Tradução do nome desta postura:

matsya = peixe; "postura do peixe"

Esta é a compensação da postura invertida sobre os ombros (sarvangasana).

Deitado de costas, mantenha as pernas estendidas ou, se conseguir sem se esforçar demasiado, cruze as pernas em padmasana, o lótus.

Inspirando, eleve o peito e apoie o topo da cabeça no chão, formando um arco com o tronco.

O cóccix volta-se para baixo.

Coloque a ponta da língua no céu da boca.

Matsya é a primeira encarnação de Vishnu (avatara), que encarna na forma de um peixe com a missão de salvar Manu, o detentor do conhecimento, do grande dilúvio.

padma sarvangásana


Evite fazer sarvangasana / matsyasana nas seguintes situações:
a) durante o período menstrual;
b) se tiver uma infeção nos ouvidos ou sofer de glaucoma;
c) se tiver pressão alta ou outra cardiopatia;
d) se tiver hérnia ou qualquer outra discopatia na região cervical.
Nesses casos, consulte seu médico e trabalhe com um professor de Yoga qualificado, que possa lhe ensinar a conviver com essas condições e otimizá-las.


Atenção:

Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que o praticante possa aprimorar sua técnica e sua prática pessoal. No início, a prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões. O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos.

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