Começando, Pratique

O Papel do Mestre

Sendo praticante, você já tem elementos suficientes para compreender que nem todos os professores de Yoga que cruzarem seu caminho estão capacitados para lhe ensinar o que você precisa aprender.

· 2 minutos de leitura >
mestre

A palavra guru significa mestre ou preceptor. O papel do mestre sempre foi fundamental na caminhada do autoconhecimento.

Para não se perder nessa caminhada, é importante ter como referência um mestre ou mentor que nos ajude e oriente na busca, bem como a evitar situações potencialmente indesejáveis.

Algumas pessoas têm dificuldades em aceitar a ideia de ter um mestre. Porém, se tivemos mestres durante os estudos, porque não tê-los na busca interior?

Qual é o Papel do Mestre?

Vejamos o que diz a Śiva Saṁhitā sobre o tema:

‘Apenas o conhecimento ensinado por um guru, através de seus lábios, é poderoso e eficiente. De outro modo, o conhecimento torna-se infrutífero, fraco e doloroso’. III:11.

‘Aquele que se devota a qualquer tipo de conhecimento, servindo seu guru com toda a atenção, prontamente obtém o benefício desse conhecimento’. III:12.

‘Não há a menor dúvida de que o guru é pai. O guru é mãe, e o guru é até mesmo Deus. Portanto, ele deve ser assim considerado e servido, em pensamento, palavra e ação’. III:13.

Essa passagem nos lembra do Gurustotram:

gururbrahmā gururviṣṇuḥ 
gururdevo maheśvara
gurursakṣtparabrahman
tasmai śrī gurave namaḥ.

YouTube video

A tradução deste stotram é a seguinte:

‘O guru é Brahma. O guru é Viṣṇu. O guru é Śiva. O guru é de fato Parambrahman. Meu guru, aceite esta saudação’.

‘Pela graça do guru, tudo o que for bom para o próprio Ser é obtido. Portanto, o guru deve ser servido diariamente. De outro modo, nada será auspicioso’. III:14.

Portanto, é preciso termos um mestre sábio que nos ensine, e que funcione como um espelho no qual possamos nos observar e aprender.

Esse mestre é quem irá nos iniciar na disciplina yogika mais adequada para nós mesmos.

Você não deve apenas praticar o que lhe der na telha. Aprender a ouvir o que um mestre de verdade tem para nos dizer irá fazer toda a diferença na realização dos nossos objetivos.

mestre

Sendo praticante, você já tem elementos suficientes para compreender que nem todos os professores de Yoga que cruzarem seu caminho estão capacitados para lhe ensinar o que você precisa aprender.

Considerando a filosofia pegue-e-pague da sociedade de consumo, pode nos parecer fácil achar um mestre. Se você está preparado, seu mestre irá achar você.

Você não precisa ir para a Índia para procurá-lo. Isso acontece porque, numa altura do caminho, o estudante acaba por entrar em sintonia sutil com quem pode ensinar o que ele está precisando aprender.

Um mestre não é necessariamente alguém muito visível, muito rico ou de muita relevância social, mas apenas uma pessoa que consegue conter o  próprio ego, simples e respeitosa em suas atitudes, que não busca a autopromoção e a publicidade nem cobra taxas absurdas em troca de “iluminação”.

Um esclarecimento: no Yoga, é necessário separar os gurus dos professores. Ao contrário do guru, o professor é um aprendiz, alguém que ainda está no processo de aprender, e que faz isso ajudado pelos seus próprios estudantes.

Nesta era de autoatendimento, é bom lembrar que não será um vídeo ou um livro que irão resolver a charada da nossa própria existência ou nos revelar a verdade sobre quem realmente somos.

॥ हरिः ॐ ॥

Saiba mais aqui

॥ हरिः ॐ ॥

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

Uma resposta para “O Papel do Mestre”

  1. Estou estudando essa relação mestre-discípulo dentro da cultura do Yoga. Nesse texto, me chamou a atenção o trecho abaixo:

    “Pela graça do guru, tudo o que for bom para o próprio Ser é obtido. Portanto, o guru deve ser servido diariamente. De outro modo, nada será auspicioso”. III:14.

    Me parece uma entrega profunda que assusta qualquer ego.

    Gratidão pelo compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *