Conheça, Vedānta

Resenha do livro Eu Sou Aquilo

A afirmação parece confusa. Eu sou 'aquilo' o que? Parece que a frase não foi completada. Mas para quem já leu essa obra primorosa, essas três palavras fazem muito sentido

· 5 minutos de leitura >

A afirmação parece confusa. Eu sou ‘aquilo’ o que? Parece que a frase não foi completada. Mas para quem já leu essa obra primorosa, estas três palavras fazem muito sentido. Mais do que isso, são um lembrete para não perdermos o rumo. Sri Nisargadatta Maharaj as repetia o tempo todo, em cada um de seus satsangas (encontro com os discípulos) para enfatizar que devemos parar de acrescentar adjetivos à nossa essência. Somos aquilo que somos. Por que limitar nosso ser usando adjetivos?

É inquietante pensar em nós mesmos sem adicionar adjetivos, sem dizer ‘eu sou bonito’, ‘eu sou infeliz’, ‘eu sou inteligente’, ‘eu sou casado e tenho dois filhos’, ‘eu sou advogado’. Mas esse é o objetivo de Maharaj ao nos conduzir por seus diálogos iluminadores. Usando a estrutura de ensino que aparece freqüentemente nos Upanishads (literatura hindu), Sri Nisargadatta Maharaj se sentava com as pessoas que vinham procurá-lo, buscadores de todas as partes do mundo, para conversar durante uma hora ou duas todos os dias. Essas conversas gravadas e transcritas por um desses buscadores (Maurice Frydman), se transformou no livro I Am That.

Lembro que meu primeiro contato com esse livro foi num retiro de meditação, onde o instrutor leu alguns de seus capítulos. Senti-me tocado pela simplicidade e clareza dos ensinamentos de Maharaj e logo consegui uma cópia do livro. Comecei a ler avidamente, numa manhã de domingo. Bebia o néctar de cada palavra. Era como se eu estivesse lá, em sua salinha (que nunca conheci pessoalmente) rodeado por outros buscadores e envolvido em sua luz. Após alguns poucos capítulos, minha cabeça rodava. Tudo parecia tão claro e, ao mesmo tempo, tão estranho. Parecia que o meu quarto, os objetos ao meu redor e a minha própria vida era apenas uma miragem comparados àquela sensação de eternidade e grandeza que eu sentia. Aquele homem dizia tantas verdades, me dava tantos tapas com luvas de pelica, que eu, com medo de me iluminar naquele momento, fechei o livro e fui para o cinema. Assim, são os diálogos de Sri Nisargadatta Maharaj: iluminadores, comoventes e simples. Muitas vezes, mais do que responder aos ouvientes, ele os desafia com perguntas cujo objetivo é destruir a ignorância e nos dar um lampejo da grande realidade. Depois de lê-los é impossível esquecer seus ensinamentos. Pelo menos foi assim para mim.

Sri Nisargadatta Maharaj viveu uma vida comum: trabalhou, casou-se, teve filhos. Era dono de uma pequena loja em Mumbai (Bombay), onde vendia roupas para crianças, tabaco e cigarros artesanais, o que lhe deu alguma estabilidade financeira. Apesar da vida pacata, Maruti (seu antigo nome), era dono de uma mente inquieta, repleta de questões. Um amigo lhe apresentou, um dia, ao mestre Sri Siddharameshwar Maharaj e este foi seu ponto de mutação. O Guru lhe deu um mantra e algumas instruções sobre meditação. Ele praticou assiduamente e em pouco tempo começou a ter visões e estados de transe. Alguma coisa explodiu dentro dele dando nascimento à uma consciência cósmica e a um sentido de vida eterna. A identidade de Maruti, o pequeno comerciante, se dissolveu e a personalidade iluminada de Sri Nisargadatta emergiu.

Quando questionado sobre como aconteceu sua iluminação, ele diz:

Aconteceu que eu acreditei em meu Guru. Ele me disse que eu não sou nada além de mim mesmo, e eu acreditei nele. Acreditando nele, passei a me comportar de acordo e parei de me preocupar com tudo o que não era eu ou que não era do meu ser.

