Mantra, Pratique

Comentário do Guru Vandanam

Este ensinamento não é uma filosofia nem uma teologia, mas uma forma de resolver um problema aparente mas que em verdade não existe. É muito importante reconhecer que este é um método de ensinamento que requer a presença de um professor, da mesma maneira que você não pode se tornar um psicoterapeuta apenas lendo livros sobre terapia.

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ॐ श्रुतिस्मृतिपुरणानाम्‌ आलयङ्करुणालयम्‌ ।
नमामि भगवत्पादं शङ्करं लोकशङ्करम्‌ ॥ १ ॥

शङ्करं शङ्कराचार्यं केशवं बादरायणम्‌ ।
सूत्रभाष्यकृतौ वन्दे भगवन्तौ पुनः पुनः ॥ २ ॥

ईश्वरोगुरुरात्मेति मूर्त्तिभेदविभागिने ।
व्योमवद्व्याप्तदेहय दक्षिणामूर्त्तये नमः ॥ ३ ॥

oṁ śrutismṛtipurāṇānām ālayaṅkaruṇālayam |
namāmi bhagavatpādaṁ śaṅkarāṁ lokaśaṅkaram || 1 ||

śaṅkarām śaṅkarācāryaṁ keśavaṁ bādarāyaṇam |
sūtrabhāṣyakṛtau vande bhagavantau punaḥ punaḥ || 2 ||

īśvarogururātmeti mūrttibhedavibhāgine |
vyomavadvyāptadehāya dakṣiṇāmūrttaye namaḥ || 3 ||

Contexto.

Este ensinamento tem um fluxo contínuo de mestre para estudante, que por sua vez se torna um professor para seus estudantes. Esse fluxo ininterrompido, junto com o método de transmissão do ensinamento forma o paramparā. Esse método é uma forma de revelar uma visão.

Não é uma filosofia nem uma teologia, mas uma forma de resolver um problema aparente mas que em verdade não existe. É muito importante reconhecer que este é um método de ensinamento que requer a presença de um professor, da mesma maneira que você não pode se tornar um psicoterapeuta apenas lendo livros sobre terapia.

Estrofe 1.

O elo que nos conecta com essa tradição é chamado Ādi Śaṅkarāchārya. É sobre ele que fala o mantra. Śaṅkara nos conecta com a fonte do conhecimento. O corpo de conhecimento é o Veda, chamado aqui Śruti. A Gītā e as Purāṇas, onde ele também está presente, são chamadas conjuntamente Smṛti.

Essas três coleções de ensinamento, o Veda, a Gītā e as Purāṇas, estão simbolicamente representados por Śaṅkara: śrutiḥ smṛtiḥ purāṇānām ālayaṁ. Śaṅkara é considerado o altar da compaixão, karuṇālayam.

Śaṅkara escreveu comentários sobre as dez principais Upaniṣads, sobre a Gītā e deu outras importantes contribuições. O mantra diz namāmi bhagavadpādaṁ śaṅkarāṁ lokaśaṅkaram. Bhagavadpāda é o nome do mestre de Śaṅkara.

É por isso que às vezes ele é chamado Śaṅkarabhagavadpāda. Lokaśaṅkaram significa que Śaṅkara é aquele que traz o que é auspicioso para o mundo. Este é um verso muito bonito que nos conecta com esse mestre especial.

Estrofe 2.

Vyāsa, chamado aqui nesta estrofe de Bādarāyaṇa, foi um elo especial dentro do paramparā. Ele foi inspirado por Viṣṇu, aludido pelo nome Keśava neste verso, e nos legou o Brahmasūtra. Sūtra é um estilo de escrita altamente sucinto, que ensina muito através de poucas palavras.

O Brahmasūtra é também chamado Vedāntasūtra. Há diversos comentários do Brahmasūtra. Um bhāṣya é o comentário de um sūtra. Tika é o comentário do comentário. Depois há outros adendos, chamados tipānis, que são comentários dos comentários, ou notas aos comentários.

Śaṅkara escreveu o sūtrabhāṣya, o comentário do Brahmasūtra. A minha saudação, vande, repetidas vezes, punaḥ punaḥ, a esses três, Viṣṇu, Vyāsa e Śaṅkara.

Estrofe 3.

Īśvarogururātmeti mūrttibheda vibhāgine | vyomavad-vyāpta dehāya dakṣiṇāmūrttaye namaḥ: minha saudação a Dakṣinamūrti. Dakṣinamūrti significa “aquele que olha para o sul”. Pois, quando você está desnorteado, procura o norte, e lá está Śiva.

Este Dakṣinamūrti se apresenta na forma de três manifestações, īśvarogururātmeti: Īśvara, o guru e Ātma. Mūrttibheda vibhāgine, aparentemente é três, mas é só um em realidade. Aquele que aparentemente é dividido, como o espaço, mas que está em todos os lugares ao mesmo tempo: vyomavad-vyāpta dehāya.


Tradução de Pedro Kupfer, sobre uma palestra de Swāmijī ministrada em Rishikesh, no Dayānanda Āśram, em 1 de Abril de 2013.

oração Swāmi Dayānanda Vedānta compaixão
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Swāmi Dayānanda Saraswatī (1930-2015) ensinou a sabedoria tradicional do Vedanta por cinco décadas, na Índia e em todo o mundo. Seu sucesso como professor é evidente no sucesso dos seus alunos: mais de 100 deles são agora Swāmis, altamente respeitados como estudiosos e professores.

Dentro da comunidade hindu, ele trabalhou para criar harmonia, fundando o Hindu Dharma Acharya Sabha, onde chefes de diferentes seitas podem se reunir para aprender uns com os outros.

Na comunidade religiosa maior, ele também fez grandes progressos em direção à cooperação, convocando o primeiro Congresso Mundial para a Preservação da Diversidade Religiosa.

No entanto, o trabalho de Swāmi Dayānanda não se limitou à comunidade religiosa. Ele é o fundador e um membro executivo ativo doAll India Movement (AIM) for Seva.

Desde 2000, a AIM vem trazendo assistência médica, educação, alimentação e infraestrutura para as pessoas que vivem nas áreas mais remotas da Índia.

Havendo crescido em uma pequena vila rural, ele próprio entendeu os desafios particulares de acessar a ajuda enfrentada por pessoas de fora das cidades. Hoje, o AIM for Sevaestima ter ajudado mais de dois milhões de pessoas necessitadas em todo o território indiano.

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2 respostas para “Comentário do Guru Vandanam”

  1. Excelente texto. Eu reconheço que a presença de um guru é imprescindível para um progresso seguro no caminho espiritual. No entanto, o que nós, que moramos em cidades em que não há um centro de estudo de Vedanta podemos fazer?

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