Para termos uma idéia mais cabal de como o Ocidente vê o Yoga, nada melhor do que visitarmos os dicionários, para saber o quê os lexicógrafos acham sobre esta cultura filosófica.


Dicionário Aurélio

Ioga.

[Do sânscr. yoga.] S. f. 1. Sistema ortodoxo de filosofia da Índia, que constitui o lado prático do sistema sanquia para atingir o mocsa, e no qual são expostos os meios fisiológicos e psíquicos que vieram a se desenvolver nos métodos de treinamento que caracterizam cada uma de suas partes: a bacti-ioga (na devoção), a carma-ioga (no trabalho), a diana-ioga (na meditação), a hata-ioga (nas posturas e exercícios respiratórios) e a japa-ioga (na disciplina). 2. P. ext. V. hata-ioga. [Cf. iogue.]


Enciclopédia da Folha de São Paulo

Ioga.

(sânscrito, 'atrelamento', 'união'), qualquer forma de atividade religiosa, especialmente dentro do hinduísmo, concebida como capaz de ligar ou submeter o praticante ao desejo ou conhecimento do divino. De modo mais específico, a ioga é um dos seis sistemas filosóficos ortodoxos do hinduísmo e se baseia nos sutras (obras de doutrina) de Patanjali.


Dicionário Michaelis

io.ga s.f.

(sânsc., yoga). Sistema místico-filosófico da Índia, o qual procura, mediante determinados exercícios corporais, respiratórios, mentais, hipnóticos, etc., o domínio absoluto do espírito sobre a matéria e a união com a divindade (auto-redenção do iogue).


Dicionário Houaiss

ioga ou ô/ s. f.

Conjunto assistemático de práticas psicofísicas e ritualísiticas que acompanha inúmeras crenças religiosas indianas, proveniente desde a época anterior aos Vedas (antes do s. XX a.C.). 2. fil rel. Esse conjunto, sistematizado em uma escola filosófica do s. V d.C., que acrescenta à ampla tradição de técnicas psicossomáticas os princípios especulativos da filosofia sanquia, com o objetivo de alcançar o samádi, suspensão completa da atividade mental [A ioga, ao lado do sanquia e do vedanta, é um dos mais importantes dos seis sistemas filosóficos indianos que aceitam a autoridade tradicional dos Vedas (escrituras sagradas).] cf. darsana, iama, niama, pranaiama, pratiaara, samádi. adj. 2g.s.f. p.ext. 3. diz-se de ou conjunto de exercícios sistemáticos, que envolvem especialmente a postura e a respiração, praticados a partir dos ensinamentos filosóficos indianos {um professor de i.} {exercícios i.}.


 

Os dicionários brasileiros utilizam a grafia Ioga ao invés da transliteração do original sânscrito, Yoga. Nós optamos por manter a forma original, Yoga, por ser esta a universalmente aceita e adotada pelos praticantes, professores e estudiosos do mundo inteiro.

    COMENTÁRIOS

    Comentar artigo