecer estudando e buscando a verdade.


    Responder


  43. Aline

    OM SHIVA! OM SHAKTI! Com uma pequna observação pessoal." Somos um com o universo, o micro do macro, manifestações de Purusha e Prakrti, matéria gerada por Tamas, Rajas e Sattva e os Pancha Mahabhutas como tudo no universo". Por isso, vivo compreendendo que o Ser interfere ativamente no universo manifestado. Geramos o que vivemos e vivemos o que geramos! Santosha! Namastê!
    Responder


  44. Viviane

    Que lindo!! Parabéns pelo texto esclarecedor e inspirador!!! Fico muito triste qdo me deparo com os "clones tupiniquins" que deturpam uma filosofia linda que é o Tantra, e mais ainda qdo vejo que algumas pessoas desatentas se deixam levar por esses clones se apropriando de uma mentira como verdade!! Parabéns Pedro!! e obrigada por compartilhar!! Namastê! Vivi
    Responder


  45. Bruna

    Obrigado por salvar a internet com esta explicação! Segue meu blog quando tiver um tempinho.... Abertíssimo a críticas e sugestões. ....http://hathayogasurf.blogspot.com/... Aradecida Bruna
    Responder


  46. M.Bernadette A.Junqueira Azevedo

    Olá Pedro, Parabéns pelo excelente texto.Estavamos realmente precisando deste esclarecimento. Muito me preocupa que jovens desavisadas, fiquem tão vulneráveis a estes ditos Gurus, como recentemente tive notícias de uma moça que ficou seriamente pertubada.Proponho maior divulgação sobre este tema tão importante. Muitíssimo obrigada.Namastê M.Bernadette A.Junqueira Azevedo
    Responder


  47. José Roberto

    Onde encontrar bons mestres?
    Responder


  48. Dommit

    Namaste, Pedro!

    Só hoje li este seu texto, escrito há tanto tempo. Gostei muito; suas explanações são corajosas e resgatam a verdadeira beleza do Tantra. A natureza faz o mesmo com a Flor de Lótus...

    Om Shanti,

    Dommit


    Responder


  49. Fabiana

    Olá,

    Obrigada pelo esclarecimento, pois estou procurando um mentor para aprender mais sobre o Tantra, que particularmente sempre achei que fosse uma forma de viver, uma busca para aprender realmente quem somos, pois busco o conhecimento para minha vida, é algo que me chama.

    Tenho certeza que não é mera curiosidade e sim uma filosofia e infelizmente no meu caminho cruzou um que na verdade era um pervertido e desde então fiquei com medo e me questionando se realmente o Tantra seria uma forma de me ajudar a descobrir quem realmente sou ou só uma forma que as pessoas usam para buscar sexo.

    Acredito que tudo na vida tem um complemento e acredito que no conhecimento tudo fica melhor mas não usar o Tantra como uma forma de buscar sexo.


    Responder


  50. Vânia Mara

    Bom dia!

    Muito bom o texto e esclarecedor. Bem parecido com o que entendo ser dito por "Osho" em suas obras, pois fico indignada de saber que as pessoas deturpam tanto o que Osho disse. O que entendo é bem dentro da linha do que você explicou nesse texto.

    Abrastê,

    Vânia Mara.


    Responder


  51. Mary

    Saudações.

    Obrigada pelos esclarecimentos sobre Tantra. Eu tinha mesmo uma duvida sobre a veracidade do kundalinitantrareiki. Esclareceu tudo.

    Mary.


    Responder


  52. Cris

    Desculpe, mas no Brasil o termo tupiniquim é depreciativo do que é próprio do Brasil, nacional, brasileiro, segundo o Dicionário Aurélio. Portanto se a intenção não é ofender, melhor seria não usar este termo.

    ==============================

    Cara Cris,

    Obrigado pelo comentário.Acontece que essa definição que você dá aqui da palavra tupiniquim não é o único sentido que ela tem.

    Por mais que esse sentido que você menciona exista de fato, tupiniquim, em primeiro lugar, se refere a uma tribo de tupi-guaranis, habitantes originais do Brasil, que hoje em dia estão restritos apenas a três reservas no ES. Portanto, a palavra tupiniquim, também quer dizer local, nativo, produto da terra, e não carrega apenas a connotação negativa que voce menciona.

    Se não fosse assim, se esta palavra não tivesse também uma connotação positiva, uma associação contra a xenofobia, mantida por brasileiros que moram aqui em Portugal, desde onde escrevo estas palavras, não se chamaria Tupiniquim: http://www.tupiniquim.org/.

    Ninguém batiza uma iniciativa destas com um nome que signifique algo que deprecia o povo brasileiro, quando a intenção dela é justamente a de dar auto-estima aos migrantes esse povo que trabalham fora do país. Pense nisso.

    Namaste!

    Pedro Kupfer.

     


    Responder


  53. MARIA APARECIDA GURIAN NANNINI

    OLÁ.

    ESTOU MUITO AGRADECIDA POR ESSES CONHECIMENTOS QUE SÓ NOS TRAZ GRANDES ESCLARECIMENTOS. ESSA GRANDE SABEDORIA TEM SIM, QUE SER PASSADA PARA TODOS QUE DESEJAM EVOLUIR NESTE PLANETA TÉRRA.

    Mais uma vez gratidão por esse magnifico texto.

    NAMASTE.


