Pedro Kupfer

995 artigos por Pedro Kupfer

Que toque o sino

Este conto faz parte do Mahabhārata, o grande épico indiano, e fala sobre Sukha Maharāja, um grande sábio no corpo de um garoto de dezesseis anos. Ele era uno com as florestas, as montanhas, os mares e o todo. Andava nu, totalmente alheio às coisas do corpo. Quando Vyāsa, seu pai, perguntava onde ele estava, as árvores da floresta respondiam, "estou aqui, estou aqui, estou aqui".

16/04/2018 · 1 mins de leitura >

A História de Kṛṣṇa e Kāliya

Um dia, Kṛṣṇa e seus amigos estavam batendo uma bola à beira do rio, quando ela foi parar na água. Kṛṣṇa mergulhou desde uma árvore kadamba para recuperá-la, porém o seu movimento incomodou o nāga, que o rodeou com suas cento e dez cabeças de maneira muito ameaçadora, vomitando veneno e criando uma nuvem peçonhenta ao seu redor.

02/05/2016 · 2 mins de leitura >

O mito de Durgā

O mito da deusa Durga-Kali está narrado num shastra chamado Devimahatmyam. A Grande Deusa é criada pelos poderes de Brahmá, Vishnu e Shiva, junto com os devas, ou deuses menores. Ela encarna a totalidade dos poderes divinos, nossas virtudes e força interior, para combater e aniquilar o búfalo-demônio, Mahishasura, que representa o egoísmo e a ignorância.

14/01/2016 · 3 mins de leitura >

Saber o essencial

Era uma vez um grande erudito que morava em Allahabad. Era muito versado nas escrituras e também muito gordo, dado à indolência e aos prazeres da mesa. Um dia precisou cruzar o Ganges.

07/04/2013 · 1 mins de leitura >

Inspiração para yogar

Uma noite, o rei Janaka sonhou que havia perdido seu reino e se tornado um mendigo. Como mendigo, vagava pelas ruas da sua cidade pedindo esmola. A sensação de fome fez ele chorar. Uma mulher de bom coração serviu-lhe um prato de comida. Porém, no exato momento em que ele estava pegando a comida, o prato escorregou das suas mãos e quebrou contra o chão. Nesse momento, o rei acordou.

26/10/2010 · 1 mins de leitura >

O Ramayana numa casca de noz

O Ramayana é um dos grandes épicos da literatura asiática. Indianos, indonésios, tailandeses e vietnamitas se emocionam e inspiram desde sempre com as aventuras narradas nos mais de 24.000 versos dos sete livros deste belo texto, que conta a história de Rama. Rama é uma encarnação do deus da preservação, Vishnu, que desce periodicamente à terra para salvaguardar o dharma.

18/05/2010 · 8 mins de leitura >

Shiva Nilakantha bebe o Veneno do Mundo

Os mitos de Shiva expressam de maneira poética e alegórica a percepção que o povo hindu teve e tem das verdades universais, bem como da reconciliação entre a poesia e a religião por um lado, e a ciência, pelo outro

31/08/2006 · 4 mins de leitura >

Dois contos do rei Janaka

Janaka, rei de Videha, é conhecido não apenas como um rei próspero e justo, senão também como um sábio realizado, que exerce sua prática de conhecimento sem renunciar a seus deveres dhármicos. A Brihadaranyaka Upanishad, a mais antiga das Upanishads, é um diálogo filosófico ente ele e o rishi Yajñavalkya. Janaka foi o pai de Sita, a heroína do grande épico Ramayana. Narramos aqui duas histórias edificantes que o tem como protagonista.

17/05/2004 · 1 mins de leitura >

100 anos: um conto védico sobre prática e estudo

Havia uma vez um rishi, um sábio, que praticou exercícios de austeridade (tapas) durante toda sua vida. Quando estava por morrer, revela-se frente a ele Brahma, o Criador, e disse: "já que você fez tanto esforço, vou lhe conceder um pedido. Diga-me o que quer".

30/07/2001 · 1 mins de leitura >