Formação em Yoga Módulo I - com Pedro Kupfer

29 de junho a 26 de julho de 2019

Itamambuca - Ubatuba, SP

 

 

O Yoga é uma tradição de mais de 5000 anos, usada hoje em dia por milhões de pessoas no mundo inteiro para melhorar aquele difuso ideal que chamamos qualidade de vida, assim como para manter a saúde e a boa forma física. Entretanto, o Yoga é muito mais do que isso: é um poderoso instrumento de crescimento e transformação pessoal, que pode levar o praticante dedicado à liberdade interior e à plenitude.

 

Este curso foi especialmente concebido para praticantes dedicados que desejem ampliar seu entendimento e suas bases no Yoga, assim como também para aqueles que, havendo despertado dentro de si o amor e o entusiasmo pela prática, desejem transmitir essa visão e modo de vida a outrem.

 

Filosofia, ética, história, pranayama, concentração e meditação são alguns dos assuntos que abordaremos pela óptica do Vedānta e do Yoga tradicional, de acordo com os ensinamentos da tradição que aprendemos através de Swāmi Dayānanda e a sua brilhante interpretação de śāstras como o Yogasūtra e a Bhagavadgītā. A parte prática de āsanaprāṇāyāma, ṣaṭkarma, mantra e meditação abordará esses temas à luz do Hatha Yoga tradicional, segundo escrituras como Haṭha Yoga PradīpikāGheraṇḍa Saṁhitā e Śiva Saṁhitā.

 

Pede-se um mínimo de dois anos de prática constante e genuíno interesse no estudo. Ministrado pelo professor Pedro Kupfer e convidados, o curso completo consiste em dois encontros de 28 dias cada, com carga horária de 500 horas/aula (contabilizando ambos os módulos e o estágio intermediário). Este curso é reconhecido e avalizado pela Aliança do Yoga. 

 

 

Programa do Módulo I*

   Definições do Yoga nos Śāstras

   Tradição e Transmissão

   Karma, Jñāna, Bhakti, Rāja e Haṭha

   Patañjali e o Yogasūtra

   Yama e Niyama: os Valores do Yogin

   Pratyāhāra, o Elo Perdido do Yoga

   Prāṇa e Kośa

   Kuṇḍaliṇī, Cakras e Nāḍīs

   Fundamentos do Āsana: Praticar para que?

   Anatomia e Fisiologia

   A Arte de Ensinar

   Mudrās e Bandhas

   Técnicas e Formas de ensino: Descrever, Demonstrar, Corrigir, Ajustar

   Kīrtan e Bhajan

   Como Praticar e Ensinar Prāṇāyāma

   Yoganidrā

   Mantra: o poder do som

 

** Os programas serão cumpridos total ou parcialmente, em função do grau de aproveitamento do grupo.

 

Sobre o material de estudo

Os participantes receberão uma apostila de mais de 400 páginas para cada um dos dois módulos, contendo textos e exercícios referentes ao conteúdo do programa acima citado, dicas para ministrar aulas e informações essenciais que todo professor deve conhecer para praticar e trabalhar com segurança.

 

Sobre o formato do curso:

Neste intensivo na Praia de Itamambuca, Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, teremos aulas práticas de perto de duas horas e meia de duração. Depois disso, uma pausa para nos alimentar e descansar. Após a pausa, módulos de estudo alternados com treinos práticos para ministrar aulas, de quatro horas de duração por dia. O final da tarde está reservado para fazer leituras, estudo individual e as tarefas indicadas ao longo do encontro. Descansaremos as sextas feiras.

 

O curso completo consiste em dois encontros de 28 dias cada, com carga horária total superior a 500 horas/aula (contabilizando as práticas, treinos, aulas e tarefas de ambos os módulos, e o estágio não remunerado, ministrando aulas voluntariamente em instituições da escolha do participante).

 

O Certificado desta Formação Livre, avalizado pela Aliança do Yoga e emitido pelo Espaço Yogabindu, somente será entregue àqueles que concluírem satisfatoriamente ambos os módulos.

 

Estágio: o estágio prático ao longo do curso consiste em pôr as mãos na massa nas práticas. Mãos na massa significa participar nas correções e ajustes, observar as técnicas de aula e escrever sobre as impressões de cada prática. Sugere-se a realização de um estágio não remunerado em ONGs ou instituições beneficentes durante seis meses, em sua cidade, à guisa de Karma Yoga.