    Responder


  54. Juliana

    Otimo texto.


    Responder


  55. Gisele

    Excelente explanação!

    E a tal massagem tântrica? Andei pela Índia e não vi nada disso. Algum esclarecimento para mim? Grata!

    Aum!


    Responder


  56. Rashmi

    Olá Pedro!

    Que bacana ler teu texto esclarecendo aos incautos que Tantra e sexo não são a mesma coisa. Infelizmente algumas pessoas demasiadamente moralistas se utilizam de certos artifícios para, supostamente, justificar a prática de orgias, e coisas do tipo, dando-lhes um nome mais respeitável. Como bem sabemos, há MESTRES e \\\'mestres\\\' por aí.

    O meu Guru amado - Shrii Shrii Anandamurti ou Bábá, escreveu bastante sobre o assunto, cheguei a publicar em meu blog devido a minha preocupação com esta mistura ingrata que se criou, inclusive já li artigos sérios sobre Tantra em revistas conceituadas, que no entanto, tiveram a infeliz idéia de acrescentar imagens eróticas que nada tinham a ver com o assunto tratado por pessoas sérias.

    Achei bem importante tu teres tratado do tema \\\'sexo\\\' com naturalidade, afinal, sexo não é pecado, deve ser vivenciado de forma plena e responsável, para a nossa evolução, e não para satisfazer nossos instintos puramente fisiológicos: é a mente que comanda o corpo e não o contrário.

    Caso interesse a alguém, o livro "A LIBERAÇÃO DA MENTE ATRAVÉS DO TANTRA YOGA" que é uma compilação dos ensinamentos do Bábá, traz informações valiosas sobre este assunto - pode ser adquirido no site da Ananda Marga.

    Um grande abraço Pedro, continue escrevendo sempre, teus textos são iluminados.

    Namaskar!

    Rashmi.


    Responder


  57. Joyce Fernandes

    A cada artigo que leio a respeito do Yoga fico maravilhada de tão grande que é.

    Me envolvo mais e mais. Namastê!


    Responder


  58. Gabi

    Bem ou mal, nascimento apos nascimento o desejo brotou. O mundo se criou, é uma pena que lhe dou o falso comentario o distante ser que esteve desejando durante milhas estas em um próximo nascer.

    Creio em 2010 resgatar o falso ser que talvez tenha que melhorar a pratica em um seminario, pois um dia se manifesta em cada nascimento. Nascer está sendo o desejo de proximas atuaçoes de corpos vivos respirando, pensando, de luz a vida eh cheia.

    Namaste.


    Responder


  59. Roberta Savaris

    Muito bom esse esclarecimento sobre Tantra: como é importante ser ético, a iluminação depende de cada um. Abraços.


    Responder


  60. Paolo Prabhu

    Muito bom o texto sobre Tantra. Vejo o Tantra como a maneira correta de se fazer sexo.

    Augusto

    Caro amigo, atente para o fato de que o texto deixa claro que o tantrismo é um movimento cultural complexo e multifacetado, cujos métodos (que nem de longe são somente sexuais) buscam a emancipação. Logo, o Tantra é muito mais do que "a maneira correta de se fazer sexo". Abraços.



    Responder


  61. Júllia

    Adorei a forma em que descreveu o Tantra. Sou leiga e sei que internet tem suas armadilhas. Tantra me desperta muito interesse desde que ouvi sobre, e isso a muito pouco tempo. Muito boa sua descrição.
    Responder


  62. Elaine Santos

    Parabens ao esclarecimento sobre o tantrismo, ja fiz uma seçso e a pessoa foi muito profissional....realmente mexe com as emoçoes e tanto. Achei tudo muito confuso, mas vi que era tudo muito profissional. abraços
    Responder


  63. Magnus Tantra Yanng

    É MUITO BOM SABER QUE AS PESSOAS COMEÇAM A TER UMA VISÃO MAIS CLARA SOBRE TANTRA. O TEXTO Tantra = Sexo? É FELIZ PORQUE FOI EXATAMENTE ASSIM QUE EU O CONHECI. NENHUM APELO INFANTIL OU INCONSEQUENTE PARA O SEXO, MAS UM CONVITE PARA ENCONTRAR AQUILO QUE REALMENTE SOMOS: AMOR,PAZ, EQUILÍBRIO, HARMONIA. ENQUANTO MUITOS PERSEGUEM OS MÚLTIPLOS ORGASMOS,O VERDAEIRO TÂNTRICO BUSCA O ORGASMO ÚNICO E PROFUNDO COM O UNIVERSO, COM O TODO. PARABÉNS PELO TEXTO!!! MTY
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  64. Arjuna vallabha

    Muito obrigado, adorei a descrição do tantra, ainda bem que tem gente séria como vc para ajudar as pessoas sinceras a conhecer a verdade de uma cultura tão antiga e mistificada. namaskar
    Responder


  65. Carolina

    Muito bom o artigo. Li tb um livro chamado tantra, a suprema compreensão, do osho e gostei. Outro é Tantra, culto à feminilidade, de Van Lisebeth. Abraços, Nina
    Responder


  66. Dhyana França Nogueira

    Este não é láááá um comentário. Não passa de um breve agradecimento por me fazer (finalmente) entender(?) o Tantra. Sou grata por não ter entrado em um site e encontrado o Tantra como algo inteiramente sexual. Namaste.
    Responder