Āsana, Pratique

Śīrṣāsana, a Arte da Inversão sobre a Cabeça (Treino)

Proceda desta maneira: começe a partir do kūrmāsana, sobre os calcanhares, deitado sobre as coxas. Forme um triângulo entre os antebraços, cotovelos e mãos, sobre o qual você irá construir a inversão. A cabeça não fica entre as palmas, mas no espaço entre as partes internas dos punhos.

· 2 minutos de leitura >

Tradução do nome desta inversão: śīrṣa = cabeça; āsana = postura. Śīrṣāsana: postura de inversão sobre a cabeça.

Assista esta aula sobre como construir a base para a postura sobre a cabeça:

YouTube video

1. Antes de começar, lembre que tudo o que vale em termos de alinhamento para a posição fundamental em pé, samasthitiḥ ou tadāsana, vale igualmente para a inversão sobre a cabeça.

2. Proceda desta maneira: começe a partir do kūrmāsana, sobre os calcanhares, deitado sobre as coxas. Forme um triângulo entre os antebraços, cotovelos e mãos, sobre o qual você irá construir a inversão.

A cabeça não fica entre as palmas, mas no espaço entre as partes internas dos punhos (atente para esse detalhe na fotografia abaixo).

3. Inspire, elevando o quadril, andando com as pontas dos pés em direção à cabeça.

4. Mantenha a firmeza na base da postura, formada pelo pescoço, a cabeça, os cotovelos e antebraços, e as partes externas dos punhos e das mãos.

5. Traga o peso das pernas para as costas, e destas para os braços. Alivie o peso no pescoço e a cabeça, mantendo bem ativos os antebraços, braços e ombros.

Inversão

6. Não deve haver peso nem compressão dos discos intervertebrais cervicais. O topo da cabeça fica no chão, mas todo o peso deve ficar nos ombros, braços e antebraços (assista o vídeo acima para compreender isto).

. Para elevar as pernas, você tem três opções (em ordem de dificuldade crescente):

a) subir com as pernas juntas e flexionadas, para depois estendé-las;

b) subir com uma perna estendida primeiro e depois com a outra; e

c) subir com ambas as pernas unidas e estendidas ao mesmo tempo.

8. Observe se os bandhas estão ativos na parte inferior do tronco (recolhimento do baixo ventre e ativação do períneo) e perceba se a respiração não está sendo forçada.

9. Se ela ficar superficial, pesada ou difícil, retorne da invertida imediatamente.

10. Exagerar na permanência pode desgastar ou comprimir de maneira indesejável os discos cervicais. Tenha cuidado. Seja responsável pela sua própria saúde e integridade corporal.

11. Observe os sinais da energia circulando na região do pescoço e a cabeça. Uma permanência razoável para iniciantes na inversão sobre a cabeça, fica na ordem de 15 a 20 ciclos respiratórios lentos.

Para treinar, recomendamos que faça igualmente estas duas aulas, onde propomos um treino com o uso da parede e ensinamos a subir (e cair!):

YouTube video

YouTube video

Contraindicações desta inversão

1. Evite fazer esta postura se você tiver hipertensão arterial ou alguma cardiopatia, glaucoma ou hérnia cervical.

2. Ela é igualmente desaconselhada no primeiro trimestre e no nono mês da gravidez, bem como durante o período menstrual.

3. Em casos de enxaqueca ou sinusite, esta postura também deve ser evitada.

॥ हरिः ॐ ॥

Aqui temos mais dicas
sobre esta inversão:

YouTube video

Atenção

Estas dicas não substituem um professor de Yoga. São disponibilizadas apenas para que o praticante possa apreciar diferentes possibilidades e, se for o caso, aprimorar sua técnica e sua prática pessoal.

No início, a prática sob a supervisão cuidadosa de um instrutor preparado e competente é essencial para o sucesso na prática, bem como para evitar lesões.

O autor não se responsabiliza pelo mal uso que possa ser feito destes textos. Obrigado pela compreensão e o cuidado consigo mesmo. Boas práticas.

As imagens dos āsanas como esta inversão e outras posturas que você vê neste website são meramente orientativas e têm como objetivo facilitar e inspirar a sua prática.

Da mesma forma que com as outras técnicas aqui descritas, não é aconselhável aprender estas posturas unicamente olhando para fotografias.

Aprenda-as com um professor competente. Faça as adaptações que for necessário para praticar com segurança. Não force. Evite exagerar.

Ao praticar āsanas, associe os exercícios e os movimentos entre eles com a respiração ujjayī e, se for possível, mantenha as ativações do baixo ventre o o períneo (uḍḍīyanabandhamūlabandha) todo o tempo.

Cultive a atentividade e a observação calma e consciente do corpo, da mente e das emoções ao fazer estes exercícios. Evite exagerar ou colocar sua saúde em risco. Obrigado.

॥ हरिः ॐ ॥

Website | + posts

Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos

suryabhedana

Sūryabhedana: a Respiração Solar

Pedro Kupfer em Prāṇāyāma, Pratique
  ·   1 minutos de leitura

O que traz paz ao dia-a-dia?

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   2 minutos de leitura

2 respostas para “Śīrṣāsana, a Arte da Inversão sobre a Cabeça (Treino)”

  1. Ler esse artigo era o que eu precisava para me encontrar na postura e praticá-la com mais facilidade. Namaste.

  2. Adorei essa forma didática de ensina essa posição invertida. Muito fácil aprender assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *