A Hatha Yoga Pradipika, importante texto de Hatha Yoga, recomenda fazer esta prática para dinamização da força vital. Ela deve ser feita seqüencialmente, na ordem seguinte:

1. Mahamudra ::: o 'grande selo'

2. Mahabandha ::: a 'grande contração'

3. Mahavedha ::: a 'grande passagem'


I) Técnica do mahamudra

1. Sente-se, pressionando o calcanhar esquerdo no períneo.

2. Estique a perna direita diante do corpo.

3. Segure o pé direito com as mãos e tracione a coluna para cima.

4. Faça khechari mudra e, retendo o ar, jalandhara bandha e shambhavi mudra com os olhos fechados.

5. Acrescente o mula bandha ao kumbhaka.

6. Repita mentalmente 'ajña, vishuddha, muladhara' durante a retenção com ar, visualizando este circuito descendente.

7. Faça cinco ciclos dessa forma e mude de lado, repetindo tudo sobre a outra perna.

8. Depois, mais cinco ciclos sobre ambas as pernas, juntas e estendidas à frente, em pashchimottanasana.

9. Esta prática deve ser feita após os asanas e o pranayama e antes da meditação. 


II) Técnica do maha bandha

1. Sente-se em siddhasana ou padmasana.

2. Mantenha as mãos nos joelhos, os olhos fechados e a coluna ereta.

3. Inspire lentamente pelas narinas.

4. Exale com força pela boca.

5. Retendo a respiração com os pulmões vazios, faça bandha traya e jalandhara.

6. Repita mentalmente  'muladhara, manipura, vishuddha', concentrando-se sucessivamente nestes três chakras.

7. Ao exalar, relaxe os bandhas.

8. Inspire e exale controladamente.

9. Isto é um ciclo. Faça cinco ciclos. 


 

III) Técnica do maha vedha mudra

1. Sente-se em padmasana.

2. Mantenha as costas eretas e aquiete-se.

3. Coloque as palmas das mãos no chão.

4. Inspire lentamente e retenha o ar fazendo jalandhara bandha.

5. Eleve o corpo nas mãos e deixe-o cair suavemente no solo, de três a sete vezes, mantendo a consciência no chakra básico.

6. Exale lentamente.

7. Respire fundo três vezes, relaxando.

8. Isto é um ciclo. Faça cinco ciclos. 


Atenção: estes exercícios estão contra-indicados para hipertensos e pessoas com problemas cardíacos.

 

    COMENTÁRIOS

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  1. Gilda Marjoze

    Bom dia. Sou uma apaixonada por yoga sinto como se ela estivesse em meu sangue minha respiração, faz parte do meu ser. Mas o que quero é saber se Pedro Kupfer tem alguma literatura sobre esses mudrás. Sei que ele tem um que já comprei que é o Gestos de poder. Quero me enterar mais sobre os mudrás praticados no corpo. Um grande abraço, Gilda Marjoze. Curitiba _ PR.

    Paulo Triguis

    Olá, bom dia!!! Shiva Samhita, capítulo 4 Namaste

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  2. Guilherme

    Vocês estão de parabéns por ter feito um site com essas informações tão importantes para nós.
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