Mantra, Pratique

Resenha do livro Mantras, palavras de poder

Este livro de Swami Radha é objetivo e simples, mas não deixa de ser profundo. Ele fala sobre mantras de uma maneira que, sinceramente, te deixará com muita vontade de entoar, recitar, repetir, cantar

· 7 minutos de leitura >

Quando alguém pronuncia o meu nome, sei pela ressonância se a pessoa é amistosa ou agressiva, se gosta de mim ou mantém-se fria e reservada, ou se está sendo apenas sociável. Tantas pessoas não têm a menor consciência da mensagem que transmitem; não sabem que uma única palavra as entrega. (p.17)

O livro de Swami Radha é um livro objetivo e simples, que não deixa de ser profundo. Ele fala sobre mantras de uma maneira que, sinceramente, te deixará com muita vontade de entoar, recitar, repetir, cantar, vibrar mantras a qualquer momento. Swami Sivananda Radha foi discípula de Svami Sivananda Sarasvati, entrando em contato com ele e os mantras em 1955, na Índia. Ela inicia o livro colocando as definições, o objetivo e as características dos mantras. Diz que mantra não pode ser confundido com oração ou prece, mas que é sim, uma combinação precisa de palavras e sons ? mantra é “um pensamento que libera e protege” (p.27) e seu objetivo mais importante é unir a consciência individual com a consciência cósmica.

Os mantras têm seis características:

1. Rsi ou vidente ? um mantra é sintonizado através da percepção intuitiva de grandes mestres nos planos sutis, ou seja, em estado de profunda meditação, esses homens santos podem entrar em contato com mantras que estejam vibrando numa outra dimensão. Eles compreenderam que seus poderes podem ser utilizados para o benefício da humanidade.

2. Raga ou melodia – no ocidente entendemos um raga como sendo um seqüência melódica. Diz-se que o raga de um mantra é mais importante que sua pronúncia, pois sua faixa vibratória é a base dele. No Naa Yoga, Yoga do som, parte-se do princípio de que o as vibrações que a música indiana produz têm dois aspectos: a expressão audível, que você percebe quando participa de um kirtan (uma roda de mantras) e a essência sonora sutil (abda ou vak), que você sente ao fechar os olhos e ao prestar atenção em seu interior;

3. Devata ou entidade governante ? é um aspecto pessoal da Consciência Suprema ou Deus, com a qual o devoto, no caso, aquele que entoa o mantra, consegue se relacionar e compreender. Este é um aspecto interessante do mantra, pois, como somos muito mentais, se você ‘simpatizar’ com algo de um das entidades como K?a ou Siva, seus mantras respectivamente serão entoados com mais facilidade, propósito e intenção, ou seja, com mais bhava;

4. Bija ou som semente ? é a essência do mantra que tem o poder de gerar a si próprio;

5. Sakti ou poder ? é a consciência contida no mantra;

6. Kilaka ou pilar ? é a força propulsora, a perseverança e a vontade que o devoto precisa para continuar no mantra.

Depois, Radha esclarece que a prática de entoação de um mantra é denominada de Mantra Yoga e que todas as outras formas de entoar, quando há repetição, é Japa Yoga.

Existem várias maneiras de fazer uma prática de mantras: entoando em voz alta, sussurrando ou cantarolando, repetindo mentalmente e escrevendo várias vezes, podendo inclusive, nesta opção, realizar obras de artes. Existem figuras lindas de K?a que foram totalmente desenhadas com o mahamantra ou mantra de K?a. Isto é, a frase é o traço e também com a própria frase preenche-se a área do desenho. Este tipo de repetição é denominada de likhita japa.

Uma prática formal de mantra é realizada na postura sentada. Escolha uma de sua preferência, pernas cruzadas, ou sentando sobre os calcanhares em virasana ou ainda numa cadeira. Certifique-se de que as costas estejam eretas para que a corrente prânica tenha passagem livre ? ‘Uma coluna torta é como um fio quebrado; nem sempre a conexão (com o Divino) é feita.’ (p.40); e faça um gesto de poder com as mãos (mudra) como bhairava mudra ? ambas as mão em concha, uma sobre a outra e as palmas voltadas para cima, que o tornará mais receptivo à prática; e então, entregue-se totalmente à entoação. É interessante estabelecer um limite de tempo para a entoação, e, para isso, pode-se utilizar um despertador com um som não muito alarmante. Comece com 5, 10, 15 min. e aumente gradualmente esse tempo, mas busque realmente cumprir com o período estipulado por você. Antes de começar, faça um sa?kalpa, definindo um propósito claro e objetivo, canalizando sua intenção para o que você irá fazer a seguir. Durante a entoação, esforce-se para manter a mente interessada e concentrada.

Se você for muito disperso, Radha dá uma dica para ajudar a mente a não divagar tanto: intercalar as recitações de mantras com rituais como por exemplo, arrumar o altar colocando flores. Esse tipo de atividade, diz ela, traz à consciência o aspecto do Divino.

Os benefícios que esse tipo de prática proporciona são muitos. Mantra tem um aspecto de exercício respiratório. Então ao entoar, você estará controlando a respiração, que além de aumentar a sua capacidade pulmonar, consequentemente lhe trará o controle das emoções, que por sua vez acalmará a mente, protegendo-nos contra o medo – “O mantra é como um escudo protetor contra tudo o que é negativo e problemático” (p.54), o mantra lhe ajuda a superar a negatividade do cotidiano. Aprende-se com a recitação, que a voz é um instrumento para expressar e controlar as emoções. Você perceberá no tom de voz das pessoas o que elas estão querendo expressar; tem-se contato direto com o ego e assim o devoto toma consciência de seus condicionamentos. A entoação de um mantra trabalha nossas idéias preconcebidas, desenvolvendo em nós mais percepção e compreensão. Acontece o refinamento dos sentidos (imagens e sons) e então, o desejo de mudar para melhor. “Quando você entoa um mantra, todo seu ser sofre mudanças para melhor” (p.53). Entoar um mantra pode ser um processo psicoterapêutico, e cada um terá uma compreensão própria sobre esse tipo de atividade.

