10 instruções para lesionar-se de maneira eficiente e duradoura
Para aqueles que pretendam lesionar-se praticando qualquer forma de Haṭhayoga, é essencial seguir estes 10 passos.
1. Em primeiro lugar, esqueça do bom-senso, pois ele só atrapalha, e as primeiras lesões irão demorar muito para aparecer. Acostume-se a ignorar os sinais que seu corpo lhe envia, que estejam relacionados com dor, desconforto, palpitação ou tremor.
2. Em segundo lugar, investigue a seqüência clássica do aṣṭāṅga duḥha, as ‘dores nas oito partes’ do corpo: a) dor no pescoço, b) dor na região lombar, c) dor nos joelhos, d) dor nos pulsos, e) dor nos ombros, f) dor nas articulações coxofemorais, g) dor nos tornozelos, e h) dor nos cotovelos.
3. Estatisticamente, está demonstrado que os praticantes nos lesionamos nessas regiões, quando há falta de cuidado, falta de atenção, falta de compaixão e falta de alinhamento durante a prática.
4. Você irá atingir a perfeição apenas quando tiver uma lesão em cada uma dessas oito partes. Insista, capriche e empenhe-se.
5. Alimente seu espírito competitivo: quando for praticar num grupo, escolha a pessoa mais flexível ou forte para se comparar, e procure superá-la em tudo o que ela fizer.
6. Escolha um professor bem autoritário, daqueles que fazem ajustes muito fortes e na direção errada, e obedeça à risca. Confie mais nele do que na sua intuição ou no seu bom-senso.
7. Permaneça muito tempo nas posturas mais desafiantes e instáveis. Isso é essencial para lesionar-se em um curto espaço de tempo.
8. Pratique sozinho, apenas olhando para selfies de pessoas flexíveis no Instagram, ou para os āsanas mais complexos do Light on Yoga, mas sem ler o texto.
9. Ao perceber que você já se lesionou, ignore a primeira onda de dor e insista mais um pouco.
10. Depois, você poderá impressionar seu ortopedista colocando um pé atrás do pescoço e dizer ‘doutor, só doi quando faço isto!’.
॥ हरिः ॐ ॥
Obviamente, amigo praticante, este texto é uma brincadeira, mas você pode se fato lesionar-se seguindo estas instruções. No entanto, se quiser saber como evitar lesionar-se praticando, leia o artigo Oriente-se ou acidente-se. Você também pode ler este outro texto (em inglês).
Pedro nasceu no Uruguai, 58 anos atrás. Conheceu o Yoga na adolescência e pratica desde então. Aprecia o o Yoga mais como uma visão do mundo que inclui um estilo de vida, do que uma simples prática. Escreveu e traduziu 10 livros sobre Yoga, além de editar as revistas Yoga Journal e Cadernos de Yoga e o site yoga.pro.br. Para continuar seu aprendizado, visita à Índia regularmente há mais de três décadas.
Biografia completa | Artigos