Yoga, Problema, Solução

Pedro Kupfer - 13 de Abril de 2017

Yoga é estar livre de distrações. Uma mente livre de distrações nos ajuda a nos livrar do medo, da raiva e das outras emoções que poluem a paisagem interior.


[leia o artigo :: 4 comentários]

Yoga é desprendimento

Pedro Kupfer - 10 de Janeiro de 2015

A habilidade de interromper a identificação com os pensamentos é necessária para o samādhi, a profunda meditação. O samādhi, por sua vez, não é um fim em si mesmo mas uma preparação prévia, chamada purificação psíquica, para a libertação. 


[leia o artigo :: 5 comentários]

Yoga agora!

Pedro Kupfer - 04 de Janeiro de 2015

A palavra que abre o Yogasūtra, atha, significa “agora”. Pode parecer estranho começar um texto deste porte por um advérbio tão lacônico, mas o que se percebe claramente aqui é que o Yogasūtra não é um livro para iniciantes. Alguma coisa foi ensinada previamente, e “agora”, começa o ensinamento do Yoga.

 


[leia o artigo :: nenhum comentário]

Yoga é voltar para casa

Pedro Kupfer - 19 de Dezembro de 2014

O sábio Patañjali nos ensina que o natural (svarūpa) do ser humano é o próprio Yoga. A palavra svarūpa, que significa “sua própria forma”, define o reconhecimento de si mesmo como alguém livre de limitações. Lembremos que Yoga não é um estado de consciência mas uma atitude.


[leia o artigo :: 2 comentários]

Sádhana é acertar o alvo

Pedro Kupfer - 22 de Junho de 2013

Este texto é a continuação do nosso artigo "Sua prática de Haṭha Yoga". O tema da texto anterior foi a construção do sādhana pessoal. Dentro desse tema ainda, este artigo versa sobre a importância de mantermos o foco no objetivo dessa prática individual e, ao mesmo tempo, aponta alguns caminhos para relacionar-se da melhor maneira com essas técnicas.


[leia o artigo :: 16 comentários]

Repensando o Yoga Sutra

Pedro Kupfer - 11 de Junho de 2013

sutra

Este texto tem como propósito trazer uma reflexão sobre a maneira em que os yogisolhamos para o nosso texto seminal, o Yoga Sutra. Levando em conta que nosso ponto de partida é reconsiderar a definição de Yoga neste importante śāstra, devemos, desde já, adiantar que o assunto pode suscitar uma polêmica, já que questiona alguns dogmas sustentados por uma expressiva parcela da nação yogika.


[leia o artigo :: 13 comentários]

Os siddhis no Yogasutra

Pedro Kupfer - 04 de Julho de 2012

Como resultado das primeiras formas do sabīja samādhi, samādhi “com suporte”, o praticante adquire a qualidade de conhecer áreas da Realidade que são habitualmente inacessíveis. Ao exercer sayama sobre um tema, o yogi assimila o siddhi, o poder inerente a essa manifestação. Esses poderes são formas diferentes de relacionar-se com as leis naturais, que visam a estimular o sādhaka, desenvolvendo confiança, para assim conhecer a libertação.


[leia o artigo :: 2 comentários]

Compreendendo Patañjali à luz da tradição védica

Bruno Jones - 07 de Agosto de 2011

Para muitos praticantes, o  Yogasūtra, obra seminal de Patañjali, é visto como um dos textos mais importantes dentro desta tradição. Porém, a bem da verdade, devemos lembrar que este tratado não contém ideias originais: suas bases estão firmemente fincadas na tradição védica. Muitos pensam que Patañjali tenha “inventado” este sistema quando de fato, ele apenas reúne este corpo de conhecimento e o coloca como um sistema prático.

 

[leia o artigo :: 7 comentários]

1 2 3 4 5 6 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

  • 13 a 18 de Junho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Módulo III :: Mandukyopanisat

    Māṇḍukyopaniṣat é um texto fundamental da tradição do Yoga que resume de maneira brilhante todos os grandes temas que cercam seu propósito final: mokṣa, a liberdade. O encontro consta de práticas intensivas de āsana, prāṇāyāma e meditação, alternadas com momentos de estudo, satsaṅga e kīrtan.

[veja todos]