Katha Upanishad

tradução por Pedro Kupfer - 28 de Julho de 2016

O Ser é o sol que brilha no céu, o vento que sopra no espaço, o fogo no altar e o hóspede no lar. Ele vive nos seres humanos, nos deuses, na verdade e no vasto firmamento. Ele está no peixe nascido das águas, na planta que cresce na terra, no rio que flui desde a montanha.


[leia o artigo :: 3 comentários]

Surya Upanishad

tradução por Pedro Kupfer - 17 de Dezembro de 2014

Oṁ. Contemplemos o esplendor do divino Sol vivificante, presente na terra, na atmosfera e no céu. Que ele ilumine nossa visão. Do Sol, de fato, nascem todas as criaturas: as que se movem e as que permanecem fixas. De Surya, de fato, nascem as criaturas, o yajña (ritual do fogo), o parjanya (as chuvas), o alimento e o alento vital. De Āditya nascem Vāyu, Bhūmi, as águas, o fogo, os céus, as direções, os Devas e os Vedas; o Sol arde nesta esfera.


[leia o artigo :: 3 comentários]

A Parábola do Ser e a Carruagem

Trecho da Katha Upanishad - 25 de Outubro de 2011

Imagine o Ser como o senhor de uma carruagem realizando uma jornada. O corpo é a própria carruagem. O discernimento é o cocheiro. A mente, as rédeas. Os sentidos, dizem os sábios, são os cavalos, as estradas que eles percorrem, os labirintos do desejo. Quando o Ser é confundido com o corpo, a mente e os sentidos, ele parece desfrutar o prazer e sofrer a dor.

[leia o artigo :: nenhum comentário]

Gheranda Samhita, capítulo VI

Yogi Gheranda - 21 de Janeiro de 2010

Gheranda disse: "dhyāna é de três classes: sthūla, sūkma e jyotir". Quando se contempla uma forma concreta, como o guru ou iṣṭadevatā, chama-se sthūla. Quando se contempla Brahma ou prakriti, como uma massa luminosa, denomina-se jyotis. Quando se contempla Brahma como bindu ou kuṇḍalinī, denomina-se sūkma.

 

 


[leia o artigo :: 2 comentários]

Introdução ao estudo das Upanishads

Tales Nunes - 16 de Maio de 2009

bhramari copy

Upanishad é a parte final dos Vedas. O que se chama de Vedanta.Existem várias Upanishads em cada Veda. Dentro do estudo de Vedanta são dez as Upanishads mais estudadas
[leia o artigo :: nenhum comentário]

Uma breve síntese sobre a Taittiriya Upanishad

Cristiano Bezerra - 22 de Julho de 2006

dakishna3

Uma das grandes contribuições da civilização indiana tem sido no campo da educação, cobrindo não apenas a filosofia da educação mas também o sistema de educação
[leia o artigo :: 3 comentários]

O infinito flui através do infinito

Atharva Veda - 28 de Fevereiro de 2006

AUM_PB

Do infinito surge o infinito. O infinito flui através do infinito. Que possamos conhecer esse hoje do qual surge o infinito
[leia o artigo :: nenhum comentário]

Ganapati Atharvashirsha Upanishad

tradução por Gloria Arieira - 14 de Setembro de 2005

ganesh091

Que possamos ouvir o que é auspicioso. Que nós, capazes de meditar (sobre o que escutamos), possamos ver com nossos olhos o que é auspicioso. Que saibamos exaltar o Senhor com eloqüência e com
[leia o artigo :: 1 comentário]

1 2 3 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 10 a 28 de Fevereiro de 2018

    Ângela Sundari e Pedro Kupfer

    Yoga e Vedanta na Índia

    Esta viagem foge ao propósito da maioria das que se fazem à Índia, terra do Yoga. Não está centrada em visitar lugares históricos ou turísticos, nem em fazer compras, mas no próprio processo de crescimento pessoal do viajante. O foco está no Yoga e na descoberta de si mesmo. Essa é a razão pela qual temos apenas dois destinos: Tiruvannamalai e Rishikesh.

     

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

[veja todos]