Santo 108

Pedro Kupfer - 07 de Julho de 2015

O amigo praticante sabe que o 108 é um número sagrado no Yoga: tradicionalmente, se fazem 108 repetições de um mantra ao meditar, ou 108 ciclos da saudação ao sol em práticas especiais. Também sabe que as japamālās, terços para meditação, têm 108 contas.


[leia o artigo :: 3 comentários]

Compreendendo o Bhakti Yoga

Pedro Kupfer - 08 de Maio de 2012

O devoto adora seus deuses, mas qual é o lugar que ocupam esses deuses na prática de Yoga? Noutras palavras, quem é “aquele que as pessoas veneram”? Por que fazemos pūjās para Kṛṣṇa, Gaṇeśa, Sarasvatī? Como interpretar essas pūjās à luz da Upaniṣad? Rāma, Śiva, Lakṣmī, são Brahman ou não? Depende de como você interpretar estes nāmarūpas, estes nomes e formas.


[leia o artigo :: 13 comentários]

A puja interior do Gautamiya Tantra

tradução por Alexandre Vieira - 31 de Dezembro de 2010

A maneira em que o culto exterior torna-se culto interior é descrita no Gautamīya Tantra. Depois de invocar a imagem da Deusa no lótus do coração, deve-se “oferecer o coração como o assento de lótus da deidade; oferecer o néctar divino do lótus sahasrāra (centro de energia no topo da cabeça) como a água que lava Seus pés. 


[leia o artigo :: nenhum comentário]

Realização de uma puja: puja vidhanam

Tradição vaidika - 18 de Outubro de 2008

puja3

A oferenda externa é o caminho da ação (kriya). A oferenda internalizada é o caminho do Yoga. Ambas juntas fecham o círculo que sustenta o praticante na espiritualidade, fortalecendo a compreensão da real identidade


[leia o artigo :: 4 comentários]

Da entrega

Tereza Freire - 23 de Setembro de 2008

brahma1

Ishvara Pranidhana é entregar-se a Deus. É render-se... Este Deus que pode ter a forma que você quiser, pode ser santo, do reino animal, do mineral, pode ter a forma da onda do mar, pode ser rio, pode ser pôr-do-sol


[leia o artigo :: 2 comentários]

O Fogo Sagrado

Miguel Homem - 17 de Fevereiro de 2008

fogo

Em todas as culturas e tradições o fogo simboliza a presença da luz e do sagrado. Aliás, terá sido a presença do fogo a agrupar os primeiros humanos em volta daquela presença quente e luminosa
[leia o artigo :: 2 comentários]

Descobrindo o sentido da puja

Miguel Homem - 03 de Agosto de 2006

altar-Ganesha-200

Este texto é uma reflexão de um ocidental sobre a pūjā, seu fundamento teórico e sua conjugação com uma prática pessoal. Pūjā significa \\\'oferenda\\\'


[leia o artigo :: nenhum comentário]

Ganesha puja

Pedro Kupfer - 22 de Março de 2004

puja_04

Atendendo a pedidos, e para saciar a sede de fazer rituais de alguns bons amigos que nos solicitaram instruções a respeito do puja, publicamos aqui esta pequena prática, que dura apenas alguns minutos. Existem outras práticas, bem mais elaboradas, que podem fazer-se diariamente, mas que levam muito mais tempo.
[leia o artigo :: 13 comentários]

1 2 >

SEÇÃO DO MÊS

  • Vedanta
    O autoconhecimento transforma positivamente a visão que temos do mundo e da vida

MAIS LIDOS

ANÚNCIOS

CURSOS E EVENTOS

  • 10 a 28 de Fevereiro de 2018

    Ângela Sundari e Pedro Kupfer

    Yoga e Vedanta na Índia

    Esta viagem foge ao propósito da maioria das que se fazem à Índia, terra do Yoga. Não está centrada em visitar lugares históricos ou turísticos, nem em fazer compras, mas no próprio processo de crescimento pessoal do viajante. O foco está no Yoga e na descoberta de si mesmo. Essa é a razão pela qual temos apenas dois destinos: Tiruvannamalai e Rishikesh.

     

  • 01 a 28 de Julho de 2017

    Pedro Kupfer

    Formação em Yoga :: Ubatuba

    Anunciamos com satisfação o Módulo I da Formação em Yoga, que irá acontecer no próximo mês de Julho de 2017 na belíssima Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo.

[veja todos]