 

 

Detalhes práticos:

Datas do Módulo I: de 29 de junho a 26 de julho de 2019.

O encontro começa às 16:00 hs do primeiro dia. O último dia conclui-se às 13:00 hs. É importante que você, como participante, se programe para participar tanto da reunião inicial como da reunião que encerra este encontro.

 

Horários do curso em Itamambuca (sujeito a pequenos ajustes). 

07:00 - 09:30: prática

09:45 - 11:00: desjejum

11:00 - 13:00: treino

14:00 - 15:00: almoço

17:00 - 19:00: estudo

19:00 - 20:00: jantar

 

 

Sala 2

 

Curso:

Daremos prioridade, por ordem de inscrição, àqueles que enviarem seu questionário respondido e efetivar antes sua inscrição mediante o envio de seus dados e comprovante de pagamento por email. 

 

* Para receber mais informações, envie-nos por favor o seu questionário abaixo e aguarde a nossa mensagem de aprovação.

 

Questionário a ser respondido pelos candidatos

 

Seus dados:
nome completo:
email:
FB:

Instagram:
data de nascimento:
profissão:
endereço (região):

 

1) Quanto tempo de prática você tem?
2) Com que professor(es) você aprendeu?

3) Você tem uma prática diária de ásana? Em caso afirmativo, poderia descreve-la sucintamente?

4) Você tem uma prática diária de meditação? Em caso afirmativo, descreva-a, por favor.

5) Você se considera um praticante iniciante, intermediário ou avançado?

6) Que tipo(s) de Yoga você praticou até hoje?

7) Você tem intenções de se tornar professor? Por quê?

8) Você já leciona Yoga? Em caso afirmativo, que tipo?

9) Você tem algum problema de saúde? Em caso afirmativo, qual?

10) O que você espera deste curso? Por que quer participar?

11) O que significa o Yoga para você?

12) Por favor, descreva brevemente como você enxerga a si mesmo(a).

13) Data do módulo escolhido:
14) Telefone de contato de algum parente ou amigo para caso de emergência.

 

 

 

 

 

Hospedagem e AlimentaçãoCompartilhamos com vocês uma ótima notícia: fizemos uma parceria com a pousada Todas as Luas, a melhor pousada de Itamambuca, e estamos muito satisfeitos com o resultado: teremos uma sala de práticas nova e impecável, num lugar super tranquilo e silencioso, encravada na mata. Valores especiais na hospedagem.

 

A pousada tem ótimos quartos e uma infra-estrutura incomparável, com um excelente restaurante e o melhor: valores muito convidativos para o tipo de estadias longas que nós precisamos para os nossos encontros de 2019. Estamos muito satisfeitos com esta nova parceria. Podem visitar a pousada virtualmente aqui: www.todasasluas.com.br

 

Sobre a Pousada Todas as Luas: Completando 20 anos em 2017, a pousada e restaurante Todas as Luas, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, foi idealizada por Rogério e Maurício, dois surfistas com um sonho em comum: viver nas belas praias de Ubatuba e construir uma pousada na praia de Itamambuca, envolvida pela mata atlântica, em um ambiente mágico, charmoso, que pudesse levar atividades de recreação, lazer, relaxamento e gastronomia para os hóspedes.

Esta localizada dentro do condomínio Itamambuca à 15KM do centro de Ubatuba, aproximadamente 600 metros da praia, o condomínio tem padaria, mercado e pizzaria.

Conheça a pousada: www.todasasluas.com.br

Localização: Visualizar mapa

 

 

 

 

 

 

Quem ministra o curso?

 
PEDRO KUPFER nasceu em Montevidéu, Uruguai, há 53 anos. Foi descoberto pelo Yoga aos 16 anos de idade e pratica desde então. Iniciou as práticas no Satyānanda Niketan, de Montevidéu. Considera o Yoga mais uma visão transformadora que inclui uma forma de viver, do que uma atividade que simplesmente se faz dentro de uma sala. Teve o privilégio de ser aceito como discípulo de Swāmi Dayānanda e estuda dentro da tradição do Advaita Vedānta. Viaja assiduamente para a Índia há mais de 30 anos para continuar seus estudos. Escreveu e traduziu vários livros sobre Yoga, além de integrar o conselho editorial das revistas brasileiras Yoga Journal e Cadernos de Yoga e editar o site www.yoga.pro.brveículos especializados nesta disciplina.

