Este é o terceiro de uma série de três textos breves, cujo tema é a construção da prática pessoal. Ele se complementa com Elementos essenciais para montar uma prática de Hatha Yoga e Como montar uma série equilibrada de ásanas. Esperamos que eles sejam úteis para estimular a prática pessoal.

1)      Tenha sempre um plano de prática, mesmo que você vá adaptá-lo no andamento da prática, ou que não ele não seja usado. Não improvise. Use seu bom-senso!

2)      Estabeleça uma duração razoável para a prática. No mínimo, recomenda-se uma hora e 20 ou 30 minutos no caso das práticas para iniciantes, e até duas horas e 30 minutos para praticantes com mais experiência.

3)      Certifique-se de estar à vontade na sala. Crie um ambiente adequado para praticar.

4)      Não se force: não tente fazer sozinho aquilo que você não sabe ou não domina.

5)      Boas maneiras na meditação. Aplique e ensine isto: não se mexa. Mas, se mexer-se for inevitável, pelo menos não faça ruído. Dentro do possível, na postura de meditação você fica imóvel. Dentro do bom-senso, você cultiva o livre arbítrio. Se houver algum movimento, que seja silencioso.

6)      Cultive também o estudo, a leitura e a amplitude de visão em relação ao Yoga em particular e à vida em geral.

7)      Boas práticas e namaste!

    COMENTÁRIOS

    Comentar artigo

  1. Roniel

    Namastê Pedro
    Responder


  2. Anderson

    Quantas vezes na semana vc acha recomendavel? E essa estoria que ideal seria praticar 2x ao dia, uma pela manhã e uma no fim da tarde?
    Responder


  3. Felipe Bellard

    Meu Deus! Arunachala! Preciso me prostrar aos pés desta montanha! Não a toa, quando nasci, minha família já fazia parte de um centro no Rio de Janeiro como o único no país ofcialmente reconhecido pelo Ramanasramam por disseminar a filosofia de Bhagavan! Se não for desta vez, farei o que puder para ingressar em uma viagem como esta em outra oportunidade. Om Namo Bhagavate Sri Ramanaya! Namaste!
    Responder


  4. Margareth Medeiros da Rocha

    Sou praticante de Yoga ha 5 anos, somente agora tive interesse em ir mais fundo na filosofia.

    Uma amiga me passou o seu site, estou encantada, pois aqui tiramos proveito dos seus conhecimentos, podendo ampliar os nossos. Tenho interesse em cursos, por favor mantenha correspondência.

    Muito obrigada,

    Namastê!


    Responder


  5. Angelo / RS

    Obrigado pelas dicas. Comecei recentemente a fazer Yoga e estou achando ótimo. Namastê.
    Responder


  6. Daniela

    Muito obrigada pelas dicas! Mas nada como o Pedro no tapetinho da frente!

    Hehe. :)


    Responder