É com imenso prazer que anunciamos a próxima edição do Módulo I da Formação em Yoga em Portugal, Curso Livre ministrado por Pedro Kupfer, nos meses de dezembro de 2017 e abril e maio de 2018. O curso acontecerá na praia de São Lourenço, na Ericeira.

O Yoga é uma tradição de mais de 5000 anos, usada hoje em dia por milhões de pessoas no mundo inteiro para melhorar aquele difuso ideal que chamamos qualidade de vida, assim como para manter a saúde e a boa forma física. Entretanto, o Yoga é muito mais do que isso: é um poderoso instrumento de crescimento e transformação pessoal, que pode levar o praticante dedicado à liberdade interior e à plenitude.

Este curso foi especialmente concebido para praticantes dedicados que desejem ampliar seu entendimento e suas bases no Yoga, assim como também para aqueles que, havendo despertado dentro de si o amor e o entusiasmo pela prática, desejem transmitir essa visão e modo de vida a outrem.

Visão, ética, psicologia e história do Yoga, práticas de Haṭha Yoga, concentração e meditação são alguns dos assuntos que abordaremos pela óptica do Vedanta e do Yoga tradicional, de acordo com os ensinamentos da tradição que aprendemos através de Swāmi Dayānanda e Swāmi Satyānanda. A parte prática de āsana, prāṇāyāma, ṣaṭkarma, mantra e meditação abordará esses temas à luz do Hatha Yoga tradicional, segundo escrituras como Haṭha Yoga Pradipikā, Gheraṇḍa Saṁhitā e Śiva Saṁhitā.

Pede-se um mínimo de dois anos de prática constante e genuíno interesse no estudo. Ministrado pelo professor Pedro Kupfer e convidados, o curso completo consiste em dois encontros de 28 dias (divididos em duas partes), com carga horária de 500 horas-aula, contabilizando ambos os módulos e o estágio intermediário. Os dados que constam nesta página são relativos ao primeiro módulo. O formato deste curso foi aprovado pela Aliança do Yoga do Brasil.

Programa do Módulo I*

• definições do Yoga nos Śāstras
• tradição e transmissão

• treinos de aulas práticas

• Patañjali e o Yogasūtra

yama e niyama: a conduta dos yogins
pratyāhāra, o elo esquecido do Yoga
prāṇa e kośas
• kuṇḍalinī, cakras
e nāḍīs

• fundamentos do āsana: praticar āsana para que?
• anatomia e fisiologia
• a arte de ensinar
mudrās e bandhas
• técnicas e formas de dar aula
kīrtanbhajan e stotra
• técnicas de prāṇāyāma
yoganidrā
mantra: o poder do som


Programa do Módulo II*

• anatomia e fisiologia
• aplicações terapéuticas das posturas
• como ensinar prāṇāyāma
gaṇeśa mātrikā nyāsa
• estudo das Upaniṣads do Yoga
• Introdução ao estudo da Bhagavadgita
sanatana dharma, a verdade eterna
• história do Yoga e da Índia antiga
• simbolismo dos mitos hindus
• treinos e técnicas de aula
• metodologia de ensino e pedagogia
• métodos e abordagens do trabalho físico
• desmistificando o Tantra
• a ética do professor de Yoga
• mantras: pronúncia e fonética sânscrita

Sobre o material de estudo

Os participantes receberão uma sebenta de mais de 350 páginas para cada um dos dois módulos, contendo textos e exercícios referentes ao conteúdo do programa acima citado, dicas para ministrar aulas e informações essenciais que todo professor deve conhecer para praticar e trabalhar com segurança.

Sobre o formato do encontro

Neste intensivo teremos aulas práticas de perto de duas horas e meia de duração, nas manhãs de segunda-feira a sábado. Depois disso, uma pausa para nos alimentar e descansar. Após a pausa, módulos de estudo alternados com treinos práticos para ministrar aulas, de quatro horas de duração por dia.

O final da tarde está reservado para fazer leituras, estudo individual e as tarefas indicadas ao longo do encontro. Eventualmente, teremos encontros suplementares para dirimir dúvidas, fazer mantras e celebrar. Descansaremos aos domingos.



O curso completo consiste em dois encontros de 28 dias cada um, com carga horária de 500 horas-aula, contabilizando as aulas, práticas, treinos e tarefas de ambos os módulos e o estágio não remunerado, ministrando aulas voluntariamente em instituições da escolha do participante.



Os 28 dias de cada módulo estão divididos em duas partes de duas semanas cada uma. O Certificado desta Formação Livre, emitido pelo Espaço Yogabindu, será entregue àqueles que concluírem satisfatoriamente ambos os módulos.



Estágio: o estágio prático ao longo do curso consiste em pôr as mãos na massa nas práticas. Mãos na massa significa participar nas correções e ajustes, observar as técnicas de aula e escrever sobre as impressões de cada prática. Sugere-se a realização de um estágio não remunerado em ONGs ou instituições beneficentes durante seis meses, em sua cidade, à guisa de seva, serviço aos demais.

Pormenores práticos

Datas do Módulo I: 1 a 13 de dezembro de 2017 e 20 de abril a 3 de maio de 2018.