 

 

Algumas impressões sobre este curso e seus frutos

"Quero agradecer vocês pela oportunidade linda de crescer que me daram... Voltei ao Canadá na terça-feira da semana passada e na quarta tive que voltar para o trabalho! Tento reservar tempo para praticar tudo dia, as vezes é difícil e não da para fazer uma pratica comprida, mas como o yoga é a vida...ele fica comigo em cada gesto, pensamento, sorriso... Hélène, Montréal, Canadá.

 

“Un curso con libertad para aprender sobre la libertad, conviviendo en familia y compartiendo desde el corazón. “Daniela Kodenczyk, Argentina

 

“Uma experiência que possibilita ao yogui conhecer verdadeiramente o que é  o Yoga, quem somos nós nesse caminho e qual o propósito desse caminhar. Aulas maravilhosas e a forma com que os ensinamentos são transmitidos, com amor, de forma compreensiva e carinhosa. Sai desse módulo entendendo o que é o Yoga, o que é a meditação, quais os objetivos dela, como se monta uma aula, o que é necessário estar presente em uma aula de yoga e como ensinar pranayma e etc. Acho que me sinto muito mais preparada para dar aulas agora.” Luisa Ramos,  Porto Alegre

 

“Um ambiente com muito amor que é o Pedro, Angela, Alecrim ofereceram tanto durante as aulas como fora delas.” Rodrigo Schettino 

 

“En mi vida siento un antes y un después del curso. Siento un agradecimiento profundo a la vida por la oportunidad que me regala de seguir creciendo y aprendiendo y a ustedes Pedro y Angela por trasmitir las enseñanzas del yoga con amor, pasión, sencillez, entrega, escucha, honestidad, respeto. Gracias por ser parte de este hermoso camino.” Flavia Doti, Uruguay

 

“A presença de cada uma das pessoas presentes, o desabrochar da percepção interior com a clara consciência de absoluto, o uníssono das vozes durante a invocação dos mantras, todo o mantra, cada palavra destinada ao coração, como um Plim! tão certeiro o alinhamento de coisas concretas que podem ser ditas, quando o tema é o Ser! Muito obrigada senhor Professor por falar direitinho para dentro.Tenho uma sensação quente no coração, quando me lembro de ti Ângela a fazer pão na cozinha, um momento de reflexão, como se conseguisse ler todas as facetas da feminilidade, na mulher, na esposa, amiga, mãe, criança, na deusa, num instante só. É como se voltasse a nascer mas consciente da presença e confiante na mão de uma "fada" em tudo, abençoando o caminho, olhando por todos! Claro que todos nós temos coisas a melhorar todos os dias, basta estarmos atentos...Não tenho nada a dizer...estou mesmo feliz por tudo, de coração pleno numa expressão de puro respeito e contemplação pela verdade que existe na transmissão do conhecimento na forma específica  como o consegui vivenciar!. Reconheço e estimo o cuidado e o carinho desprendendo-se de dentro para fora, em pensamentos, palavras e acções. Tão infinitamente bom!  Ainda está bem forte a ressonância dessa entrega, incansaveis professores que somos uns para os outros, o que poderíamos melhorar?” Ana Patricia, Ilha da Madeira

 

"Gostaria de agradecer o carinho e a atenção “que dedicaram a todos os que estavam presentes no curso. Foi muito bom estar perto de vocês e aprender mais sobre o Yoga e sobre mim mesmo. Quanto mais estudo, mais tenho vontade de aprender. O esquema de um mês é muito bom. Dessa forma podemos vivenciar a proposta de um ashram. E assim, conseguimos nos desconectar da cidade e mergulhar no estudo. Você foram muito atenciosos comigo e com certeza vou me lembrar sempre disso. Além do curso me render mais conhecimento, o curso também criou a oportunidade para grandes amizades. Fabrício, São Paulo.”

 

"O mês que passei aí ajudou-me a clarificar o meu pensamento, a respeitar os meus medos, a aprender imenso, e  tantas outras coisas que vou descobrindo, mudaram a minha prática e o meu olhar, obrigado do mais profundo do meu Ser." Maria Teresa, Porto, Portugal.

 

"Vocês não imaginam quanto foi boa a minha estadia aí. Tenho muito a agradecer a vocês. Como um mês aí fez toda diferença em minha vida, é impressionante." Elane, Goiânia.

 

Praticantes de todas as tradições são muito bem-vindos.

 

Aguardamos você.

 

नमस्ते Namaste!

 

Ângela e Pedro.

 

 

 

||  गं गणपतये नमः ||