Parece simples demais. Bastou a ele perceber que não era nada além de si mesmo e tornar-se fiel a essa percepção. Mas, talvez, a iluminação seja realmente simples. Quando um ouvinte lhe pergunta qual a diferença básica entre ele e Maharaj, este lhe responde que não há nenhuma diferença. Sua vida é uma sucessão de eventos como a de qualquer um de nós. A diferença, segundo ele, está no fato de que o iluminado não se apega a esses fatos e olha ‘o show que passa apenas como um show que passa’, enquanto nós nos apegamos às coisas e acontecimentos e nos movemos com eles de um lado para o outro. Assim, nossa mente está sempre cheia de coisas, pessoas e idéias. Nunca estamos focados em nós mesmos. Vamos aonde os pensamentos nos mandam, mas nunca penetramos em nós mesmos. Ele nos aconselha:

Coloque a si mesmo dentro do foco. Torne-se consciente da sua própria existência. Veja como você funciona, verifique os motivos e os resultados das suas ações. Estude a prisão que você, inadvertidamente, construiu a sua volta.

Porém, afirmar ‘eu sou’ não é o final da jornada. Pensar em si mesmo sem se definir é apenas o começo, uma útil ferramenta que pode nos levar a vislumbrar a nossa essência. Mas, de acordo com seus ensinamentos, até o sentido de ‘eu sou’ desaparece quando nos iluminamos. Não que perdemos a consciência de quem somos ou tenhamos que deixar de lado o ego e suas atribuições. Mas o corpo, o ego, a mente e nossos próprios pensamentos se tornam acessórios da nossa essência, que ele chama de Self. São como roupas que usamos. Vestir uma roupa diferente não nos modifica na essência. Nem o que acontece às nossas roupas nos afeta, tanto que quando estão velhas, jogamo-las fora e compramos uma outra. Quando alguém pergunta a ele se um iluminado também sente fome ou sono, Maharaj responde que sim e que pode até ficar irritado por não ter sua refeição na hora certa. Mas a fome e a irritação são percebidas por ele como um eco distante de algo que está acontecendo na periferia de seu ser. O mesmo acontece quando alguém lhe faz uma pergunta. Ele conhece a resposta ao mesmo tempo em que a pergunta é formulada. Ela não passa pelo racional ou pela mente.

No texto ‘O Self Está Além da Mente’ podemos compreender um pouco mais sobre a maneira como a mente atua. Um ouvinte lhe pede uma técnica ou um conselho para tornar sua mente estável, ao que Maharaj responde que a natureza da mente é a instabilidade. Ela está habituada a ficar vagando de uma coisa para outra. O que podemos fazer é mudar o foco da consciência para além da mente. Ele nos prescreve a seguinte técnica:

Recuse todos os pensamentos, exceto um: o pensamento ‘Eu Sou’. A mente se rebelará no início, mas com paciência e perseverança, ela irá render-se e ficará quieta. Uma vez quieta, as coisas começarão a acontecer espontânea e naturalmente, sem nenhuma interferência da sua parte.

Muitos dos ouvintes de Nisargadatta Maharaj lhe perguntam sobre a felicidade e o sofrimento e, em suas perguntas podemos perceber o quanto todos nós buscamos a felicidade no lugar errado. A felicidade verdadeira não pode estar em coisas que vêm e vão. O prazer não é duradouro. Ele vem sempre seguido da dor. Muitas vezes, começamos a sofrer no momento em que alcançamos aquilo que nos é prazeroso, pois já pensamos na dor que sentiremos ao perdê-lo. Assim, a verdadeira felicidade só é encontrada no Self. ‘Encontre seu Self real (svarupa) e tudo mais virá com ele.’

Ao descobrirmos nossa verdadeira natureza, nem o medo, nem o sofrimento ou a dúvida terão lugar em nossa mente. O Self é nossa essência imortal. Por isso, um iluminado não teme nem mesmo a morte. Ele percebe que o fim do corpo não é o fim do ser. Sri Nisargadatta nos surpreende ao afirmar: ‘O que se ganha estando vivo? O que se perde ao morrer? Aquilo que nasceu, deve morrer; aquilo que nunca nasceu, não pode morrer. Tudo depende do que você acredita ser’. Se acreditarmos ser o corpo, teremos que morrer, já que esse corpo nasceu um dia.

