Este pranayama se faz combinando a respiração completa alternada (nadhi shodhana) com a recitação mental de uma seqüência de três mantras vêdicos, um para cada fase da respiração.

A cada fase, faz-se uma visualização da força vital, ascendendo desde o chakra básico (muladhara) até o coronário, no topo da cabeça (sahasrara). O exercício começa inspirando pela narina esquerda e conclui-se expirando pela mesma. Idealmente, mantenha as costas eretas, o corpo relaxado, e a contração suave porém contínua do assoalho pélvico e o baixo ventre (mula e uddiyana bandhas). Habitualmente, esta prática, de maneira muito abreviada, é feita no início dos pujas, os rituais de adoração. Os mantras Gayatri e Apo jyoti pertencem ao Rig Veda.

Se quiser as instruções detalhadas sobre como fazer o nadhi shodhana, clique aqui: www.yoga.pro.br/artigos.php?cod=308&secao=3030.

 

Pranayama vêdico

inalação

retenção com ar

exalação

Om bhur

Om bhuvah

Om svah

Om manah

Om janah

Om tapah

Om satyam

Om tat Savitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhyo yo nah prachodayat

Om apo jyoti raso amrtam Brahma bhur bhuva svar Om

concentração ascendente nos sete chakras, a partir da base

visualização da luz no alto da cabeça (sahasrara chakra)

visualização da luz descendo de volta para o chakra básico

Tradução livre destes mantras:

As sete dimensões estão permeadas por Brahman, a Pura Consciência. O mantra sagrado Om é a base, que tudo sustenta. Que a Pura Inteligência ilumine nossas mentes, conduzindo-nos no reto caminho. Brahman é a água, presente nos rios e mares, na luz do fogo, no sabor dos alimentos. Brahman é a essência de tudo, e é revelado através dos Vedas e do mantra Om.

    COMENTÁRIOS

    Comentar artigo

  1. Jorge Leão

    Muito interessante, a prática de uma respiração equilibrada e consciente nos conduz para a paz necessária, capaz de ativar em nós a luz interior de Deus.

    Obrigado pela partilha!

    Namastê!

    Jorge Leã.

    Professor de Filosofia do Instituto Federal do Maranhão. São Luís - MA


    Responder