Conheça, Yogaterapia

A visão da Yogaterapia

Quando pensamos sobre Yogaterapia, uma das primeiras imagens que vêm à mente é a de alguém recebendo um tipo de 'prescrição' de Yoga destinada à cura de um determinado problema de saúde

· 2 mins de leitura >

Quando pensamos sobre Yogaterapia, uma das primeiras imagens que vêm à mente é a de alguém recebendo um tipo de ‘prescrição’ de Yoga destinada à cura de um determinado problema de saúde. No entanto, a visão terapêutica por detrás da Yogaterapia Integrativa abraça conceitos como os de saúde, doença, visão da pessoa e do mundo de forma bem mais abrangente, baseando-se em princípios que se distinguem da medicina tradicionalmente alopática e dos métodos conhecidos como terapias alternativas. Essa visão ampla considera a jornada da vida como um processo contínuo de integração e cura da pessoa como um todo, levando em consideração todas as dimensões da mesma, assim como suas interações com o ambiente à sua volta, processo este que culmina no reconhecimento da natureza essencial da pessoa como liberdade. Assim sendo, a Yogaterapia Integrativa considera como terapia o cuidar do ser dentro deste contexto integral, utilizando-se das ferramentas do Yoga como veículos adequados para a condução da pessoa ao longo desta jornada de libertação. A seguir, destacamos os conceitos-chave da Yogaterapia Integrativa:

Reconhecimento do Yoga como uma Jornada de Cura ? O estado fundamental de cura e liberdade pode ser refletido em experiências tangíveis que tocam todas as dimensões de nosso ser:

Annamayakosha – nível físico: liberdade como conforto e equilíbrio;

Pranamayakosha – nível energético: como o livre fluxo de energia através de todo nosso ser;

Manomayakosha – nível psico-emocional: na habilidade de manter a mente e as emoções em equilíbrio frente ao estresse;

Vijnanamayakosha – nível da mente discriminativa: como possibilidade de escolha de uma vida de auto-conhecimento, livre dos condicionamen tos que nos aprisionam;

Anandamayakosha – nível espiritual: como cura que se instala quando passamos a participar da vida com um senso de integração e unidade, onde toda a idéia de separação e sentimento de inadequação se dissolvem.

A experiência da liberdade em todos estes níveis conduz à cura mais fundamental: o reconhecimento de quem somos, da natureza da criação da qual somos parte integrante e do por quê estamos aqui.

A Jornada de Yogaterapia como uma Jornada Individual ? Apesar de não trilharmos sozinhos esta jornada, seu ponto de partida é único para cada pessoa. Da mesma maneira, o apoio que recebemos através da prática de Yoga, com suas técnicas e ferramentas, deve ser devidamente personalizado para atender às necessidades específicas de cada aluno, necessidades que variam ao longo do processo. Assim sendo, a jornada do Yoga e da vida, tornam-se uma só jornada pessoal que, a cada dia, vai conduzindo a um grau de liberdade maior, refletindo em mais leveza e clareza na nossa vida cotidiana: incluindo nossos relacionamentos, ampliando a qualidade de vida e a saúde integral na medida em que nos reconectamos mais profundamente com nossa Fonte.

O Yogaterapeuta como Guia ? Tradicionalmente, a Yogaterapia se fundamenta no atendimento individualizado do tipo professor-aluno, carregando em si a clareza de que a jornada de cada um é singular. Nos dias atuais, o yogaterapeuta é quem mais claramente sustenta essa visão ampla do Yoga e da saúde, enxergando cada pessoa dentro do contexto de sua história pessoal, através de todas as dimensões do ser. O yogaterapeuta desenvolve habilidades especiais para auxiliar a jornada do aluno como guia, facilitador do processo, levando em consideração o estágio de vida do aluno, sua localização geográfica e até mesmo as estações do ano, assim como os desafios enfrentados no momento presente. O yogaterapeuta ganha maestria em abrir as portas mais apropriadas, na hora mais adequada, na medida certa, de forma a respeitar os ritmos internos de cada pessoa, convidando-as a explorarem novas possibilidades de auto-conhecimento dentro de suas limitações, de forma segura, sem pressa, num relacionamento de co-responsabilidade que se baseia na confiança e respeito mútuos.

A Intenção da Yogaterapia é Auto-conhecimento ? A essência da jornada de cura encontra-se refletida nos textos indianos antigos, como o Yoga Sutra de Patanjali e a Bhagavad Gita: a vida como uma jornada de auto-conhecimento que conduz à liberdade. Nesse contexto, a saúde, em todos as suas dimensões, reflete o grau de auto-conhecimento que possuímos, sendo este fundamentado nos valores espirituais, tais como: não-violência, verdade e compaixão.

Vida em Plenitude e Liberdade ? Yogaterapia é um caminho de libertação dos condicionamentos limitantes, possibilitando o despertar de todo potencial humano rumo à liberdade.


Visite o sítio do Joseph em www.yogaencantada.com.br

obstáculos

Obstáculos no Caminho do Yoga

Pedro Kupfer em Conheça, Yoga Clássico
  ·   2 mins de leitura
Swāmi Dayānanda

Ego Iluminado?

Swāmi Dayānanda Saraswatī em Conheça, Vedānta
  ·   1 mins de leitura

3 respostas para “A visão da Yogaterapia”

  1. Trazer à luz os benefícios da Yogaterapia, ao meu ver, elucida o campo vasto de experiências que nós enquanto Seres Humanos temos para vivenciar a cura que nos foi presenteada pelos Sábios Antigos e que hoje aceitamos como uma verdade para nossas vidas modernas.

  2. Alguém conhece algum profissional em São Paulo que trabalhe nessa mesma linha?

    No aguardo.

    Obrigada.

  3. São muitas informações importantes juntas nesses textos. Isso dá força e segurança para quem também está desbravando o método.
    Agradeço e aqui vão meus elogios ao site todo.

    Namaste,

    Maíra (Yogaterapeuta em São Paulo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *