Āsana, Pratique

Como machucar-se praticando Yoga

Em primeiro lugar, esqueça esse tal de bom-senso, pois ele só atrapalha, e as primeiras lesões irão demorar muito para aparecer. Acostume-se a ignorar os sinais que seu corpo lhe envia

Escrito por Pedro Kupfer · 1 mins de leitura >

I. Em primeiro lugar, esqueça desse tal de bom-senso, pois ele só atrapalha, e as primeiras lesões irão demorar muito para aparecer. Acostume-se a ignorar os sinais que seu corpo lhe envia, que estejam relacionados com dor, desconforto, palpitação ou tremor.

II. Em segundo lugar, investigue a seqüência clássica do ashtanga duhkha, as ‘dores nas oito partes’ do corpo: 1) dor no pescoço, 2) dor na região lombar, 3) dor nos joelhos, 4) dor nos pulsos, 5) dor nos ombros, 6) dor nas articulações coxo-femorais, 7) dor nos tornozelos, e 8) dor nos cotovelos.

III. Estatísticamente, está demonstrado que nós praticantes nos lesionamos nessas regiões, quando há falta de cuidado, falta de atenção, falta de auto-compaixão e falta de alinhamento durante a prática.

IV. Você irá atingir a perfeição apenas quando tiver uma lesão em cada uma dessas oito partes. Insista, capriche, empenhe-se!

V. Alimente seu espírito competitivo: quando for praticar num grupo, escolha a pessoa mais flexível ou forte para se comparar, e procure superá-la em tudo o que ela fizer.

VI. Escolha um professor bem autoritário, daqueles que fazem ajustes muito fortes e na direção errada, e obedeça à risca. Confie mais nele do que na sua intuição (ou nas suas dores!).

VII. Permaneça muito tempo nas posturas mais difíceis e instáveis.

VIII. Pratique sozinho, apenas olhando para as fotografias de algum livro, tipo os asanas mais cabeludos do Light on Yoga, mas sem ler o texto.

IX. Ao perceber que você já se lesionou, ignore a primeira onda de dor e insista mais um pouco.

X. Depois, você poderá impressionar seu ortopedista colocando um pé atrás do pescoço e dizendo ‘doutor, só doi quando faço assim!’

Não tente fazer isto sozinho em casa!
(você corre o risco de ficar vesgo!)

Obviamente, amigo praticante, este texto é uma brincadeirinha, mas você pode se fato se machucar se seguir estas instruções. No entanto, se quiser saber como evitar machucar-se praticando, leia o artigo Oriente-se ou acidente-se!, que está online em www.yoga.pro.br/artigos.php?cod=560&secao=3026.

Desiderata

Desiderata

Pedro Kupfer em Pratique, Yoga na Vida
  ·   20 segundos de leitura

Āsanas para fortalecer a lombar

Pedro Kupfer em Āsana, Pratique
  ·   8 mins de leitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *