O mito da mente vazia

Pedro Kupfer - 27 de Junho de 2016

Um cidadão diz para outro: “meu filho está fazendo meditação”. O colega pergunta: “e o que é meditação?” O primeiro responde: “não sei, mas prefiro que ele faça meditação, a que fique sentado sem fazer nada”. Esta piada ilustra aquela visão de que fazer meditação equivale a nada fazer. Ela, por sua vez, está baseada num dos muitos mitos que circundam o folclore do Yoga.


[leia o artigo :: 21 comentários]

Dicas para concretizar resoluções

Pedro Kupfer - 03 de Junho de 2015

Ganapati_darshan_12

A palavra saṅkalpa significa "construção mental", mas pode traduzir-se corretamente como "resolução interior". O saṅkalpa é uma fôrmula breve, clara e carregada de significado, que tem como objetivos criar foco na mente e potenciar os aspectos mais positivos da personalidade.


[leia o artigo :: 1 comentário]

Meditação nos Desejos

Pedro Kupfer - 15 de Maio de 2015

Os desejos são parte fundamental da ordem psicológica humana. O problema não é o desejo mas a maneira em que lidamos com ele. Uma coisa é termos desejos, o que é perfeitamente natural. Outra, muito diferente, é sermos governados por eles.


[leia o artigo :: 2 comentários]

O Sankalpa como instrumento de transformação psicológica

Marina Rodrigues - 30 de Setembro de 2014

Sankalpa significa construção mental, resolução interior. Dentro da prática de Yoga, ocorre durante o Yoga Nidra, ou Sono do Yoga. Contudo, antes mesmo de abordar como se pratica e elabora essa construção mental, para compreendê-la é preciso descrever o contexto no qual ela se insere.


[leia o artigo :: 4 comentários]

Ganesha Matrika Nyasa

Pedro Kupfer - 06 de Julho de 2014

Nyāsa é uma palavra sânscrita que significa “colocar”, “aplicar” ou “tocar”. Esse termo define uma série ampla de práticas tántricas. Nyāsa consiste em tocar ou colocar os dedos ou as mãos em diferentes lugares do corpo, obedecendo a uma certa seqüência ritual. Através desse passeio sagrado pelo corpo, chamado parikrāma ou pradakṣina, cada uma das partes do corpo é “animada” e “sacralizada” por um mātrikā bīja, uma dos “mães-sementes”, ou sílabas sagradas do alfabeto sânscrito. Isto se faz associando a cada um desses sons um mantra específico.


[leia o artigo :: 2 comentários]

O que é Meditação?

Swami Satyananda Saraswati - 16 de Junho de 2014

Meditação é algo que a maioria das pessoas já ouviu falar, poucas têm uma ideia realista do que seja e menos pessoas ainda a experimentaram de verdade. Semelhante a outras experiências subjetivas, a meditação não pode ser expressa em palavras. O leitor deve encontrá-la por si mesmo para saber o que a meditação é. A experiência é real e embora uma descrição seja uma não-experiência, particularmente no caso da meditação, farei o melhor possível para lançar alguma luz sobre o assunto.


[leia o artigo :: 6 comentários]

Meditação da Expansão

Pedro Kupfer - 19 de Novembro de 2013

Quando compreendo que sou a consciência que já estava desde antes da mente e do desejo, que permanece durante e que fica depois, que estava desde antes do corpo, que está no corpo agora, e que permanece depois, que estava antes do prāṇa, que está na vitalidade agora, e que fica depois, aquilo que chamo de minhas preocupações se reduz até a insignificância.


[leia o artigo :: 11 comentários]

Meditação no sahasrara chakra

Pedro Kupfer - 10 de Novembro de 2013

Este exercício combina mantra, bhrūmadhya dṛṣṭi, visualização e respiração pelo sahāsrara. O efeito sobre a consciência é explosivo, justamente por ter a energia como veículo. Dizem os śāstras que a expansão da consciência, levada pelo prāṇa, é ilimitada.

 


[leia o artigo :: 3 comentários]

1 2 3 4 5 6 7 8 9 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

  • 22 de Fevereiro a 11 de Março de 2017

    Staff yoga.pro.br

    Yoga na Índia com Ângela e Pedro Kupfer

    O foco desta viagem é a descoberta de si mesmo. Essa é a razão pela qual temos apenas dois destinos: Tiruvannamalai e Rishikesh (isso, por outro lado, torna o custo da viagem muito acessível). Ambos destinos são fundamentais na tradição do Yoga: o primeiro, no sul do país, foi lar do grande yogi Rāmaṇa Mahaṛṣi, que meditou por mais de 20 anos numa caverna ao pé do monte Arunachala. O segundo fica no sopé dos Himalaias, ao norte.

[veja todos]