Todos os Artigos

Yoga Vira-Latas: Perigo! Um Alerta Importante

Voltei recentemente de uma temporada de estudos na Índia, onde o Yoga é uma prática baseada em princípios filosóficos milenares. Diferentemente dos ocidentais, os yogues daquele país estão mais preocupados em saber o que você faz para melhorar o mundo que em conhecer suas ideias.

21/10/2020 · 2 mins de leitura >

Chandra Nāḍī Prāṇāyāma, o Respiratório Relaxante

Este respiratório ativa a narina de polaridade negativa, īḍāṇāḍī, simbolizada pela imagem da lua, e associada à cor azul, à introspeção e à feminilidade

19/10/2020 · 1 mins de leitura >

Sūrya Nāḍī Prāṇāyāma, o Respiratório Solar

Este exercício ativa a nadi solar, pingala, de polaridade positiva, simbolizada pelo fogo, o Sol, a natureza ativa, forte e ascendente

17/10/2020 · 1 mins de leitura >

Matsyāsana, a Postura do Peixe

Esta é a compensação da postura invertida sobre os ombros (sarvangásana)

09/10/2020 · 2 mins de leitura >

Kant e o Dharma: Conheça a “Kant Upaniṣad”

Ha paralelismos insuspeitados e surpreendentes entre a visão do dharma e a de alguns filósofos ocidentais, como é o caso de Immanuel Kant. Ele foi um dos filósofos mais importantes da Alemanha no século XVIII.

09/10/2020 · 10 mins de leitura >

Vedānta: Como Funciona? Um Guia Simples e Eficiente

Nenhuma experiência especial dará a revelação de atma, pois atma é e atma está em todas as experiências. Por isso, é inútil buscar alguma experiência mística, transcendental ou misteriosa, que iria acontecer em algum lugar especial

07/10/2020 · 3 mins de leitura >

Dharma sem Drama: Guia para Relacionamentos Harmoniosos

Ouvimos muito falar em dharma. Usamos esta palavra com alguma frequência nas conversações sobre Yoga, mas às vezes, percebo que o que alguns compreendem como sendo dharma é diferente do que outros pensam ou falam. Assim, decidi escrever este texto como uma maneira de contribuir para a compreensão desse importante conceito, à luz do que aprendi com meu mestre.

05/10/2020 · 11 mins de leitura >

Kuṇḍalinī: a Força da Serpente e os Chakras

O Yoga vê o homem como um reflexo do macrocosmos. A energia criadora que engendra o Universo manifesta-se no homem, que não está separado nem é diferente dela. O nome dessa energia é kundaliní.

29/09/2020 · 6 mins de leitura >

As Três Meditações da Gheraṇḍa Saṁhitā (VI:1-17)

“Quando se contempla o Brahman ou Prakṛti como um corpo de luz, isto é meditação jyoti. Quando se contempla o Brahman como um bindu (ponto), e a força kuṇḍalinī, isto se chama contemplação sūkṣma ou sutil.

28/09/2020 · 1 mins de leitura >

Antar Mouna — Silêncio Interior: Estágio I

Se o sucesso na meditação dependesse do silêncio exterior, seria uma tarefa impossível. Entretanto, já que não podemos conseguir um ambiente com silêncio absoluto, usamos uma técnica para criar silêncio interior.

24/09/2020 · 10 mins de leitura >