O encontro começa às 16 horas do 01/12/2017 e conclui-se às 13 horas do dia 03/05/2018. É importante que os participantes se programem para estar presentes tanto da reunião inicial como da reunião que encerra este encontro.

Horários
07:30 - 10:00: prática



10:00 - 11:00: intervalo
11:00 - 13:00: treino
13:00 - 16:00: intervalo

16:00 - 18:00: estudo

 

Questionário a ser respondido pelos candidatos

1) Quanto tempo de prática você tem?

2) Com que professor(es) aprendeu?

3) Você tem uma prática diária de āsana? Em caso afirmativo, poderia descreve-la sucintamente?

4) Você tem uma prática diária de meditação? Em caso afirmativo, descreva-a, por favor.

5) Você se considera um praticante iniciante, intermediário ou avançado?

6) Que tipo(s) de Yoga você praticou até hoje?

7) Você tem intenções de se tornar professor? Por quê?

8) Você já leciona Yoga? Em caso afirmativo, que tipo?

9) Você tem algum problema de saúde? Em caso afirmativo, qual?

10) O que você espera deste curso? Por que quer participar?

11) O que significa o Yoga para você?

12) Por favor, descreva brevemente como você enxerga a si mesmo(a).

13) Data do módulo escolhido:

14) Seus dados:


nome completo:


email:


telefone:


data de nascimento:
profissão:


endereço completo:

Por favor, responda esse questionário e envie-o para nós para o email abaixo, junto com seus dados. Aguarde nossa resposta antes de efetivar sua inscrição. Obrigado!

Nossa maior inspiração: Swāmi Dayānanda 

Valores e prazos

Para obter os valores, opções de hospedagem e formas de pagamento, entre por favor em contato com Ângela Sundarī: angelasundari@gmail.com. Por favor, aguarde nossa confirmação antes de efetivar sua inscrição, pois estes encontros têm as vagas preenchidas com muita rapidez, sendo preciso se programar com bastante antecedência. Obrigado pela compreensão!

Quem ministra o curso?

Pedro Kupfer nasceu em Montevidéu, Uruguai, há 51 anos. Foi descoberto pelo Yoga aos 16 anos de idade e pratica desde então. Iniciou as práticas e estudos com Swāmi Janardhanānanda, do Satyānanda Niketan, de Montevidéu. Considera o Yoga mais uma visão transformadora que inclui uma forma de viver, do que uma atividade que simplesmente se faz dentro de uma sala.

Teve o privilégio de ser aceito como discípulo de Swāmi Dayānanda e estuda dentro da tradição do Advaita Vedānta. Viaja assiduamente para a Índia há mais de 25 anos para continuar seus estudos. Vem ministrando este curso há 15 anos.

Pedro escreveu e traduziu vários livros sobre Yoga, além de integrar o conselho editorial das revistas brasileiras Yoga Journal e Cadernos de Yoga e editar o website www.yoga.pro.br, veículos especializados nesta disciplina. Mora na praia de Mariscal, no litoral sul do Brasil, junto com Ângela Sundarī, sua esposa.

Algumas impressões sobre este curso e seus frutos

"Quero agradecer vocês pela oportunidade linda de crescer que me daram... Voltei ao Canadá na terça-feira da semana passada e na quarta tive que voltar para o trabalho! Tento reservar tempo para praticar tudo dia, as vezes é dificil e nao da para fazer uma pratica comprida, mas como o yoga é a vida...ele fica comigo em cada gesto, pensamento, sorriso... Hélène, Montréal, Canadá.

"Gostaria de agradecer o carinho e a atenção “que dedicaram a todos os que estavam presentes no curso. Foi muito bom estar perto de vocês e aprender mais sobre o Yoga e sobre mim mesmo. Quanto mais estudo, mais tenho vontade de aprender. O esquema de um mês é muito bom. Dessa forma podemos vivenciar a proposta de um ashram. E assim, conseguimos nos desconectar da cidade e mergulhar no estudo. Você foram muito atenciosos comigo e com certeza vou me lembrar sempre disso. Além do curso me render mais conhecimento, o curso também criou a oportunidade para grandes amizades." Fabrício, São Paulo.”

"O mês que passei aí ajudou-me a clarificar o meu pensamento, a respeitar os meus medos, a aprender imenso, e  tantas outras coisas que vou descobrindo, mudaram a minha prática e o meu olhar,obrigado do mais profundo do meu Ser." Maria Teresa, Porto, Portugal.

"Vocês não imaginam quanto foi boa a minha estadia aí. Tenho muito a agradecer a vocês. Como um mês aí fez toda diferença em minha vida, é impressionante." Elane, Goiânia.

"Sou grata à vida por ter encontrado no meu caminho uma pessoa como você. Você nào é capaz de imaginar o quão feliz me sinto por estar aqui, recebendo ensinamentos tão valiosos. Nunca conheci alguém com tamanho discernimento." Luciana, São Paulo.

"Gostaria de lhe agradecer profundamente por, neste momento, estar me guiando nesse caminho. Me sinto profundamente abençoada por estar aqui vivenciando tudo isso." Flor, Rio de Janeiro.