Compreendendo o anandamayakosha

Bruno Jones - 03 de Maio de 2012

O Tattvabodhaḥ de Śri Śaṅkarāchārya é uma obra interessante para aqueles que desejam aprofundar seus estudos. O texto é bem simples, na forma de um diálogo entre um professor e seu discípulo que busca o entendimento sobre si próprio. O grande ganho que temos ao estudá-lo é a familiarização que passamos a ter com palavras carregadas de significados que serão posteriormente vistas em praticamente todas as Upaniṣads.


[leia o artigo :: 1 comentário]

O despertar do vijnanamaya kosha

Swami Satyasangananda - 27 de Maio de 2011

O Yoga, em virtude de ser uma ciência, é o direito natural da humanidade, o que implica em não pertencer a nenhuma seita ou grupo de pessoas, nem a nenhum país ou mesmo religião. Eu não estaria errada em dizer que a Índia é a terra do Yoga porque aqui é que este conhecimento foi preservado. Foi nesta terra que este conhecimento foi mantido vivo por muitos séculos entre as turbulências das guerras e da história e, por isso, devemos agradecer a estes grandes seres, os rishis e munis, que foram os cientistas originais deste planeta.


[leia o artigo :: 1 comentário]

Sétimo Céu

Barbara Kaplan Herring - 08 de Abril de 2011

Em nosso corpo existem sete chakras, ou centros de energia, que ficam bloqueados devido a tensões constantes ou a uma baixa autoestima. Ao praticar posturas que correspondem a cada chakra, podemos aliviar estes bloqueios e abrir caminho para uma maior consciência.

 


[leia o artigo :: 10 comentários]

Resenha do livro Caminho de Fogo e Luz, volume 2

Rodrigo Gomes Ferreira - 27 de Janeiro de 2007

Path_of_Fire_and_Light-2_gr

O conteúdo deste volume 2 é aquele de um curso avançado ministrado pelo Swami Rama no Himalayan Institute, em 1987, e tem a intenção de complementar o volume 1
[leia o artigo :: 1 comentário]

Resenha do livro Path of Fire and Light, volume 1

Rodrigo Gomes Ferreira - 28 de Março de 2006

Path_of_Fire_and_Light_02

Este primeiro volume (de dois) do livro Path of Fire and Light possui uma linguagem direta e trata de práticas avançadas de Yoga
[leia o artigo :: 2 comentários]

Os cinco pranas

Pedro Kupfer - 11 de Junho de 2005

BINDU

O pranamaya kosha está composto de cinco formas diferentes que a energia vital assume, de acordo com seu movimento e direção no interior do corpo. Esse é um tópico importante, não somente para o Yoga, mas igualmente para o Ayurveda, a ciência indiana da saúde
[leia o artigo :: 3 comentários]

Identificando desequilíbrios nos cinco koshas

Pedro Kupfer - 08 de Março de 2004

yoga_031

Na perspectiva do Yoga, existe apenas um desequilíbrio, apenas uma só doença. Essa doença é a separação. Todas as doenças físicas e mentais são sintomas dela. Nosso estado orgânico, seja de saúde, seja de doença, é basicamente um reflexo de nossa integração e interconexão entre nossos três corpos: denso, sutil e causal (sthula, shukshma e karana sharira). Vejamos como isto se processa nos cinco koshas.
[leia o artigo :: nenhum comentário]

Saindo da teoria: prática para tomar consciência dos cinco koshas

Pedro Kupfer - 20 de Fevereiro de 2004

yogi_tibet

A fisiologia sutil do Yoga menciona cinco koshas ou invólucros que encobrem, protegem e servem como veículo para o ser. A matéria é o veículo da energia. Quando a consciência assume uma forma, ela se manifesta de formas diferentes. Estas formas são os cinco veículos do homem, que se sobrepõem concentricamente...
[leia o artigo :: nenhum comentário]

1 2 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

  • 13 a 18 de Junho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Módulo III :: Mandukyopanisat

    Māṇḍukyopaniṣat é um texto fundamental da tradição do Yoga que resume de maneira brilhante todos os grandes temas que cercam seu propósito final: mokṣa, a liberdade. O encontro consta de práticas intensivas de āsana, prāṇāyāma e meditação, alternadas com momentos de estudo, satsaṅga e kīrtan.

[veja todos]