Radha nos diz no capítulo ‘Como usar o mantra’, que ‘O poder do mantra é mais eficaz se praticado regularmente e por um bom período de tempo – até a obtenção de resultados.’ (p.61). Estes resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo do objetivo, mas mistérios, segredos e poderes podem ser revelados a todos, é claro, com perseverança e prática.

Ela diz ainda neste mesmo capítulo, que aparecerão obstáculos como resistência e rebeldia. “A mente é como um elefante. Ninguém pode forçá-lo a andar rígido sobre uma linha fixa” (p.62). Você pode dar à mente uma certa margem de desvio, mas não a deixe extraviar-se a bel prazer, traga-a de volta com firmeza e suavidade. Mas também saiba utilizar-se do discernimento, às vezes é melhor dar um pausa na prática fazendo algumas reflexões sobre ela.

Coisas que lhe ajudarão a focar a mente na prática de mantras, para não torná-la mecânica: prestar atenção nos detalhes da entoação; a forma como o som é produzido, a respiração, o efeito do som sobre o corpo; acelerar o ritmo da entoação, incluir um número maior de entoações a cada respiração, depois diminuir esse ritmo, prolongando a primeira ou última sílaba do mantra; varie o volume da voz, (principalmente se aparecerem dúvidas); você pode pensar positivamente que quer alcançar a Consciência Suprema (Deus). Através da sua voz, pense que realmente Ele está lhe ouvindo; escute o som da sua própria voz, fique atento à respiração.

Durante a prática, Radha diz que ‘Entregar-se às emoções significa que a pessoa se tornou vítima da falta de disciplina’ (p.63), mas acredito que mais uma vez o discernimento deve prevalecer. É estimulante para que a prática continue com perseverança que, se você tem vontade de gritar, porque duvida que a prática funcione, então aumente ao máximo o volume do mantra ou chore durante a entoação, sem interrompê-la. Ela mesma diz que é melhor você se envolver com Deus em meio à raiva, do que ser indiferente.

Você pode também utilizar mantra na prática de asanas. Dessa forma, o mantra faz com que se entre em níveis muito profundos das posturas, você poderá perceber a parte sutil da posição, como a compreensão do seu significado psicológico, simbólico e espiritual. Durante as recitações, pedir bênçãos para amigos e parentes, é outra maneira de se utlizar um mantra. Intercale seus nomes com as recitações, mas sem se concentrar na pessoa, pois assim poderá interferir na vida dela e isso deve ser evitado.

Algo interessante que foi comentado, é que ao não saber do significado ou tradução do mantra, lhe traz a vantagem da mente não elaborar nada a seu respeito. -‘Na Índia, os mantras são dados sem explicação, mas se forem entoados com perseverança e sinceridade, seu significado torna-se claro’ (p.110).

Há um mês, tenho entoado um mantra budista que me foi enviado por um amigo via internet. A única coisa que sei sobre esse mantra é que ele é entoado somente nos primeiros quarenta dias após a morte de um ente querido. Confesso que minha mente já despertou curiosidades sobre ele, mas o trabalho está justamente aí, entregar-se ao mantra com convicção que ele mesmo fará o trabalho que tem que ser feito.

Mantras também são utilizados para curar. Os mantras liberam emoções, assim, gerando calma, relaxamento, tanto para quem entoa como para quem ouve. Com a mente relaxada é mais fácil lidar com a fonte das doenças que vão surgindo. Mas é preciso estar claro para que se deseja a saúde. Com determinação, direciona-se força para a parte que se quer curar.

Para finalizar, algumas sugestões são dadas por Radha como uma maneira de introduzir os mantras em sua vida. Em vez de criticar a si próprio e aos outros, entoe um mantra mentalmente; reconheça com humildade quando não consegue fazer algo sozinho e peça ajuda através de um mantra – ‘Quando você entoa o nome de Deus, seu trabalho fica mais fácil e agradável’ (p.124). É auspicioso você entoar mantra durante suas atividades diárias como lavar louça, cortar a grama, limpar a casa, porque assim a mente tem liberdade e a concentração acaba acontecendo naturalmente. Ao se deitar, recite seu mantra predileto, pois neste momento o poder de sugestão é maior e a energia do mantra é mais ativa e você pode ainda dizer o seguinte: ‘És o amável Deus do qual fui criado. Isso foi tudo o que consegui fazer hoje’ (p.66).


Jane Riscarolli Prochnow estudou Psicologia e ensina Yoga em Florianópolis.

Essa sua resenha foi originalmente publicada nas páginas 87 a 92 da edição nÂo 01, do Verão de 2004, dos Cadernos de Yoga.

+ posts
suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

2 respostas para “Resenha do livro Mantras, palavras de poder”

  1. Jane, o teu estudo sobre a glória do corpo sobre o etério me faz ficar inquieto, pois estamos envelhecendo e é importante que tenhamos condição de criar uma epistemologia sobre o que virá. Preciso falar contigo.
    Evandro

  2. moro no bairro de Pirituba , seria muito bom escolas de praticas de yoga para o pessoal da periferia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *