A meditação e o Gāyatrī mantra
Dhyānam é meditação. O fluxo dos vṛttis, o fluxo dos pensamentos deve ser observado, centrando a atenção sobre um determinado tópico. O Gāyatrī é um poderoso mantra sobre o qual podemos exercer essa meditação.
Quando você faz japa, ou repete um mantra, ou faz pūjā mentalmente, você segue várias etapas mentalmente. A ausência de distrações é muito importante.
Quando houver algum tipo de distração, a mente precisa ser guiada novamente para o objeto de meditação.
Que a mente se distraia é sinal de que ela é saudável. É natural que ela desvie a atenção daquilo sobre o qual está se meditando.
Uma mente saudável é uma mente que segue sua própria agenda. Durante a meditação, seu trabalho consiste justamente em trazer ela de volta para o objeto de meditação.
Isso é chamado dhyānam: a mente se dispersa, e você a traz de volta para o exercício que você está fazendo. Assim, durante todo o tempo em que você estiver praticando.
Não deveríamos ter nenhuma queixa em relação à natureza da mente: aceitemos ela como é.
Sobre o Gāyatrī mantra
O Gāyatrī consta de 24 sílabas, distribuídas num tripleto de oito sílabas por cada linha. Inicia no Oṁ. Oṁ é bhūḥ, Oṁ é bhuvah, Oṁ é svāḥ.
Oṁ é o mundo inteiro, Oṁ é Brahman, Oṁ é Īśvara, Oṁ e toda a criação. Oṁ é tudo.
Esse Oṁ que é o todo, é śrestam (tat savitur vareṇyam), é aquele que deve ser compreendido, que deve ser a prioridade do mumukṣu, daquele que busca a liberdade.
Bhargo devasya dhīmahi, desse Oṁ, que é o próprio Sol (savitṛ) sobre o qual meditamos (dhīmahi), invocamos a graça.
Tudo visa a voltar para a fonte original. Essa fonte, na dimensão em que nós vivemos, é representada pelo Sol. Esse Sol, com sua efulgência, ilumina tudo à sua volta.
Que esse brilho ilumine a nossa visão, e possa nos ajudar a compreender o que estamos vivendo, e a aceitar como justo e correto aquilo que recebemos a cada dia.
O mantra aponta para mokṣa, a libertação. Esse é o significado de dhyo yo naḥ pracodayāt.

Sobre o Gāyatrī Puraścarana
O Gāyatrī mantra tem 24 sílabas. Por cada sílaba você canta 100.000 vezes o mantra. Se você cantar 1.000 gāyatrīs por dia, o que leva 3 horas, em 100 dias você faz 100.000 mantras.
350.000 por ano. Em 7 anos você completa o Puraścarana. Se você quiser acelerar, pode fazer 2.000 mantras por dia.
Como combater os obstáculos no meu mantra?
Quando você sentar para meditar, repita mentalmente: ‘a cada vez que a minha mente se distrair, trago ela de volta para o meu mantra’.
॥ हरिः ॐ ॥
* Satsaṅga concedido por Pūjya Swāmijī no Āśram de Rishikesh, em 23 de março de 2007.
Transcrito e traduzido por Pedro Kupfer. Quaisquer erros involuntários devem ser creditados na conta kármica do tradutor.
॥ हरिः ॐ ॥
+ sobre o Gāyatrī
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॥ हरिः ॐ ॥
Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.
Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.
Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.
No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo doAll India Movement (AIM) for Seva.
Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.
Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Sevaestima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.
Swami,
Gostei muito de seu artigo, mas contei as sílabas do mantra Gayatri e não encontrei 24.
Cordialmente,
Mohammed.
Mohammed, você não encontrou vinte e quatro sÃlabas porque contou a introdução como se fizesse parte do mantra propriamente dito bhur bhuaha svaha é introdução o mantra em si são as três linhas abaixo, cada uma com oito sÃlabas: tat savitur varenyam bargho devasaya dhimahi dhyo yo nah prachodayat Namastê