Swami Dayananda Saraswati

1000 artigos por Swami Dayananda Saraswati

Rāmagītā, a Canção de Rāma

Este é um dos textos mais claros e importantes da nossa tradição, pois revela a visão de si mesmo como Ilimitado, de forma direta e simples.

04/11/2019 · 4 mins de leitura >

A profunda jornada da compaixão

Apresentamos aqui uma linda palestra do nosso mestre, Swāmi Dayānanda, cujo tema é a compaixão. Esta palestra faz parte da programação oficial da TED. Foi gravada na Chautauqua Institution (New York), em Outubro de 2009.

23/10/2019 · 1 mins de leitura >

Māṇḍukyopaniṣad

Temos, entre as principais dez Upaniṣads, a Māṇḍukya, que pertence ao Athārvaveda. Ela segue um prakriyā, um método de investigação que inclui um modo de resolver um problema que em verdade não existe. Na visão da Upaniṣad, não há problema. Quando se diz que você já é aquilo que quer ser, é porque não há problema algum para ser resolvido.

Culpas e mágoas, bye-bye!

Omissão é algo que deixou de ser feito. Comissão é algo que foi feito. Omissões e comissões acontecem ao representarmos papéis na vida. Omissões e comissões próprias são referentes ao papel do kartaḥ, o fazedor. Omissões e comissões alheias são referentes ao papel do bhoktaḥ, o desfrutador.

14/08/2013 · 44 segundos de leitura >

Orações

Como você não pode se alimentar por outra pessoa, pode parecer, no entanto, que a oração não possa ser feita para uma outra pessoa. Mas orar não é como se alimentar. Não é como aquele que tem fome e que precisa ser satisfeito. Orar é uma ação, um karma. Orar, então, não é como se alimentar; é mais como tomar banho. Ou seja, orar é um processo de pensar, um tipo particular de pensar.

07/04/2011 · 10 mins de leitura >

Silêncio, apesar dos pensamentos

O que quer que lhe negue a visão da Verdade tem que ser eliminado juntamente com as noções limitadoras e preconceitos que você tem sobre si mesmo. Então, você se condena, deste jeito: “Eu sou inútil”, “Eu não valho nada”; bem, isto se trata de uma auto condenação que está no caminho do conhecimento do que você é.

07/04/2011 · 10 mins de leitura >

Como funciona o Vedanta?

Nenhuma experiência especial dará a revelação de atma, pois atma é e atma está em todas as experiências. Por isso, é inútil buscar alguma experiência mística, transcendental ou misteriosa, que iria acontecer em algum lugar especial

25/03/2007 · 3 mins de leitura >

Ego iluminado?

Todo o mundo tem um ego. É impossível viver sem ego. Esse ego pode ser iluminado, ou não. Iluminado significa que você sabe que o ego é um ego

25/03/2007 · 1 mins de leitura >

A meditação no Gayatri Mantra

Esse Om que é o todo, é aquele que deve ser compreendido, que deve ser a prioridade daquele que busca a liberdade. É aquele que precisa ser conhecido.

24/03/2007 · 1 mins de leitura >