Prāṇāyāma, Pratique

Caṇḍalī prāṇāyāma

Caṇḍalī prāṇāyāma, o prāṇāyāma energizante, é também conhecido em tibetano como tummo (gtum-mo). O nome Caṇḍalī (चण्डली) está vinculado com Durgā Devī, a Deusa da Força. Esta prática aparece nos antigos textos do Hevajra Tantra e do Mahāsiddha Kṛṣṇācarya. O que é Caṇḍalī? Caṇḍalī é um dos muitos nomes da Deusa, e alude ao seu […]

Escrito por Pedro Kupfer · 1 mins de leitura >
Caṇḍalī prāṇāyāma

Caṇḍalī prāṇāyāma, o prāṇāyāma energizante, é também conhecido em tibetano como tummo (gtum-mo). O nome Caṇḍalī (चण्डली) está vinculado com Durgā Devī, a Deusa da Força. Esta prática aparece nos antigos textos do Hevajra Tantra e do Mahāsiddha Kṛṣṇācarya.

O que é Caṇḍalī?

Caṇḍalī é um dos muitos nomes da Deusa, e alude ao seu aspecto terrível. A palavra também está vinculada com o despertar de kuṇḍalinī, a força potencial.

Gtum-mo significa em tibetano “mulher feroz”, e faz referência a esse mesmo aspecto de Durgā. O termo gtum-mo também alude ao fogo interno, que a prática deste prāṇāyāma desperta e ativa.

Caṇḍalī prāṇāyāma

A técnica inclui longas permanências com os pulmões vazios e cheios, pelo que a sua prática é desaconselhada para cardíacos, hipertensos, gestantes e pessoas com glaucoma. Toda prática deve ser feita com cuidado, evitando exageros.

Para melhor explicar este potente prāṇāyāma, gravamos um vídeo com instruções detalhadas, que convidamos você para acompanhar aqui:

O prāṇāyāma

A técnica é simples. Sente-se em qualquer posição de meditação, com as costas eretas, porém descontraídas. Coloque as mãos em jñāna mudrā e, com os olhos fechados, comece a respirar de maneira profunda e completa, ativando levemente a glote. Mantenha mūlabandha e uḍḍīyanabandha, as ativações do assoalho pélvico e o baixo ventre.

O ritmo para o caṇḍalī prāṇāyāma não é nem muito lento nem muito rápido. Não deve ser lento como o da respiração completa, nem rápido como o bhastrikā prāṇāyāma. Conte 30 ciclos respiratórios fortes, intensos dessa forma.

Depois do último ciclo, expire e retenha o ar com os pulmões vazios. Ao completar a permanência, inspire e faça uma nova retenção, agora com os pulmões cheios. Ao soltar o ar, deixe a respiração livre por alguns ciclos.

A continuação reinicie mais uma sequência de 30 ciclos fortes e intensos, seguidos de uma retenção sem ar nos pulmões e outra com eles cheios. Após uma breve pausa com a respiração livre, complete o prāṇāyāma com uma terceira sequência de 30 respirações seguida das retenções.

Os efeitos

Este prāṇāyāma é energizante e tem como fruto o aumento da capacidade vital. Promove a elasticidade do tecido pulmonar, e estimula positivamente o sistema parassimpático, responsável pelas resposta de relaxamento do organismo, pelo que é recomendado para situações em que a pessoa precise relaxar.

No entanto, não se recomenda a sua prática antes de ir dormir pois, ao ser energizante, a pessoa pode perder o sono à noite. Igualmente, vale relembrar do que dissemos acima: a prática do caṇḍalī é desaconselhada para cardíacos, hipertensos, gestantes e pessoas com glaucoma

Boas práticas.

॥ हरिः ॐ ॥

Conheça mais prāṇāyāmas aqui. Há uma aula bem cuidadosa e completa sobre o tummo aqui:

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Uma resposta para “Caṇḍalī prāṇāyāma”

  1. Quais os benefícios deste prāṇāyāma?

    Gratidão pelo trabalho amoroso 🙏💝

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