Sem nenhuma cerimônia, Sri Nisargadatta coloca sempre a responsabilidade em nossas mãos. Quando alguém lhe diz que tudo o que deseja é ter paz, prontamente ele responde:

Desprenda-se de tudo que não deixa sua mente descansar. Renuncie a tudo que perturba sua paz. Se você quer paz, mereça-a.

O Buscador retruca que todo mundo merece ter paz e Maharaj dispara ‘Somente a merecem aqueles que não a perturbam’.

De conversa em conversa, Maharaj vai iluminando a escuridão de seus ouvintes, ajudando-os a se desapegarem da dor, do medo, da confusão. Em sua generosidade, nos brinda com a realidade, com a sabedoria libertadora, com a consciência do que somos em essência. Seus ensinamentos não estão limitados a um lugar, um povo ou uma época pois ele não é um homem com um passado ou um futuro. Ele é o presente vivo – eterno e imutável.


Leia alguns textos de Sri Nisargadatta Maharaj traduzidos por Anderson Allegro em www.yogasite.com.br.

Anderson Allegro ensina Yoga em São Paulo e dirige a Aliança do Yoga.

Essa sua resenha foi originalmente publicada nas páginas 116 a 120 da edição nÂo 02, do Outono de 2004, dos Cadernos de Yoga.

+ posts
subhashita

Subhāshitas, Palavras de Sabedoria

Pedro Kupfer em Conheça, Literatura
  ·   1 minutos de leitura

6 respostas para “Resenha do livro Eu Sou Aquilo”

  1. Ola, esse livro foi lançado em Portugues pela http://www.satsangeditora.com.br/ Aos interessados, basta acessar a página e verificar o ícone da loja virtual. A tradução é de Patricia Queiroz e os valores são bem menores do que aqueles que eram comercializados pela Editora Advaita. 😉

  2. Olá, gostei muito do vosso site. Parabens. Estava interessada em saber como adquirir o livro Eu sou aquilo, em português , vivo em portugal , e estava muito interessada em lê-lo. Aguardo esclarecimento. Já escrevi email, mas nunca tive resposta. Um abraço de luz.

  3. Prezados amigos.

    Finalmente abrimos uma pequena editora de cunho não-dual e publicamos o livro de Sri Nisargadatta Maharaj Eu Sou Aquilo – Conversações com Sri Nisargadatta Maharaj, do qual adquirimos os direitos para a publicação em língua portuguesa.

    São conversações (Satsang) tidas com buscadores vindos dos quatro cantos do planeta para ter com esse sublime sábio e mestre, até seu Mahasamadhi em 1981.

    Esse livro é simplesmente maravilhoso, um divisor de águas, fulgurante e esplêndido.

    Estamos inaugurando uma página na web: http://www.neti-neti.net – ainda em construção – para divulgar Sri Nisargadatta Maharaj, o Advaita Vedanta e os mestres da não-dualidade, como Ramana Maharshi, Ramesh Balsekar, Siddharameshwar Maharaj, Ranjit Maharj, Jean Klein e outros…

    A não-dualidade aqui no Brasil ainda não é muito conhecida, e nesse momento estamos precisando do apoio de todas aquelas pessoas que já conhecem Sri Nisargadatta Maharaj, o Advaita Vedanta ou as filosofias não-duais, para podermos divulgar essa obra e, quem sabe, traduzir algumas outras.

    Se possível, divulguem em seus espaços na web e com seus amigos!

    Um grande abraço e muita paz

    Andréa Marazzi

    Editora Advaita
    Caixa Postal 42
    Trancoso, Bahia
    CEP 45818-000
    swarupa@terra.com.br

    “O amor diz: ?Eu sou tudo?.
    A sabedoria diz: ?Eu sou nada?.
    Entre os dois, minha vida flui.”
    – Sri Nisargadatta Maharaj –

  4. Caro Anderson,

    Talvez já seja de seu conhecimento que foi lançado em português o livro I Am That, de Sri Nisargadatta Maharaj. Eu Sou Aquilo foi publicado pela Editora Advaita e ainda não pode ser encontrado nas livrarias. Qualquer contato deverá ser feito diretamente pelo e-mail swarupa@terra.com.br ou pelo website http://www.neti-neti.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximo: mantra om Se…